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Vitamina A: para que serve e principais fontes nutricionais

27/05/2022 vitamina-a-para-que-serve

O corpo humano precisa de uma ingestão constante de nutrientes para se manter saudável. Cada um deles desempenha um papel e fornece benefícios para o nosso organismo. Entre esses nutrientes está a vitamina A, que serve para a formação de colágeno, renovação celular, imunidade e muito mais

De modo geral, a vitamina A é um nutriente que o corpo humano não é capaz de produzir por conta própria, ou seja, ela precisa ser adquirida através de uma dieta nutritiva ou através de suplementação complementar. 

Venha conhecer tudo sobre a vitamina A, para que serve, onde encontrar e qual a quantidade recomendada para consumo. Sendo uma das vitaminas mais importantes para o desenvolvimento saudável desde a gestação, ela merece destaque  

O que é vitamina A? 

vitamina A é um micronutriente lipossolúvel, ou seja, é dissolvido em gordura. Disponível na forma de retinol em alimentos de origem animal e como carotenóide nos vegetais, seus principais benefícios estão na ação antioxidantefortalecimento da imunidade e regeneração de tecidos

Dessa forma, a vitamina A serve para a prevenção de diversas doenças e também contribui bastante para o desenvolvimento saudável das crianças, considerando sua importância para a formação e renovação de tecidos variados. 

Por outro lado, a deficiência de vitamina A pode ser associada a uma série de problemas. Em adultos, a falta desse nutriente pode acelerar o envelhecimento das células, aumentar a incidência de diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, além de expor o organismo a infecções frequentes. 

Para crianças, a vitamina A serve para garantir a formação saudável dos ossos, pele e olhos, além de contribuir para o desenvolvimento da imunidade. O leite materno é rico em vitamina A e o desmame precoce pode causar sua carência. 

Vitamina A: para que serve? 

ingestão de vitamina A serve para manter o corpo saudável e atua em diversos sistemas do nosso organismo, garantindo uma posição importante entre os nutrientes essenciais para uma dieta rica e completa. 

Veja a seguir para que serve a vitamina A e entenda melhor sua relevância para uma vida mais saudável: 

Ação antioxidante 

A vitamina A auxilia no combate aos radicais livres, agentes que aceleram o envelhecimento celular. Isso significa que ela tem ação antioxidante, garantindo a preservação de tecidos diversos, principalmente das células da pele, mucosas, olhos e ossos. 

Ação anti-inflamatória 

Estudos também apontam que a vitamina A possui ação anti-inflamatória. Pacientes que passam por quadros de inflamação e suplementam a vitamina A apresentam uma melhora significativa.  

Em geral, a ação anti-inflamatória está ligada aos benefícios da vitamina A para o desenvolvimento de um sistema imunológico saudável e também pela sua capacidade de preservar a integridade epitelial. 

Dessa forma, a vitamina A serve para prevenir o aparecimento de acnes e inflamações cutâneas, também acelerando sua recuperação, combate inflamações pulmonares e também pode prevenção a diversos tipos de câncer. 

Manutenção do sistema imunológico 

Conforme mencionado anteriormente, a vitamina A é essencial para ter um sistema imunológico forte e saudável. Ao ser absorvido pelo organismo, este nutriente estimula a produção de anticorpos e a capacidade do corpo de responder à presença de agentes invasores. 

Com isso, pode-se dizer que a vitamina A auxilia a imunidade a identificar, se adaptar e combater novos vírus, bactérias e outros microorganismos que entrarem em contato com o organismo. 

Renovação celular e desenvolvimento de tecidos 

A sintetização da vitamina A pelo corpo humano fornece proteínas e componentes importantes para o desenvolvimento de tecidos da pele, mucosa e até mesmo dos ossos, com isso, ela promove a renovação celular e preserva essas áreas. 

Em resumo, ela contribui para reposição de células na pele, ossos, dentes, esmalte dentário, mucosas e dos globos oculares

Cuidados com a visão e tecidos oculares 

Falando no assunto, o benefício da vitamina A para a visão merece um destaque especial. Ao preservar e renovar os tecidos, ela ajuda o organismo a manter as estruturas oculares saudáveis, incluindo a retina, tecido conjuntivo e córneas

Por isso, a vitamina A é muito importante para a prevenção da cegueira, hipersensibilidade à luz, cegueira noturna, entre outros problemas de visão. 

Formação de colágeno 

vitamina A estimula o corpo a produzir colágeno, uma proteína importante para a construção de tecidos firmes e com boa elasticidade. Dessa forma, contribui para termos unhas, cabelos, ossos, músculos e tendões mais fortes. 

Regulagem da gordura corporal 

Como a vitamina A é lipossolúvel, ela auxilia o corpo humano a regular os níveis de gordura. Quando na forma de ácido retinóico, a vitamina A estimula a ação termogênica e faz o corpo queimar as reservas de gordura para auxiliar na sua absorção. 

Estudos indicam que, por esse fenômeno, a vitamina A contribui para a função dos tecidos adiposos e previne a ocorrência de gordura localizada e acumulada no organismo, ou seja, também desempenha um papel de proteção cardiovascular. 

Desenvolvimento embrionário e infantil 

Por todos esses motivos citados acima, a vitamina A é essencial para o desenvolvimento infantil, afinal de contas ela contribui para a formação de quase todos os tecidos do corpo humano e ainda auxilia na sua preservação. 

Gestantes devem garantir a ingestão desse nutriente para estimular o desenvolvimento embrionário saudável. Após o nascimento, o leite materno é uma excelente fonte de vitamina A para bebês e pode ser acompanhado de outros alimentos ricos no nutriente depois do sexto mês de vida, quando é feita a introdução alimentar. 

Quantidade recomendada e fontes de vitamina A 

A quantidade diária necessária de vitamina A para o ser humano varia de acordo com a faixa etária. Dessa forma, os valores mínimos a serem ingeridos todos os dias são os seguintes: 

  • 0 a 6 meses: 400 microgramas por dia; 
  • 6 a 12 meses: 500 microgramas por dia; 
  • 1 a 3 anos: 300 microgramas por dia; 
  • 4 a 8 anos: 400 microgramas por dia; 
  • 9 a 13 anos: 600 microgramas por dia; 
  • Mulheres de 14 anos ou mais: 700 microgramas por dia;
  • Homens de 14 anos ou mais: 900 microgramas por dia; 
  • Gestantes: 750 a 770 microgramas por dia; 
  • Lactantes: 1200 a 1300 microgramas por dia. 

A vitamina A pode ser adquirida através de fontes diversas, principalmente alimentos de origem animal e vegetal, além de multivitamínicos para suplementação. Confira alguns exemplos de fontes de vitamina A: 

  • Alimentos de origem animal: vísceras, como moela e fígado, ovos, leite, queijos, óleo de fígado de bacalhau e iogurtes; 
  • Alimentos de origem vegetal: cenoura, batata-doce, espinafre, manga, acelga, pimentão, brócolis, mamão, tomate e abacate. 

A vitamina A serve para promover uma vida muito mais saudável, sendo um nutriente de grande importância e de inclusão essencial em uma dieta rica e balanceada. 

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