Benegrip®
Antigripal
A inflamação da mucosa do nariz e seios paranasais está entre as principais afecções do trato respiratório superior. Por esse motivo, é importante conhecer o tratamento da rinossinusite alérgica para facilitar o manejo dos sintomas e contribuir com o seu bem-estar 1.
Nesse post, você confere como curar a rinossinusite e qual remédio tomar nesses casos. Veja também como funcionam os xaropes expectorantes e quando esses ativos são úteis para aliviar os sintomas de rinite e/ou sinusite. Aproveite a leitura!
Resumo
Conteúdos relacionados:
Rinossinusite alérgica é a inflamação dos seios paranasais e mucosa das narinas desencadeada por alergias. Geralmente, os sintomas começam após o contato com alérgenos, como poeira e ácaros. Nesse processo, os vasos sanguíneos se dilatam para transportar de células de defesa e o corpo aumenta a secreção de catarro1.
De modo geral, a combinação dessa resposta imune e a ação dos alérgenos ambientais é responsável pelos sintomas clássicos de rinite e sinusite, como nariz entupido e coriza. Ocasionalmente, patógenos aéreos podem invadir o trato respiratório e prolongar o quadro. Nesses casos, a inflamação evolui para uma infecção viral ou bacteriana 1.
Em geral, os sintomas de rinossinusite (RS) são 1,2:
Você também pode curtir: Sinusite e febre têm relação? Como iniciar o tratamento?
O tratamento da rinossinusite alérgica envolve cuidados para controlar a infecção, diminuir a evolução e prevenir complicações. É importante evitar os gatilhos da irritação, se possível, e adotar medidas para aliviar os sintomas do quadro. Se houver indícios de RS bacteriana, pode ser recomendado o uso de antibióticos 2,3.
Na prática, os cuidados podem ser divididos em 3:
Para começar, o tratamento da rinossinusite alérgica inclui cuidados para prevenir a evolução do quadro, por exemplo 3:
As terapias sintomáticas oferecem suporte e alívio. Assim, podem diminuir o desconforto do quadro e contribuir para o repouso durante a fase de recuperação da doença. Nesse aspecto, é recomendado 3,4:
A cura depende da origem da condição. Em quadros alérgicos, vacinas e imunizantes combatem os casos crônicos. Por outro lado, as inflamações bacterianas são tratadas com antibióticos. A exceção fica por conta dos quadros causados por vírus, já que não é comum o uso de antivirais 2-4.
Basicamente, é necessário avaliar as características do quadro e seguir as orientações médicas adequadamente. Se você costuma apresentar sintomas e reações de hipersensibilidade, é fundamental investigar quais os gatilhos da inflamação para o tratamento da rinossinusite alérgica 2-4.
Nos cenários agudos, a maioria é viral, autolimitada e requer apenas terapias sintomáticas para assegurar a recuperação completa. Por fim, se houver suspeita ou diagnóstico de infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos para complementar os cuidados, principalmente a amoxicilina 2-4.
É importante destacar que o tratamento da rinossinusite alérgica com antibióticos costuma ser indicado nos seguintes cenários 4:
Em geral, quando os sintomas duram menos de 10 dias, há uma boa chance de se tratar de uma infecção viral. Por outro lado, se houver febre alta, secreção purulenta e sintomas que duram mais que 10 dias, existem motivos para suspeitar de inflamação bacteriana 2,3.
Contudo, como ambos apresentam características bastante similares, nem sempre há como saber se a rinossinusite é viral ou bacteriana apenas ao analisar os sintomas apresentados 2,3.
Por esse motivo, é recomendado procurar atendimento médico para obter um diagnóstico apropriado 2,3.
Normalmente, os remédios mais indicados pelos especialistas são 2,3:
No que diz respeito a qual o xarope para rinossinusite, já que a administração de suspensão líquida é uma posologia bastante comum, os mais comuns são os descongestionantes e antialérgicos 2,3.
A ação descongestionante, em geral, funciona para diminuir o inchaço da mucosa inflamada, normalmente por meio da vasoconstrição (compressão dos vasos sanguíneos). Como esses edemas são a principal causa da congestão nasal em quadros respiratórios, o remédio ajuda a desobstruir as vias aéreas e melhorar o fluxo de ar 2,3.
Por outro lado, ativos antialérgicos visam amenizar a inflamação e a irritação no interior das narinas e seios nasais. Além disso, os fármacos podem diminuir a secreção de muco e contribuir com a redução do inchaço local 2,3.
No caso dos xaropes expectorantes, o medicamento é recomendado para soltar o catarro do trato respiratório e ajudar o corpo a eliminá-lo. Às vezes, quando a secreção escorre para a garganta (gotejamento pós-nasal), pode causar incômodo e provocar crises de tosse 5.
Nesse contexto, o remédio facilita o processo e controla os gatilhos que fazem você tossir sem parar 5.
Para auxiliar no tratamento da rinossinusite alérgica, viral ou bacteriana, cujos principais sintomas são congestão nasal e coriza, você pode contar com Benedesc Plus 6.
Esse xarope antialérgico e descongestionante combina cloridrato de fenilefrina e maleato de bronfeniramina. Respectivamente, esses ativos promovem vasoconstrição e redução do catarro no nariz e na garganta 6.
E o melhor, este remédio tem sabor uva, posologia facilitada com copo dosador que acompanha o produto e pode ser utilizado por adultos e crianças acima de dois anos 6.
Saiba mais na bula do Benedesc Plus e acesse nossa loja virtual para conferir ofertas especiais.
Confira também os outros produtos da Família Benegrip e saiba para que serve cada medicamento.
BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, a rinite e a sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
6. Bula do produto Benedesc Plus.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal