O que é tosse produtiva

Você sabe o que é tosse produtiva? Esse é outro nome da tosse com catarro, que acontece quando a garganta está inflamada ou irritada e apresenta acúmulo de secreção ao longo das vias respiratórias. Assim, quando tossimos, ela apresenta um som mais cheio e bem característico.

Mas o que causa a tosse com catarro? Como tratar a tosse produtiva? Essas são as questões que iremos responder nesse post, mostrando os fatores mais comuns e características importantes desse tipo de sintoma, além de falar sobre o que pode ser feito para aliviar o incômodo. Continue lendo!

O que é tosse produtiva (tosse com catarro)?

Tosse produtiva, tosse cheia ou tosse com catarro, na prática, todos esses nomes descrevem o mesmo sintoma, que acontece quando esse tipo de reflexo do corpo para limpar a garganta vem acompanhado de expectoração, secreções e muco produzidos pelas vias respiratórias.

Em condições normais, o muco é pouco viscoso e transparente, porém, quando temos uma infecção como gripe ou sinusite, ele pode ficar mais espesso e opaco.

A cor do catarro pode dar indícios sobre a causa da tosse produtiva, se for esbranquiçado, a origem tende a ser viral, já infecções bacterianas fazem o catarro ficar com um tom de amarelo-esverdeado.

É importante citar que esse muco produzido pelo organismo tem um propósito. Ele serve para umedecer as mucosas e prender todo tipo de partícula que pode estar alojada nas vias respiratórias, entre as quais podemos encontrar os patógenos que provocam a infecção.

Desse modo, a produção de secreção faz parte das respostas do sistema imune para tratar o problema, já que podemos encontrar diversos tipos de células de defesa do organismo na composição do muco.

Como saber se é tosse seca ou com catarro?

Considerando as variações mais comuns desse tipo de sintoma, é válido apontar como saber se está com tosse seca ou com catarro.

De forma simples, se não houver expectoração e o ar sair pela boca de forma limpa, temos um quadro de tosse seca, caso tenha acúmulo de secreção, a tendência é que ela seja empurrada junto com o ar quando tossimos, o que também produz um som mais “carregado”.

Importante citar que a tosse seca pode evoluir para uma tosse com catarro. Nesse caso, o mais comum é que a pessoa esteja com uma inflamação que deixa a garganta mais sensível e irritada, provocando a tosse, então houve uma piora no quadro e a expectoração começou depois do início do sintoma.

O que causa tosse com catarro?

Ao entender o que é a tosse produtiva, temos a chance de melhorar nossa compreensão sobre o que causa a tosse com catarro. Como mencionado, a produção de muco é constante no organismo, já que ele mantém as vias respiratórias úmidas e protegidas.

No entanto, esse mecanismo também atua para envolver corpos estranhos, partículas engolidas e outros microrganismos que possam chegar até a garganta. No caso de vírus e bactérias capazes de provocar infecções e processos inflamatórios, o corpo aumenta a produção de catarro para combater esses patógenos.

Dessa forma, podemos entender que as principais causas para a tosse com catarro são as infecções do sistema respiratório provocadas por vírus e bactérias.

Ao detectar que eles estão invadindo as células para se multiplicar, o corpo passa a gerar mais secreção para levar células de defesa até a área afetada, além de poder prender o vírus ou bactéria nesse muco, reduzindo seus efeitos no organismo.

Com isso em mente, a tosse produtiva pode ser sintoma das seguintes doenças:

  • gripe;
  • resfriado;
  • bronquite;
  • pneumonia;
  • infecções fúngicas;
  • tuberculose.

Vale destacar ainda que a tosse produtiva pode ser considerada aguda ou crônica. Ela é aguda quando dura até três semanas e é considerada crônica quando ultrapassa essa marca, mesmo que tenha períodos de melhora e piora se alternando.

Tosse produtiva: como tratar corretamente?

Quando a dúvida é como tratar a tosse produtiva, é válido considerar tanto as opções de remédios prescritos pelo seu médico quanto às medidas caseiras que ajudam a aliviar o sintoma e atenuar as crises.

Entre os remédios utilizados no tratamento da tosse com catarro, é comum o uso de ativos expectorantes, já que eles servem para diminuir a espessura da secreção produzida pelo corpo, reduzindo o bloqueio que ela provoca nas vias respiratórias e permitindo que o ar passe mais facilmente.

Há também medicamentos com ação antialérgica, que diminuem a irritação e ajudam o corpo a controlar o processo inflamatório que deu início à tosse, efetivamente reduzindo a frequência e a urgência que sentimos a necessidade de tossir.

Cuidados necessários para aliviar a tosse produtiva

Além de utilizar esses remédios, o que deve ser feito sempre de acordo com as informações da bula e a indicação do médico, também podemos aliviar a tosse produtiva com alguns cuidados importantes, tais como:

  • manter o ambiente limpo e arejado;
  • utilizar um umidificador de ambiente para impedir o ressecamento da garganta e das narinas;
  • evitar o contato com possíveis alérgenos, como poeira, fumaça do cigarro, pelos de animais e ácaros;
  • fazer gargarejo de água morna com uma pitada de sal, para ajudar a limpar a garganta, aliviar a dor e reduzir a inflamação;
  • preparar chás com ingredientes que possuam propriedades terapêuticas, como é o caso do alho, limão, mel, gengibre e própolis, que podem servir como anti-inflamatório e ajudar o corpo a eliminar germes;
  • tomar sopas, caldos e chás quentes, para umedecer a garganta, ajudar a limpar a secreção acumulada, reduzir a sensação de dor e manter a ingestão adequada de vitaminas e minerais essenciais;
  • beber bastante água para evitar o risco de desidratação, manter a mucosa úmida e limpar o catarro da garganta;
  • dormir com a cabeça elevada em relação ao restante do corpo, para evitar o acúmulo de secreção e diminuir as chances de ter crises de tosse noturna.

O que é tosse produtiva? Conclusão

Para finalizar, ressaltamos que a tosse produtiva é um sintoma incômodo, mas também necessário para que o corpo se recupere de uma doença, já que ele ajuda a eliminar os microrganismos que provocam infecções no trato respiratório.

Ainda assim, é importante ficar atento. Sabendo o que é a tosse produtiva, tome cuidado caso perceba que a expectoração vem acompanhada de sangue, o que indica um quadro mais sério, com lesões ao longo das vias respiratórias.

Também é recomendado procurar atendimento médico quando a tosse persistir por períodos maiores que três semanas.

Uma gripe prolongada com catarro e tosse pode ocorrer caso a inflamação não seja tratada adequadamente, mas é recomendado ficar atento caso isso dure muito tempo e não tenha nenhuma melhora, mesmo que gradativa.

Para mais dicas sobre saúde, sintomas de gripes e informações para melhorar a sua imunidade, continue acompanhando os conteúdos do Portal da Saúde e compartilhe com amigos e familiares, caso tenha gostado do post.

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais