Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

4 dicas sobre como melhorar da gripe rápido: tratamento, prevenção e mais

27/05/2022 como-melhorar-da-gripe-rapido

Ninguém gosta de ficar doente e a busca por maneiras de acelerar a recuperação quando se está gripado é sempre observada. Como melhorar da gripe rápido é uma dúvida frequente, mas é importante entender que os cuidados para isso devem começar antes do início dos sintomas. 

A gripe é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório cujo tratamento é focado no alívio dos sintomas, preservação do organismo para evitar complicações e na reposição de substâncias úteis para o corpo durante o combate à doença. 

Ou seja, cabe ao sistema imune promover a cura, enquanto o paciente repousa e cuida da ingestão regular de líquidos e nutrientes.  

De modo geral, o quadro de gripe costuma durar uma média de sete a dez dias. Para encurtar esse período, assegurar sintomas mais leves e diminuir o risco de complicações, fortalecer a imunidade, adotar hábitos mais saudáveis e ter o cuidado adequado durante a doença são medidas essenciais. 

Quer saber o que pode ser feito para melhorar da gripe rapidamente? Então continue lendo! 

O que é a gripe? Quais os sintomas? 

Antes de falarmos sobre como acabar com a gripe rápido e sem complicação, é relevante apontar o que é a doença, como ela é transmitida, qual sua causa e quais sintomas ela provoca. 

De início, a gripe é causada pelo vírus da Influenza, que adentra o sistema respiratório principalmente pela inalação de micropartículas de saliva dispersas no ar, colocando o patógeno em contato com as mucosas dos olhos, nariz e boca. 

A partir disso, ele irá se ligar as células do organismo para se multiplicar e sobreviver, impedindo o funcionamento normal do corpo e dando início a inflamações locais, febre e demais reações imunológicas a fim de frear seu avanço e acabar com o vírus. 

Por conta disso, os principais sintomas da gripe são: 

  • Febre alta de início súbito, acima de 38º C; 
  • Dor de cabeça e no corpo; 
  • Garganta inflamada; 
  • Coriza e/ou congestão nasal; 
  • Tosse e espirros; 
  • Fadiga e indisposição; 
  • Diminuição do paladar e olfato; 
  • Perda de apetite; 
  • Calafrios. 

A febre costuma ser o primeiro sintoma notável, devido à elevação repentina da temperatura corporal. O organismo altera o limiar térmico no hipotálamo para que o estado febril dificulte a proliferação do vírus.  

Ao mesmo tempo, as regiões afetadas pela presença do vírus da Influenza sofrem com inflamações, provocadas pela dilatação dos vasos sanguíneos no local, o que ajuda o transporte de células de defesa até lá. 

Esse quadro costuma durar entre dois e três dias, com febre e sintomas mais intensos. Depois disso, a febre tende a cessar e o restante dos sintomas diminui gradativamente até a recuperação completa. 

É possível curar a gripe rapidamente? 

Tem como melhorar da gripe rápido? A resposta é “depende”. Na prática, não tem uma cura para gripe além de cuidar dos sintomas e do corpo. Porém, pessoas que apresentam imunidade alta podem ter mais resistência ao vírus, evitando a doença ou diminuindo a intensidade dos sintomas caso fiquem gripadas. 

4 dicas para melhorar da gripe rápido 

Quando se está doente, é essencial tomar certos cuidados para não sobrecarregar o organismo e garantir nutrientes necessários para que o sistema imune combata o vírus invasor, o que também se aplica aos casos de gripe. Confira o que fazer para acabar com a gripe rápido:  

Fazer repouso é essencial 

O primeiro passo é ficar em repouso logo que apresentar os primeiros sintomas de gripe.  

O organismo precisa de muita energia e nutrientes para combater a doença, se ao mesmo tempo você continua usando suas reservas para tarefas adicionais, ficará sobrecarregado e fragilizado, aumentando o risco de complicações e do aparecimento de novas doenças. 

Também é importante citar que durante a gripe, a pessoa pode se sentir cansada, fatigada e sofrer com tontura ou moleza no corpo, o que pode causar acidentes domésticos durante a execução de tarefas. 

Por fim, o repouso e isolamento também é indicado para evitar a proliferação do vírus, uma vez que a transmissão por meio de saliva contaminada dispersa no ar, ao tossir, espirrar, falar ou respirar, é o método mais frequente de propagação em doenças respiratórias. 

Trate os sintomas 

Surgindo os sintomas e com o diagnóstico médico de gripe, é importante tratar os primeiros sintomas para diminuir o mal-estar no corpo e aliviar o desconforto para a pessoa doente. Isso significa que é interessante tomar cuidados para controlar a febre, diminuir inflamações e dores provocadas por elas. 

Nesse caso, repousar, tomar banhos de água morna e tomar medicamentos com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória pode ajudar bastante, fornecendo um tratamento rápido para gripe. 

Medicamentos antigripais também podem contar com ação antialérgica, para diminuir tosse e congestão nasal, sintomas que costumam dificultar bastante a fase de repouso e melhora da doença. 

Beba bastante líquidos 

Beber bastante água, além de outros líquidos como chás e sucos, é muito importante para manter o cuidado com o organismo e melhorar da gripe rápido. Manter-se hidratado ajuda a preservar e aumentar a eficiência das funções biológicas, além de facilitar o transporte de nutrientes e células de defesa pelo corpo. 

Além disso, durante o período com febre, há o risco de desidratação, que pode prejudicar bastante o organismo já fragilizado pela gripe. Reforçar a ingestão de líquidos pode diminuir esse risco e evitar seu impacto no corpo. 

Cuide da alimentação 

Conforme mencionado, o corpo precisa de nutrientes para recuperar-se da gripe rapidamente. Para isso, ele pode usar as reservas que estão presentes no organismo até esgotá-las.  

Durante a doença, a garganta inflamada e diminuição do paladar podem provocar perda de apetite. Mesmo assim, é importante reforçar a alimentação para repor as reservas de nutrientes e manter o seu fornecimento contínuo durante e após a recuperação. 

Caldos, sopas e canjas são as melhores alternativas de cardápio, já que são mais fáceis de engolir, sem a necessidade de mastigar, além de aliviarem o desconforto na garganta com a temperatura levemente elevada do seu conteúdo. 

Ao mesmo tempo, por serem mais líquidos, esses pratos também contribuem para a hidratação durante a gripe. 

Dica bônus: prevenção contra a gripe 

Aqui vai uma dica bônus para você que quer saber como melhorar da gripe rápido: prevenir é o melhor remédio! 

A prevenção da gripe inclui a imunização com a vacina para evitar a Influenza sazonal, adoção de hábitos de higiene para sua rotina e o fortalecimento da imunidade para aumentar a efetividade das defesas do organismo no combate ao vírus. Entenda: 

  • Vacinação anual: a vacina é desenvolvida todos os anos para combater as mutações e tipos de vírus da Influenza que estão em alta naquele período, servindo para proteger o organismo da gripe sazonal, nos meses mais frios e secos do ano; 
  • Hábitos de higiene pessoal: lavar as mãos com água e sabão antes de comer, usar álcool em gel para desinfectar objetos pessoais e as mãos, usar máscaras em locais de aglomeração, especialmente ambientes fechados, são formas eficazes de prevenir-se do vírus; 
  • Fortaleça o sistema imune: praticar atividades físicas, dormir oito horas por noite e manter a ingestão regular de vitaminas e minerais por meio da alimentação ou suplementação são medidas indicadas para fortalecer a imunidade, fator crucial para evitar doenças ou ao menos diminuir sintomas graves, que também pode acabar com a gripe mais rápido. 

Com essas dicas é possível melhorar da gripe rápido e voltar à rotina em pouco tempo, mas é importante ter paciência e focar no seu bem-estar. Se os sintomas não diminuírem com o tempo, procure um pronto-socorro e siga as recomendações do seu médico. 

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)