Vitaminas para aumentar a imunidade: onde encontrá-las e como elas atuam?

15/04/2021 vitaminas para aumentar a imunidade a imunidade

O fortalecimento do sistema imunológico está em alta, com boa parte da população preocupada com a busca por maneiras de combater doenças como a covid-19. Entre essas práticas, o cuidado em consumir uma alimentação rica em vitaminas para aumentar a imunidade é uma das mais simples de pôr em prática.

Colocando em termos simples, vitaminas e minerais obtidos através dos alimentos são sintetizados e absorvidos pelo organismo, para servirem de combustível para suas funções básicas, como a produção de tecidos, funcionamento dos órgãos e do próprio sistema imunológico.

Muitas pessoas defendem uma alimentação natural como a melhor fonte de vitaminas para deixar a imunidade alta, outras apontam que é importante fazer o uso de suplementos multivitamínicos. Você sabe dizer quem está com a razão?

Neste artigo, vamos listar quais vitaminas e minerais servem para aumentar a imunidade, como elas atuam no corpo humano, quais alimentos possuem maiores níveis de cada uma e quando o uso de multivitamínicos é indicado. Confira!

6 vitaminas e minerais que aumentam a imunidade

Vitamina C

Famosa no combate a gripes e resfriados, a vitamina C é um potente antioxidante natural, que fortalece o sistema imune, reduz o colesterol ruim e ainda ajuda na cicatrização. Ela também auxilia na absorção de ferro e faz parte do combate à anemia.

De fato, seus benefícios são ainda mais numerosos. Combatendo os radicais livres, a vitamina C ajuda a preservar tecidos como pele,cabelo e unhas, além de contribuir para a saúde ocular.

Também age no combate aos efeitos de uma rotina estressante, regula o metabolismo e previne doenças cardiovasculares.

  • Onde encontrar: de modo geral, a vitamina C pode ser facilmente encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e abacaxi. Além disso, ela também está presente em vegetais como rúcula, agrião, espinafre, brócolis e lentilha.

Vitamina D

Essencial para ossos e musculatura reforçada, a vitamina D também traz benefícios para o sistema imunológico, uma vez que certas células imunes, como os linfócitos, apresentam receptores específicos para sua sintetização.

  • Onde encontrar: embora possa ser encontrada em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, ovos e cogumelos secos, a vitamina D é um hormônio produzido pelo corpo humano 9. Para isso, basta se expor ao sol, sem protetor solar, por um período de 20 minutos por dia. A fim de evitar os efeitos nocivos dos raios solares, é ideal que o banho de sol ocorra antes das 10 da manhã ou após as 16 horas.

Zinco

Trata-se de um mineral essencial para o desenvolvimento ideal do nosso organismo ao longo da vida. O zinco conta com ação antioxidante, combatendo os radicais livres, auxilia na cicatrização e melhora a imunidade atuando diretamente nas nossas células de defesa. Por fim, o zinco também estimula ação anti-inflamatória, auxiliando na recuperação de infecções.

  • Onde encontrar: o zinco pode ser encontrado em ostras e carnes vermelhas, como a bovina. Entre os vegetais, sementes de abóbora e de girassol, bem como o feijão, lentilha e outras leguminosas.

Vitamina A

A vitamina A está ligada a ação antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico e capacidade de regeneração dos tecidos. Ela participa do desenvolvimento dos ossos, dentes, esmalte dentário, cabelos e também da visão.

Além disso, ela auxilia na proteção da pele e mucosas, sendo uma vitamina boa para imunidade baixa, oferecendo um pacote completo de benefícios para o corpo.

  • Onde encontrar: a vitamina A pode ser encontrada como retinol, em alimentos de origem animal, e como carotenóide, nos vegetais de cor amarela, laranja e verde escura. O retinol pode ser obtido através do consumo de peixe, fígado bovino, leite e gema de ovo. O carotenóide está presente em diversos vegetais, como batata-doce, cenoura, manga, couve, brócolis, espinafre e escarola.

Selênio

Outro item da nossa lista de vitaminas e minerais para aumentar a imunidade, o selênio é um importante aliado do corpo humano. Ele ajuda a fortalecer o sistema imune e reduzir inflamações, além de oferecer ação antioxidante.

O selênio também contribui para o tratamento de pessoas com doenças que prejudicam a imunidade, como o HIV e a tuberculose, prevenindo que novas infecções se desenvolvam.

  • Onde encontrar: selênio é encontrado na água mineral e em alimentos bem comuns, como castanhas, farinha de trigo e na gema do ovo.

Vitamina E

Outra vitamina para aumentar a imunidade do organismo é a vitamina E. Ela atua no combate aos radicais livres, fortalecimento do sistema imune e diversos outros processos importantes ao corpo humano.

Entre seus benefícios mais valiosos temos o combate ao envelhecimento precoce dos tecidos e sua ação direta nos glóbulos brancos, tornando-os mais ativos e eficientes.

  • Onde encontrar: para consumir a quantidade ideal de vitamina E, recomenda-se incluir na dieta alimentos como avelãs, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol e amêndoas.

O que são suplementos de vitaminas?

São um tipo de suplemento que irá entregar ao corpo a quantidade diária ideal de minerais e vitaminas. Também chamados de polivitamínicos, esses medicamentos são encontrados no mercado, voltados para atender carências nutricionais específicas ou complementar uma dieta.

Quando é indicado tomar suplementos multivitamínicos?

De um lado, também temos pessoas que por conta da rotina, não conseguem planejar adequadamente suas refeições para atingir os níveis ideais de vitaminas, logo elas precisam recorrer aos multivitamínicos para aumentar sua imunidade e qualidade de vida.

Em casos mais específicos, como idosos que apresentam dificuldade de alimentação ou mesmo pessoas que por quadros clínicos diversos não conseguem sintetizar vitaminas naturalmente.

O mais importante de se destacar é que o uso de multivitamínicos deve ser indicado por um médico ou nutricionista, e deve estar associado a hábitos saudáveis para que se obtenha o efeito esperado.

Também deve-se observar que o consumo em excesso de vitaminas pode prejudicar a saúde e a imunidade, sendo importante o acompanhamento médico na dieta e na suplementação.

Papel das vitaminas no sistema imunológico

É importante explicar como as vitaminas e minerais melhoram a nossa imunidade. Não apenas de maneira isolada, mas também através da ação conjunta entre si, como é o caso da Vitamina C e o Zinco, que reforçam juntos a imunidade.

De modo geral, nosso sistema imunológico é formado por uma série de tecidos, órgãos e células que atuam na detecção e eliminação de agentes invasores, como germes, vírus e bactérias.

Juntos, eles produzem e fazem circular pelo corpo os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, células sanguíneas que oferecem uma resposta imune adaptada ao patógeno e assim combatem os efeitos causados por eles.

Hábitos saudáveis, como prática de exercícios e alimentação balanceada, estimulam a ação do sistema imune e a produção de anticorpos, que agilizam a resposta do organismo, caso ele seja exposto a agentes nocivos.

No entanto, um ponto importante, o consumo de vitaminas para aumentar a imunidade deve ser um hábito. Não espere ficar doente para incluir esses nutrientes na sua dieta, assim você dispõe de um sistema imune muito mais eficaz.

Referências consultadas

Alkhatib A. Antiviral Functional Foods and Exercise Lifestyle Prevention of Coronavirus. Nutrients. 2020 Aug 28;12(9):2633. doi: 10.3390/nu12092633. PMID: 32872374; PMCID: PMC7551447. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32872374/>. Acesso em fevereiro/2021.

Parkin J, Cohen B. An overview of the immune system. Lancet. 2001 Jun 2;357(9270):1777-89. doi: 10.1016/S0140-6736(00)04904-7. PMID: 11403834. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11403834/>. Acesso em fevereiro/2021.

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