Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Vitamina C para evitar ou melhorar da gripe: entenda como funciona!

27/05/2022 vitamina-c-para-evitar-gripe

A vitamina C está entre os maiores aliados de uma vida saudável. Seus benefícios incluem o reforço no sistema imunediminuição do risco de doenças cardiovasculares, combate a problemas de vista e prevenção ao envelhecimento precoce da pele.

Porém, talvez o uso mais comum seria o consumo de vitamina C para evitar ou melhorar da gripe, mas será que isso realmente funciona?

É exatamente isso que veremos a seguir. Primeiro, vamos conferir como a vitamina C age no organismo, depois veremos como ela atua na prevenção da gripe e porque é bom tomar vitamina C quando se está gripado.

Leia até o fim e encontre respostas para muitas outras perguntas comuns quando o assunto é tomar vitamina C para evitar ou melhorar a gripe.

Como a vitamina C age no organismo?

ácido ascórbico, como também é chamada a vitamina C, é um nutriente muito útil para o nosso organismo, uma vez que participa da formação de diversos tecidos no corpo humano, pele, músculos, neurônios e outros.

Ao consumir vitamina C, seja através de frutas e vegetais ou suplementos multivitamínicos, o corpo irá assimilar o nutriente e produzir substâncias essenciais para o seu funcionamento. Entre as maneiras como a vitamina C age no organismo, podemos citar ainda:

  • Formação de colágeno, essencial para a estrutura dos ossos, tendões e vasos sanguíneos, além dos tecidos musculares e da pele, citados anteriormente;
  • A participação da vitamina C para síntese do colágeno também contribui para a cicatrização da pele;
  • Auxilia na absorção de ferro, essencial para tratar casos de anemia;
  • Contribui para a síntese de neurotransmissores como a noradrenalina;
  • Contribui para a síntese da carnitina, que atua no funcionamento das mitocôndrias das células;
  • Possui ação anti-inflamatória por atuar no metabolismo de prostaglandinas;
  • Oferece ação antioxidante, também ligada a produção de colágeno;
  • Estimula a produção de glóbulos brancos, como linfócitos, essenciais para a prevenção e combate de infecções.

Por que tomar vitamina C para evitar a gripe?

consumo de vitamina C para prevenir gripes e resfriados é muito comum, porém, é importante salientar que estudos não mostram uma relação direta entre a suplementação de vitamina C e o menor índice de casos de infecções respiratórias por si só.

Estudos feitos sobre o caso mostram que o consumo regular de vitamina C para evitar a gripe é eficiente em pessoas que praticam atividades físicas extremas, se expõem a temperaturas muito baixas ou sofrem com baixos níveis de vitamina C devido ao tabagismo.

Em geral, com a ingestão regular de ácido ascórbico, é possível reduzir a duração e severidade de gripes e resfriados, porém isso não quer dizer que a pessoa não ficará gripada nunca se ela suplementar a vitamina C.

Citando o papel da vitamina C no sistema imunológico, é importante salientar que ela estimula a produção de linfócitos e fagócitos, tipos de células que atuam no combate a doenças e seus sintomas.

Resumindo, o consumo regular de vitamina C para prevenir a gripe é uma medida válida, mas isso deve estar aliado a outros hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

Vitamina C para melhorar a gripe funciona?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o consumo de vitamina C para evitar a gripe, será que ela também é útil para melhorar a gripe?

Infelizmente, quando se está gripado, simplesmente começar a suplementar vitamina C terá poucos efeitos. Como mencionamos anteriormente, estudos mostram que o consumo deve ser regular, pensando que o corpo precisa assimilar o nutriente e isso leva algum tempo.

No entanto, ainda é recomendado tomar vitamina C para melhorar a gripe. O sistema imunológico precisa desse nutriente para se recuperar com agilidade e, mesmo que você não tenha o hábito de suplementar regularmente, isso garante que após a cura da gripe, o organismo estará mais resistente a uma nova infecção.

Vale destacar ainda a importância da vitamina C para a produção de colágeno também auxilia na cicatrização e recuperação de tecidos atingidos pela infecção, principalmente nas vias aéreas superiores, como boca, garganta e narinas.

Principais dúvidas sobre o uso da vitamina C para prevenção e tratamento da gripe

Outras dúvidas estão ligadas ao consumo de vitamina C para evitar ou melhorar da gripe. Vamos esclarecê-las da melhor forma possível.

1. Pode dar vitamina C para bebê com gripe?

Bebês têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, por isso, os cuidados em caso de gripe devem priorizar o alívio dos sintomas e o reforço do organismo para promover a recuperação.

De modo geral, bebês até os 6 meses de idade devem ser alimentados apenas com o leite materno, que fornece anticorpos e fortalece a imunidade para prevenir ou tratar a gripe. De 6 meses a 1 ano, é possível incluir alimentos que contém vitamina C.

A partir de 1 ano de idade, seguindo recomendações médicas, é possível administrar suplementos de vitamina C. Dar vitamina C para bebê com gripe, seguindo a recomendação de idade citada antes, é uma medida válida pois irá contribuir para a recuperação e reforço da imunidade, enquanto o corpo cuida da cura.

Tabela de quantidade diária de Vitamina C para bebês e crianças:

Idade Quantidade recomendada Quantidade máxima
0 a 6 meses 40 mg Indefinido*
7 a 12 meses 50 mg Indefinido*
1 a 3 anos 15 mg 400 mg
4 a 8 anos 25 mg 650 mg
9 a 13 anos 45 mg 1200 mg

*Até 1 ano de idade, bebês devem obter vitamina C exclusivamente através dos alimentos.

2. Gestante pode tomar vitamina C?

Como a vitamina C é um nutriente essencial, as gestantes devem suplementar como forma de manter o funcionamento saudável do organismo, incluindo o sistema imunológico e a formação de tecidos.

É natural nesse período que o corpo fique sobrecarregado, portanto a suplementação de vitamina C, bem como outros nutrientes, é uma forma de garantir a saúde da mãe e do bebê durante as fases de gestação e amamentação.

Ainda assim, para prevenção eficaz da gripe em gestantes, a melhor opção é a vacinação, considerando que elas estão entre os grupos considerados de risco e podem receber a vacina gratuitamente nas campanhas anuais.

3. Quais são as principais fontes de vitamina C?

vitamina C pode ser adquirida facilmente através do consumo de frutas e vegetais. Veja alguns exemplos e seus respectivos níveis de vitamina C.

Fonte Quantidade Miligramas por porção Porcentagem de Valores Diários
Pimentão vermelho (cru) ½ xícara 95 mg 106%
Suco de laranja ¾ xícara 93 mg 103%
Laranja 1 unidade média 70 mg 78%
Kiwi 1 unidade média 64 mg 71%
Brócolis (cozido) ½ xícara 51 mg 57%

Também é possível conseguir vitamina C através do consumo de multivitamínicos.

4. Qual a melhor vitamina C para gripe?

Não existe uma forma ideal de adquirir vitamina C. Em geral, ela pode ser facilmente adquirida através de frutas e vegetais, conforme citado no tópico anterior.

Ainda assim, quem tem dificuldade em manter uma dieta balanceada pode optar pela suplementação com vitamina C em comprimidos ou líquidos, encontrada nos multivitamínicos.

As crianças estão gripadas? Tem Benegrip Multi!

Imagem ilustrativa com a embalagem do produto Benegrip Multi. Em fundo verde limão, com o texto escrito

Benegrip Multi é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos!
Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.

Paracetamol: alívio das dores e febre
Fenilefrina: descongestionante nasal
Carbinoxamina: antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi: pode ser usado em crianças a partir de 2 anos*. Clique aqui e saiba mais!
*Medicamento não deve ser utilizado no tratamento de bebês até 2 anos de idade, somente para crianças acima dessa idade.