Você sabe qual é o melhor horário para tomar vitamina C? Saiba tudo sobre essa importante vitamina

22/07/2021

Uma das vitaminas mais conhecidas, a vitamina C faz parte da rotina de milhões de brasileiros por sua fama de aumentar a imunidade e sua facilidade em ser obtida. 

Quem, por exemplo, nunca começou o dia com um copo de suco de laranja ou tomando um tablete efervescente?

Mas você já parou para pensar se começar o dia com a ingestão de vitamina C é a melhor opção para seu organismo? Você sabe qual é o melhor horário para tomar vitamina C? Continue a leitura para saber tudo sobre esse importante nutriente para o corpo.

O que é vitamina C?

Para entender qual o melhor horário para tomar vitamina C, precisamos primeiro entender o que é a vitamina C e sua função no nosso organismo.

Também conhecida como ácido ascórbico, ela pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis. Isso significa que ela se dissolve na água e chega até os tecidos do corpo, mas não é muito bem armazenada, por isso requer uma ingestão diária.

Quais são as funções da vitamina C no nosso organismo?

Se você já ouviu falar que a vitamina C está relacionada à imunidade, você está correto! Essa vitamina não só aumenta a resistência contra infecções virais, como ela também atua na redução da duração e gravidade de infecções de vias aéreas superiores, assim como no alívio de sintomas como espirros, coriza e congestão nasal.

Ademais, existem estudos que afirmam que ela reduz a suscetibilidade a pneumonias, ou seja, é a aliada ideal para proteger o seu corpo.

Mas não é só isso que a vitamina C tem para oferecer ao organismo, já que ela também tem papel conhecido na síntese de colágeno e na defesa antioxidante. Ela reduz o colesterol ruim, ajuda na cicatrização e auxilia na absorção de ferro.

Achou que acabou? Ainda não. Combatendo os radicais livres, a vitamina C também ajuda a preservar tecidos como pele, cabelo e unhas, além de contribuir para a saúde ocular e regular o metabolismo. 

Acho que agora deu para entender os motivos pelos quais essa vitamina é tão popular e porque ela merece cuidados como saber qual é o melhor horário para tomar vitamina C para desfrutar ao máximo de seus benefícios.

Quais são os alimentos que mais possuem vitamina C?

Quando pensamos na vitamina C, já associamos o melhor horário para tomar como a manhã e o melhor alimento como a laranja. Mas a vitamina C é muito mais que isso. Além da laranja, ela pode ser encontrada em:

  • Limão
  • Acerola
  • Morango
  • Abacaxi
  • Mamão papaia
  • Goiaba
  • Caju
  • Brócolis
  • Pimentão amarelo

Além de conseguir uma dose ideal de vitamina C por esses alimentos, você também pode ter a ingestão diária suplementada por multivitamínicos.

Eles são um tipo de suplemento que entregará ao seu corpo a quantidade diária ideal de minerais e vitaminas, como a que é o assunto desse texto. Também chamados de polivitamínicos, esses medicamentos são encontrados no mercado, voltados para atender carências nutricionais específicas ou complementar uma dieta.

Mas vale ressaltar que o uso de multivitamínicos deve ser indicado por um médico ou nutricionista, e deve estar associado a hábitos saudáveis para que se obtenha o efeito esperado.

Agora que você sabe onde encontrar, vamos olhar para qual é o melhor horário para tomar vitamina C efervescente?

Qual é o melhor horário para tomar vitamina C?

Com tantos benefícios, é quase que impossível deixar essa vitamina de lado. Mas você sabia que cada vitamina tem um horário ideal para ser ingerido para que eles sejam melhor aproveitados pelo organismo?

E quando falamos da vitamina C, mais se beneficia quem começa o dia com ela. De acordo com o Hospital Sírio Libanês, a sugestão é ingerir a vitamina C com o ferro, já que um potencializa o efeito do outro. 

Outro ponto de atenção é a ingestão bem antes ou depois do café da manhã, já que fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas.

Mas, se você tiver disponibilidade, o ideal é dividir a ingestão em pequenas doses ao longo do dia, já que a vitamina C dura poucas horas na corrente sanguínea. Já a quantidade diária de ingestão pode variar entre 45 mg a 110 mg por dia em cada país – no Brasil, a sugestão é de 75 mg por dia para mulheres e 90 mg por dia para homens.

Referências consultadas
*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.

**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. 

Hospital Sírio Libanês. “Hora certa: saiba a maneira ideal de tomar vitaminas e nutracêuticos”. Disponível em <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Hora-certa-saiba-a-maneira-ideal-de-tomar-vitaminas-e-nutrac%C3%AAuticos.aspx>. Acesso em abril/2021.

Harvard School of Public Health. “Vitamin C”. Disponível em <https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-c/>. Acesso em abril/2021.

Harvard School of Public Health. “Can vitamin C prevent a cold?”. Disponível em <https://www.health.harvard.edu/cold-and-flu/can-vitamin-c-prevent-a-cold>. Acesso em abril/2021.

Nobel Prize. “Linus Pauling”. Disponível em <https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1962/pauling/facts/>. Acesso em abril/2021.

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