Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

É gripe? Qual xarope para gripe posso tomar?

27/05/2022 xarope-para-gripe

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza, capaz de provocar sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, fadiga, congestão nasal, coriza e tosse, entre outros. Para aliviar o quadro, o paciente tem uma série de medicamentos à sua disposição. 

Um desses remédios é o xarope para gripe, um tipo de antigripal líquido que se põe como uma alternativa extremamente válida aos comprimidos tradicionais, especialmente para crianças e pessoas que podem apresentar dificuldade de engolir. 

Ao contrário do que se imagina, um xarope bom para gripe não é indicado apenas para uso infantil, mesmo que essa seja uma das suas aplicações mais comuns. Adultos e até mesmo os idosos podem utilizar esse tipo de medicamento, contando sempre com a recomendação médica e ajuste de dosagem. 

Para mostrar os benefícios do xarope para gripe, criamos um guia completo sobre como ele funciona, quais os principais ativos desse tipo de medicamento, como ele auxilia no alívio dos principais sintomas e qual remédio você pode tomar.  

Leia até o fim e saiba tudo que precisa sobre o Benegrip Multi, nosso antigripal líquido com ação analgésica, antitérmica e descongestionante. 

Sintomas clássicos da gripe 


Febre alta, acima de 38 ºC; Logo começaremos a falar sobre xaropes para tratar a gripe, mas primeiro temos que destacar quais os sintomas que esse medicamento busca aliviar. Desse modo, os sintomas clássicos da influenza são: 

  • Dor de cabeça e no corpo; 
  • Fadiga; 
  • Coriza e/ou congestão nasal; 
  • Garganta inflamada; 
  • Fadiga e mal-estar. 

Nesse contexto, o papel do xarope para gripe será controlar os sintomas e aliviar o desconforto da pessoa doente, enquanto o sistema imunológico idealmente cumpre o seu papel e promove a cura da infecção. 

Tipos de gripe 

Outro ponto que deve ser considerado é o tipo de gripe, que são quatro, categorizados como A, B, C e D. As influenzas A e B são as de maior circulação, capazes de causar uma epidemia sazonal. Em geral, grande parte dos vírus que afetam os humanos estão no tipo A, como é o caso da H1N1 e H3N2. 

A influenza do tipo C tem menor ocorrência e oferece sintomas menos intensos, na maioria das vezes não ocorre gripe com febre e grande desconforto. 

Qual xarope é bom para gripe?  

Antes de mais nada é importante diferenciar o xarope para gripe daqueles que tratam apenas a tosse por meio da ação expectorante.  

Como eles servem para aliviar um sintoma específico, são indicados apenas para inflamações locais na garganta. Além disso, é importante conhecer a causa para a tosse antes de tomar qualquer medicação, já que alguns ativos podem não ter o efeito esperado de acordo com o seu caso. 

Por outro lado, nos resta ver qual xarope é bom para gripe. Nesse caso, o melhor xarope para gripe é aquele que trata os principais sintomas dessa infecção, como febre, congestão nasal e as dores pelo corpo. 

Desse modo, um xarope bom para gripe com febre, que costuma ser o primeiro sintoma a ser notado, a ação antipirética ajuda a regular o limiar térmico do hipotálamo e é capaz de cessar o aumento da temperatura corporal. 

antigripal líquido também deve aliviar a dor de cabeça e o mal estar sentido no corpo por conta da infecção. A ação analgésica é essencial para diminuir o desconforto e facilitar o repouso, um cuidado de alta importância para curar a gripe. 

Em uma última necessidade, a capacidade do xarope para gripe em aliviar a inflamação que causa o nariz entupido é um fator decisivo para sua escolha. Nesse caso, atuando com um antialérgico, o remédio auxilia na desobstrução das vias respiratórias. 

Também é recomendado optar por um medicamento compatível com o tratamento de diferentes tipos de gripe. Como sabemos, a influenza possui variações como a H1N1 e H3N2, que podem provocar sintomas levemente diferentes e até mais intensos em alguns casos.

Qual xarope para gripe eu posso tomar? 

O uso do xarope para gripe infantil, assim como no tratamento dessa infecção viral em adultos e idosos, é considerado seguro e recomendado na maioria dos casos, mas é importante ficar atento a dosagem e composição do medicamento. 

De modo geral, o primeiro passo é consultar o médico do paciente, para obter um diagnóstico correto e certificar que o antigripal líquido é o remédio ideal para o seu tratamento. Isso fica ainda mais relevante para a gripe infantil, onde o pediatra deve ficar atento se a composição é indicada para a criança. 

Tomar o xarope para gripe de adultos e idosos é possível e tem a chance de facilitar o tratamento de pessoas que tem dificuldade para deglutir comprimidos, o que prejudica a utilização de medicamentos mais tradicionais. 

É importante, no entanto, ajustar a dosagem de acordo com o peso do paciente, uma vez que a concentração dos ativos na composição do xarope para gripe costuma ser ajustada principalmente para crianças a partir dos dois anos de idade. 

Por fim, consulte a bula do medicamento para se informar sobre possíveis contraindicações e faixa etária adequada para uso do antigripal líquido. 

O uso do xarope para gestantes com gripe, assim como mulheres em fase de amamentação, só deve ser feito com orientação do médico que acompanha a gravidez, para evitar que a substância seja passada para o bebê por meio do cordão umbilical ou leite materno

Também é recomendado passar por consulta médica antes de iniciar o tratamento em pacientes com problemas cardíacos ou que apresentam comorbidades diversas, como diabetes, hipertensão e doenças hepáticas, para verificar se não há problemas em tomar o antigripal líquido. 

Conheça o antigripal líquido Benegrip Multi 

Você já deve saber que se for gripe, Benegrip oferece um tratamento capaz de aliviar os sintomas e assim auxiliar na recuperação de pessoas que estão com a Influenza.  

No entanto, a versão tradicional do Benegrip em comprimidos de dipirona monoidratada são contraindicados para menores de 12 anos de idade. Também vale citar que crianças e alguns adultos podem apresentar dificuldade em engolir cápsulas ou drágeas. 

Pensando nisso, foi desenvolvido o Benegrip Multi, um antigripal líquido seguro para crianças a partir dos dois anos de idade, que também pode ser utilizado por adultos. Saiba mais sobre esse xarope para gripe a seguir. 

O que é o Benegrip Multi? 


Essa combinação de três ativos serve para combater os principais males associados a essa doença, as dores na cabeça e pelo corpo, a febre alta e também a congestão nasal. De modo geral, crianças são mais suscetíveis a sintomas mais intensos e sofrem mais quando estão gripadas. Feito especialmente para o tratamento dos sintomas clássicos de gripes e resfriados em crianças desde os dois anos de idade, Benegrip Multi é um antigripal líquido à base de paracetamol, cloridrato de fenilefrina e maleato de carbinoxamina. 

Por esse motivo, o xarope antigripal Benegrip Multi reúne a ação antitérmica, analgésica e antialérgica em um produto único, oferecendo uma possibilidade mais prática e acessível de iniciar o tratamento da gripe infantil. 

Além disso, possui uma apresentação com sabor frutas vermelhas, que estimula a aceitação do medicamento, no lugar do temido gosto amargo que outros remédios podem conter. 

Quais sintomas da gripe o Benegrip Multi combate? 

Um xarope bom para gripe é utilizado para aliviar os sintomas e diminuir o mal-estar sentido pelo paciente, enquanto o organismo combate o vírus da Influenza e promove a cura por meio do sistema imunológico. 

O antigripal líquido Benegrip Multi faz isso por meio de uma fórmula que combina ativos com ação antitérmica e analgésica, além de aliviar a obstrução das vias aéreas superiores durante a inflamação, ajudando também em casos de gripe com nariz entupido. 

A ação antipirética ou antitérmica poderá auxiliar no controle da temperatura corporal, fazendo a febre ceder ao atuar nos impulsos enviados ao hipotálamo, região do cérebro que atua como um termostato do organismo. 

Já a ação analgésica diminui a dor causada pelos processos inflamatórios associados à gripe. Dessa forma, a pessoa gripada pode repousar com maior tranquilidade e conforto, algo essencial para sua recuperação. 

Como saber a dosagem correta do Benegrip Multi? 

Em geral, dois fatores são levados em conta para definição da dosagem ideal de Benegrip Multi para tratar a gripe infantil e adulta, sendo eles a idade e o peso do paciente. 

A idade é considerada de acordo com a concentração segura dos ativos para cada faixa etária. No entanto, nem todo desenvolvimento ocorre da mesma forma, por isso, também entra na conta a massa corporal do indivíduo, para evitar superdosagem e problemas associados a ela. 

Para verificar adequadamente a dose indicada do xarope para gripe para cada pessoa, a Benegrip oferece uma calculadora de dosagem na página de produto, que pode ser acessada ao clicar na imagem abaixo: 

Adultos e crianças acima de 12 anos podem tomar os 30ml de Benegrip Multi, capacidade total do copo dosador que acompanha o produto, a cada seis horas, também sem exceder quatro doses por dia. Também é importante destacar que o uso do medicamento é indicado a partir de dois anos de idade, sendo que até os 12 anos, o intervalo entre as doses deve ser de no mínimo seis horas, ou seja, não se deve exceder o total de quatro doses em períodos de 24 horas. 

Quem pode tomar Benegrip Multi? Quais suas contraindicações? 

De todo modo, Benegrip Multi é indicado para crianças acima de dois anos de idade, adultos e idosos, oferecendo uma forma eficiente e segura de aliviar os principais sintomas de gripes e resfriados. 

No entanto, é preciso observar que, como todo medicamento, este também requer cuidado e possui contraindicações. Por exemplo, pessoas com alergia a qualquer dos seus ingredientes devem evitar o medicamento, que também não deve ser tomado por pacientes com glaucoma de ângulo estreito.  

Os bebês até dois anos de idade não devem tomar o medicamento ou serem expostos de maneira indireta a ele. Isso significa que durante a gravidez, o antigripal líquido só deve ser tomado em casos específicos e com acompanhamento médico. 

Para mães em fase de amamentação, é recomendado não oferecer o peito ao bebê por pelo menos 48 horas após tomar esse tipo de medicamento. Não se esqueça de informar o médico que está amamentando antes de iniciar qualquer tratamento para não prejudicar o recém-nascido. 

Por fim, pessoas que estão tomando outros medicamentos com paracetamol não devem utilizar o Benegrip Multi ou outro antigripal com paracetamol, para evitar a toxicidade hepática.

Conclusão 

De modo geral, o xarope para gripe Benegrip Multi é uma alternativa capaz de auxiliar no tratamento de toda variação da doença, bem como resfriados e infecções respiratórias diversas.  

Como ele atua pela combinação de ativos contra dores, febre e congestão nasal, é indicado para diminuir o mal-estar e facilitar a recuperação sem a necessidade de tomar muitos remédios ao mesmo tempo. 

A hipersensibilidade aos seus ativos é rara e, seguindo as recomendações de uso corretamente, este é um remédio eficiente e seguro. Por se tratar de um antigripal líquido com sabor de frutas vermelhas, crianças aceitam o tratamento mais facilmente, o que é um grande alívio também para os pais. 

De maneira similar, adultos e idosos que tem dificuldade em engolir comprimidos podem encontrar no xarope para gripe uma alternativa acessível de tratamento, evitando qualquer desconforto para combater os sintomas clássicos da gripe, como dor, febre e congestão nasal.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)