string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1794";" Tratamentos para gripe: da profilaxia aos sintomas

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Tratamentos para gripe: da profilaxia aos sintomas

23/06/2022 Tratamentos para gripe

Não anda se sentindo bem? Tem dores no corpo, fadiga, febre e o nariz está escorrendo? Talvez você esteja com gripe. Agora, você deve estar se perguntando quais os melhores tratamentos para gripe, certo?

Então você veio ao lugar certo! Neste texto nós falaremos sobre o que é, formas de transmissão, tratamentos para gripe e como aumentar a imunidade. Ou seja, esse é um guia completo para enfrentar o outono e o inverno com saúde.

O primeiro passo é entender o que é a gripe e seus sintomas. Trata-se de uma doença causada pelo vírus influenza. E, para quem acha que gripe é uma só, saiba que existem vários tipos:

  • Influenza A
    • H1N1 (gripe suína);
    • H1N2;
    • H3N2 (cepa Darwin).
  • Influenza B
    • Victoria;
    • Yamagata
  • Influenza C

Todos esses tipos e subtipos são causados por variações de vírus que se reagrupam e formam novas combinações. Entretanto, apesar de serem diferentes, os sintomas são praticamente os mesmos:

  • febre alta;
  • coriza
  • tosse;
  • espirros;
  • garganta inflamada;
  • náuseas
  • dor de cabeça;
  • vômitos
  • dores no corpo e nas articulaçõe;
  • diarreia;
  • calafrio;
  • fadiga.

Os sintomas são bem incômodos e costumam atrapalhar bastante o dia a dia.

No quesito idade, os bebês, crianças de até cinco anos de idade e idosos acima dos 65 anos são as pessoas com a saúde frágil que podem desenvolver sintomas mais agressivos.

Já no quesito condição, as grávidas, as puérperas, os obesos, os indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido ou que possuem doenças crônicas estão mais suscetíveis a ter complicações.

Como evitar e quais os tratamentos para a gripe?

Existe tratamento para não gripar? Sim, e é baseado em fortalecer e preparar o sistema imunológico. Estamos falando de medidas preventivas e vacinação. Confira!

Como aumentar a imunidade para não pegar gripe?

Esse é, sem dúvida, um cuidado importantíssimo que devemos ter. Afinal, fortalecer o sistema imunológico não só nos protege dos tipos de gripe, mas também de qualquer outra infecção que venha acontecer.

Primeiramente, adotar um estilo de vida saudável é o ideal. E isso compreende:

  • praticar exercícios físicos;
  • ter uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e sais minerais;
  • manter o corpo hidratado;
  • cuidar da saúde mental.

A prática de exercícios físicos é um combo: cuida do corpo e da mente. Pois, além de fortalecer nosso sistema imunológico, ele libera endorfina, um hormônio que promove a sensação de recompensa e bem-estar.

Já a alimentação saudável pode ser um problema, pois a vida agitada nem sempre permite ingerir tudo que nosso corpo precisa. Nesse caso, com orientação médica, você pode optar por um suplemento alimentar.

Inclusive, a Benegrip® possui uma linha para quem tem esse tipo de necessidade, que é o Benegrip Imuno Complex (cápsulas gelatinosas de rápida absorção) e o Benegrip Imuno Energy (comprimidos efervescentes).

Por fim, um corpo bem hidratado garante seu bom funcionamento e manutenção. Para quem tem dificuldades na ingestão dela, recomenda-se as versões “saborizadas” em casa. Basta adicionar umas folhas de hortelã, gengibre, maçã ou casca de laranja.

Não se esqueça de se vacinar!

Até o ano de 2020 a vacinação contra a gripe tinha um público alvo específico. Ou seja, apenas pessoas em situações de muita exposição ao vírus ou com alguns problemas de saúde graves poderiam participar das campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde.

Pessoas que não participavam desse grupo e tinham interesse em se vacinar, deveriam procurar clínicas particulares. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, outras medidas foram adotadas.

A partir de 2021, o Ministério da saúde liberou a vacinação para todas as idades, incluindo bebês acima de 6 meses de vida. Por isso, não perca a oportunidade de se imunizar o quanto antes.

Outro ponto importante é lembrar de se vacinar todo ano, já que o vírus influenza sofre mutações rapidamente.

Peguei gripe. E agora? Quais os tratamentos?

Qual tratamento para gripe H1N1? E influenza B e C? Como eu me curo da gripe? Sim, são muitas as perguntas na hora que a febre sobe e o nariz entope. Fique tranquilo que vamos mostrar um guia para ajudar você a passar por esse momento incômodo.

Primeiramente, vamos compreender como é o processo de infecção. Geralmente, a contaminação se dá por contato com secreções das vias respiratórias de uma pessoa que já está doente.

Ou seja, quando um infectado fala, tosse, espirra, coça o nariz e toca em objetos que são compartilhados, ela está espalhando o vírus. Para evitar a contaminação, o ideal é lavar as mãos com frequência, usar máscara, evitar dividir objetos como canecas, toalhas e talheres.

Agora que você já sabe como pegou gripe, sabe como se curar dela? Infelizmente, não há cura para a gripe. Assim como ela surge de forma abrupta, ela também vai embora sozinha. Dessa forma, nós tratamos apenas os sintomas. Mas como fazer isso?

Inicialmente, procure orientação médica para ter certeza de que se trata de um episódio de gripe e não de outro tipo de infecção. Apenas um médico poderá indicar com assertividade o melhor medicamento a ser utilizado.

Habitualmente, os remédios recomendados possuem paracetamol, que promove o alívio das dores no corpo e baixa a febre; fenilefrina, que é descongestionante nasal; e a carbinoxamina, que diminui ou elimina a tosse, espirros e coriza.

Outras formas de tratamentos para gripe incluem repouso, alimentação leve, banhos mornos para baixar a febre e muita hidratação.

Para finalizar, vamos fazer um resumo de tudo visto até aqui. Neste texto você aprendeu a fortalecer seu sistema imunológico, que a vacinação é indispensável e que existem tratamentos para gripe, mas não uma cura.

O que está esperando para ter uma vida mais saudável e aproveitar os bons momentos com amigos e família? Fortaleça seu sistema imunológico e fique mais sadio!