Qual É A Diferença Do Medicamento Líquido E Comprimidos?
07/04/2021
Não Existe O Melhor Medicamento, Mas, Sim, O Mais Apropriado Para Cada Perfil
É muito comum as pessoas demonstrarem dúvidas em relação a consumir um medicamento líquido ou em forma de comprimidos. Você já parou para pensar nisso?
Antes de explicar a diferença entre eles, vale destacar que as apresentações podem ser classificadas não só em sólidos (comprimidos, cápsulas e pílulas) e líquidos (xaropes, colírios, solução e suspensão), como também em pastosos (cremes e pomadas).
O primeiro ponto a ser ressaltado é que não existe o melhor medicamento, mas, sim, o mais apropriado para cada faixa etária e perfil de paciente. No caso de crianças, por exemplo, é muito mais fácil administrar medicamentos líquidos, já que elas apresentam mais dificuldade ou mesmo não conseguem engolir os comprimidos.
Benegrip Multi, por exemplo, tem cheiro e sabor de frutas vermelhas exatamente para facilitar a ingestão pelos pequeninos. Os idosos também formam um grupo que pode apresentar limitações de deglutição, o que dificulta o uso de comprimidos.
Nesses casos, sempre opte pela versão líquida em vez de cortar ou triturar os comprimidos para facilitar a ingestão. Apesar de parecer uma atitude inocente, sua prática pode resultar em perda de uma parcela das substâncias contidas no medicamento e prejudicar a absorção pelo organismo.
Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo nosso organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.
Outra dúvida muito comum entre os pacientes é saber qual é o tipo de bebida ideal para ingerir os comprimidos. O mais indicado é sempre água, pois a interação de sucos, leite e refrigerantes com a medicação pode comprometer a absorção e ação do medicamento.
Por outro lado, ingerir o medicamento sem nenhum líquido também pode ser prejudicial, já que a pílula corre o risco de ficar presa no esôfago e, além de irritar a mucosa, o incidente pode interferir no início de sua ação no organismo. Por isso, é sempre importante ler a bula e seguir as orientações sugeridas pelo fabricante.
Qualquer que seja a opção prescrita pelo médico, é fundamental manter o medicamento longe de umidade, calor e crianças. As ações da oscilação de temperatura podem comprometer a validade e a função do medicamento. Em caso de dúvidas, consulte o médico!
Referências consultadasFontes: Anvisa.
Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/profissionais/conceitos.htm>. Acesso em: 30 de março de 2017. Anvisa.
Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/propaganda/educacao_saude/caderno_professor.pdf>. Acesso em: 30 de março de 2017.
Se for gripe, Benegrip!

Benegrip cuida de toda a família!
Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!
Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip
Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!
Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.
**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)