Benegrip®
Antigripal
Quando os sintomas de gripe e resfriado aparecem — como nariz escorrendo, espirros constantes e sensação de mal-estar que atrapalha a rotina — é comum buscar alívio rápido via medicamentos. Um dos componentes presentes nas fórmulas desses remédios é o maleato de clorfeniramina ¹.
Substância com ação antialérgica, o maleato de clorfeniramina ajuda a reduzir a coriza, a congestão nasal e o lacrimejar dos olhos. Presente em produtos amplamente utilizados, como o Benegrip, esse composto é aliado no combate às manifestações alérgicas e respiratórias típicas das gripes e resfriados ¹.
Por ter uma ação específica no bloqueio da histamina, substância produzida pelo organismo em resposta a agentes irritantes, o maleato de clorfeniramina contribui significativamente para aliviar o desconforto causado por processos inflamatórios leves no sistema respiratório ².
Por isso, é um dos principais ativos presentes em medicamentos classificados como antigripal e antialérgico ².
Neste post, vamos explicar o que é esse princípio ativo, para que serve, como age no organismo e quais cuidados você deve ter ao utilizá-lo.
Também falaremos sobre possíveis efeitos colaterais, como a sonolência, e em quais situações o uso do medicamento deve ser evitado ou feito com orientação médica.
Conteúdos relacionados
É um composto anti-histamínico de primeira geração, utilizado desde a década de 1950 no tratamento de sintomas comuns de alergias, como vermelhidão, coceira, ressecamento, inflamação e corrimento nasal ¹.
Recomendado para crianças acima de 12 anos e adultos, é uma alternativa acessível e considerada segura para aliviar quadros diversos de gripe, resfriado, rinite, sinusite e outras reações alérgicas ².
Essa eficácia se dá principalmente pela associação do antialérgico com outros compostos, como analgésicos e antitérmicos ¹.
Também é válido apontar que o composto tem sido explorado por conta de suas propriedades antivirais, inclusive no tratamento de infecções causadas pelo novo coronavírus ³.
Essa substância serve para aliviar os seguintes sintomas ¹:
O seu efeito antigripal e antialérgico é bastante seletivo, especialmente quando comparado a outros anti-histamínicos de primeira geração, que podem provocar sedação mais forte e outros efeitos indesejados ¹.
Seu papel consiste em “bloquear” certas substâncias orgânicas no sistema nervoso para reduzir a intensidade da reação alérgica e inflamação no sistema respiratório e aliviar sintomas, como nariz escorrendo ou entupido e coceira na garganta ¹.
Após ingerir o medicamento, a clorfeniramina pode levar de 30 minutos a 1 hora para fazer efeito ².
Para entender seu mecanismo de ação, precisamos considerar sua relação com dois tipos de compostos orgânicos, a histamina e a acetilcolina ¹.
Primeiramente, a clorfeniramina é capaz de neutralizar e controlar a concentração da histamina H1 no sistema nervoso, que desempenha diversas funções orgânicas, como comunicar ao cérebro que é necessário iniciar uma reação alérgica e inflamatória 4.
Dessa forma, o composto antialérgico retira os gatilhos dessa reação do sistema imune, aliviando os sintomas gerais do quadro ².
Por outro lado, a clorfeniramina também impede a conexão da acetilcolina, um tipo de neurotransmissor associado à produção de fluidos corporais, como o catarro e as lágrimas ¹.
Entre os possíveis efeitos colaterais dessa substância, destacam-se a sonolência, a perda de apetite, os episódios de náusea e a garganta seca 2, 4, 6.
O maleato de clorfeniramina é um anti-histamínico da primeira geração, ou seja, atravessa a barreira hematoencefálica e atua diretamente no sistema nervoso central 2, 4, 6.
Essa característica provoca um efeito sedativo. Por isso, esse anti-histamínico dá sono e sensação de cansaço e reduz o estado de alerta 2, 4, 6.
A moleza corporal é comum durante o tratamento, especialmente em pessoas mais sensíveis à ação sedativa do medicamento 2, 4, 6.
Outro efeito típico dos anti-histamínicos é o ressecamento das mucosas, pois o bloqueio da histamina afeta também a produção de secreções, como a saliva e o muco nasal 2, 4, 6.
O resultado é a sensação de boca seca (xerostomia), garganta áspera e narinas ressecadas, o que pode causar desconforto ao engolir ou respirar 2, 4, 6.
A dor de cabeça pode surgir como resposta do organismo ao efeito sedativo ou à leve alteração da pressão arterial provocada pelo medicamento 2, 4, 6.
Em alguns casos, está associada à desidratação leve devido ao ressecamento das mucosas, ou ainda como uma reação individual ao uso contínuo do antialérgico 2, 4, 6.
A clorfeniramina pode interferir no apetite por sua ação no sistema nervoso central, afetando neurotransmissores ligados ao desejo de comer 2, 4, 6.
Além disso, o mal-estar causado por outros sintomas, como náuseas ou boca seca, pode contribuir para a diminuição da vontade de se alimentar durante o uso do medicamento 2, 4, 6.
A náusea é um efeito colateral menos comum, mas pode ocorrer devido à sensibilidade gastrointestinal ao medicamento 2, 4, 6.
Assim como outros anti-histamínicos, pode causar leve irritação gástrica ou alterar o funcionamento do trato digestivo, principalmente quando ingerido em jejum ou por pessoas mais sensíveis 2, 4, 6.
Geralmente, essas reações são raras e, quando ocorrem, são bastante leves. Se os efeitos adversos piorarem ou não desaparecerem horas depois de ingerir o medicamento, procure assistência médica 2, 4, 6.
De modo geral, o maleato de clorfeniramina é indicado para adultos e crianças a partir de 12 anos ².
Essa recomendação pode variar conforme a fórmula do produto. Por isso, siga corretamente as informações na bula e as orientações passadas pelo médico ².
Por ser capaz de causar sonolência, é contraindicado que você dirija veículos ou opere máquinas depois de tomar remédios com esse componente ².
Uma das formas mais comuns de encontrar esse componente é associado à dipirona monoidratada, oferecendo um conjunto mais eficaz no tratamento de gripes e resfriados 5.
Enquanto a clorfeniramina atua no combate aos sintomas alérgicos, a dipirona age como analgésico e antitérmico 5.
Assim, é possível aliviar sintomas, como a coriza e a congestão nasal, ao bloquear substâncias que desencadeiam essa reação no organismo e que promovem a produção excessiva de catarro ¹.
Sim, Benegrip tem ação antialérgica, pois contém o maleato de clorfeniramina. Na fórmula do medicamento, há também a dipirona monoidratada e a cafeína 6.
A dipirona serve para tratar a dor e a febre, enquanto a clorfeniramina diminui o desconforto dos sintomas alérgicos, como o corrimento e a obstrução nasal 6.
Por fim, a cafeína serve como estimulante para combater a fadiga causada pela gripe e mitigar a sonolência que pode ser provocada pelo efeito do antialérgico, para te ajudar a se manter produtivo mesmo quando estiver doente 6.
Você deve tomar um comprimido amarelo e um verde ao mesmo tempo, de três a quatro vezes ao dia. Este antigripal e antialérgico deve ser administrado via oral e inteiro, sem ser partido ou mastigado 6.
Sim. Um dos efeitos colaterais mais comuns dessa substância é a sonolência. Por isso, recomenda-se evitar atividades que exigem atenção, como dirigir, após o uso do Benegrip ou qualquer medicamento que contenha essa substância 6.
Em caso de dúvidas, consulte um profissional de saúde 6.
Sim, a substância pode ser utilizada em crianças maiores de 12 anos, mas sempre com orientação médica. A dosagem varia conforme a idade e o peso. O uso inadequado pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como sedação excessiva e irritabilidade 6.
É fundamental seguir a bula ou prescrição pediátrica 6.
O uso não é indicado para crianças menores de 2 anos, gestantes, lactantes e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. Pacientes com glaucoma, hipertrofia da próstata ou problemas respiratórios devem consultar um médico antes de usar 6.
Sempre leia a bula e siga orientação profissional 6.
Não é recomendado combinar Benegrip com outros medicamentos que contenham os mesmos princípios ativos. Deve-se evitar o risco de duplicidade de doses e aumento dos efeitos colaterais, como sonolência excessiva 6.
Sempre consulte um profissional de saúde antes de associar medicamentos 6.
Você pode utilizar Benegrip até aliviar os sintomas, desde que respeite a dosagem máxima de quatro comprimidos amarelos e quatro comprimidos verdes por dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do médico ou farmacêutico 6.
Após tomar os comprimidos para gripe, o tempo médio de início de ação do medicamento é de 30 a 60 minutos 6.
Cada produto da linha Benegrip tem diferentes formulações para atender diversas necessidades 6.
Benegrip Comprimidos, por exemplo, tem em sua composição a dipirona, a clorfeniramina e a cafeína. Ajuda a combater os sintomas da gripe e processos alérgicos 6.
Já Benegrip Multi é o antigripal desenvolvido para crianças a partir de 2 anos. Apresenta Paracetamol em sua composição, além de um descongestionante e antialérgico para aliviar febre, dores, congestão nasal e coriza 7.
Confira mais informações sobre a nossa linha completa de produtos.
Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025.
Benegrip Multi. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025.

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
7. Bula Benegrip Multi.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal