Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Fenilefrina: para que serve + como age para aliviar o nariz entupido

15/03/2022 fenilefrina para que serve

Sabe para que serve a fenilefrina? Presente na composição de antigripais e antialérgicos diversos, essa substância promove a vasoconstrição e assim é capaz de aliviar a inflamação da mucosa que reveste a faringe e laringe, sintoma comum em gripes, resfriados e reações alérgicas. 

Quer saber mais sobre como isso ocorre? Então aproveite o post! Vamos explicar o que é e para que serve a fenilefrina, além de esclarecer tudo sobre seu mecanismo de ação e benefícios do fármaco para o tratamento de sintomas recorrentes de inflamações nas vias respiratórias. 

O que é a fenilefrina? 

A versão utilizada para tratar o nariz entupido é referida como fenilefrina nasal. De modo geral, é uma substância que atua na constrição dos vasos sanguíneos, elevando ligeiramente a pressão sanguínea. 

Quando associada ao tratamento de sintomas de infecções respiratórias, a fenilefrina serve para controlar a dilatação dos vasos sanguíneos nas mucosas que revestem as vias respiratórias, que costumam sofrer com inflamação local provocada pela reação do corpo ao microrganismo invasor. 

Dessa forma, é possível contar com a substância para diminuir o inchaço dos tubos que transportam sangue e irrigam as mucosas inflamadas, levando a alívio da obstrução nasal, diminuindo a sensação de nariz entupido e facilitando a respiração nasal. 

Para que serve a fenilefrina? 

A fenilefrina serve para tratar a congestão nasal decorrente de inflamação na faringe, diminuindo a dilatação dos vasos sanguíneos que se conectam a mucosa interna das narinas e estão inchados como parte dos mecanismos de defesa do sistema imunológico. 

Ao contrário do que se imagina, o nariz entupido nem sempre é sinônimo de acúmulo de secreção. Em reações alérgicas, gripes e resfriados, ela é resultado da inflamação que o próprio corpo provoca para facilitar o transporte de células de defesa para a região afetada por patógenos ou alérgenos. 

Porém, com o passar do tempo, esse mecanismo provoca um grande desconforto à pessoa doente, obstruindo de maneira parcial ou completa a passagem de ar. Além de dificultar a respiração, esse sintoma também é associado à fadiga, indisposição, dor nos seios da face e problemas para repousar. 

Portanto, a fenilefrina serve como um importante fármaco do tratamento de infecções respiratórias que provocam a congestão nasal. 

Qual o mecanismo de ação da fenilefrina? 

O mecanismo de ação da fenilefrina é diretamente ligado à sua capacidade de elevar a pressão arterial sem exigir mais esforço do coração. Isso acontece por estimular o organismo a comprimir os vasos sanguíneos. 

Assim, ela oferece efeito que visa anular a dilatação que resulta do processo inflamatório, diminuindo o inchaço e melhorando a capacidade respiratória durante eventos de gripe, resfriado, rinite ou outra reação alérgica. 

Para esse tipo de tratamento, ela pode ser administrada via oral, na forma de comprimidos para gripe ou antigripal líquido. Também é possível encontrá-la na formulação de descongestionantes nasais em spray. 

No geral, o uso demanda muito cuidado e moderação, para que não resulte em problemas associados a elevação da pressão arterial, um efeito colateral que pode ocorrer por conta do uso prolongado e inadequado do produto, assim como na medicação de pacientes com problemas cardiovasculares. 

Cloridrato de fenilefrina no tratamento de gripes e resfriados 

Uma das vantagens desse fármaco é a possibilidade de aliviar a congestão nasal sem provocar sonolência ou moleza, efeito comum em outros medicamentos com ação antialérgica. Nesse caso, temos a aplicação do cloridrato de fenilefrina para tratar gripes e resfriados. 

Desse modo, é uma alternativa interessante em remédios antigripais que tratam os sintomas de acordo com seu impacto na rotina da pessoa doente. Durante o dia, é normal querer se manter acordado e ativo, mesmo que respeitando o repouso necessário para a recuperação da doença. 

Assim, a fenilefrina serve de alternativa a outros compostos que aliviam a congestão nasal, mas provocam o sono, como é o caso da carbinoxamina. 

Também é importante frisar que a fenilefrina não possui ação antitérmica ou analgésica, por isso, é necessário a sua associação com ativos que contribuem para o controle da temperatura corporal e diminuição da sensação de dor, como o paracetamol. 

Contraindicações e cuidados no uso de fenilefrina 

Como explicado, a fenilefrina age por meio da vasoconstrição, reduzindo o inchaço e edemas na mucosa nasal inflamada. Porém, essa ação também pode elevar a pressão sanguínea, efeito adverso indesejado e que pode representar risco para certos indivíduos. 

Primeiramente, quem está em tratamento contínuo com inibidores de enzima monoaminoxidase (MAO) não devem fazer uso de medicamentos com a fenilefrina em sua composição. O mesmo vale para aqueles que tenham interrompido esse tipo de tratamento em um período inferior a duas semanas. 

Também é contra indicado para quem sofre de úlcera péptica, hipertireoidismo, hipertensão, doenças hepáticas ou problemas cardiovasculares de natureza grave.  

É essencial o acompanhamento e orientação médica para uso de medicamentos com fenilefrina em pessoas com problemas cardiovasculares, hepáticos ou na tireoide, mesmo que leves. A recomendação também vale para gestantes e lactantes. 

Conclusão 

Em geral, entendemos aqui para que serve a fenilefrina nasal, isto é, como ela age para anular a inflamação da mucosa nasal e diminuir o inchaço que leva a obstrução das vias respiratórias e provoca o nariz entupido. 

Também vemos que seu mecanismo de atuação tem base no seu potencial como vasoconstritor, o que pode representar riscos de aumento da pressão arterial quando utilizado de maneira inadequada ou por pacientes que fazem parte das contraindicações do medicamento. 

De qualquer modo, seu uso seguro depende de seguir as orientações feitas pelo médico que prescreveu o tratamento ou então informações apresentadas na bula do remédio. Assim, é possível aliviar a congestão nasal com auxílio da fenilefrina sem que isso represente em risco para o paciente. 

Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas sobre a ação e utilização do cloridrato de fenilefrina para aliviar o problema de nariz entupido em alergias, gripes e resfriados.  

Para mais dicas e informações relevantes ao tratamento de infecções respiratórias, confira outras postagens no Portal da Saúde. 

Referências consultadas

Drugs.com [Internet]. Phenylephrine nasal. 29 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.drugs.com/mtm/phenylephrine-nasal.html. Acesso em janeiro/2022;

WebMD [Internet]. Nasal Decongestant PE – Uses, Side Effects, and More. Disponível em: https://www.webmd.com/drugs/2/drug-93252/nasal-decongestant-phenylephrine-oral/details. Acesso em janeiro/2022;

Mayo Clinic [Internet]. Carbinoxamine (Oral Route). Disponível em: https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/carbinoxamine-oral-route/side-effects/drg-20060977?p=1. Acesso em janeiro/2022;

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi Noite. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi-noite

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi. Acesso em janeiro/2022.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)