Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que é bom para nariz entupido? Saiba como melhorar a congestão nasal

21/12/2021 o que é bom para nariz entupido - benegrip

Chamamos de congestão nasal a existência de uma obstrução nas narinas, causada na maioria das vezes pelo acúmulo de secreção, produzida em excesso como resultado de um processo inflamatório ou infeccioso. 

Esse sintoma dificulta respiração e causa muito desconforto, levando o paciente a procurar maneiras rápidas para resolver o problema. Pensando nisso, montamos um guia prático sobre o tema, mostrando de uma vez por todas o que é bom para nariz entupido. 

Continue lendo e respire aliviado em pouco tempo! 

Congestão nasal: o que acontece com o nariz entupido? 

Conhecido popularmente como nariz entupido ou constipado, a congestão nasal um sintoma que se manifesta após uma inflamação ou infecção afetar o tecido interno das narinas. Com isso, há o surgimento de um edema, um inchaço local com dilatação dos vasos sanguíneos. 

Dessa forma, a passagem de ar é bloqueada parcial ou completamente. Além disso, o mesmo processo inflamatório provoca o acúmulo de muco na região, resultando na coriza ou nariz escorrendo. 

Apesar dos sintomas estarem interligados, quando se assoa o nariz, o alívio é temporário ou incompleto. Isso ocorre porque nos livramos do muco, mas o edema ainda está lá. Vale destacar que nem todos os casos de congestão nasal estão acompanhados de corrimento. 

De todo modo, quando ficamos com o nariz entupido, isso significa que o sistema imunológico foi acionado, pois trata-se de um mecanismo de defesa. O corpo libera histamina para dilatar os vasos sanguíneos na cavidade nasal e facilitar o fluxo a levar anticorpos para a região afetada. 

Mesmo se tratando de uma resposta natural do organismo, é interessante adotar medidas para melhorar o nariz entupido, afinal de contas, o desconforto é grande e a possibilidade de complicações existe, mesmo que sejam incomuns. 

Possíveis causas do nariz entupido 

Não há como saber o que é bom para nariz entupido sem conhecer as possíveis causal para esse sintoma, já que cada método servirá para uma gama específica de cenários. 

Entre pessoas adultas, a congestão nasal em casos isolados pode estar ligada a processos inflamatórios como rinite, que afeta a mucosa do nariz, ou a sinusite, que atinge os seios da face, cavidades ósseas ao redor do nariz. 

Também pode ser causada pelo desvio de septo nasal, condição em que a região possui um formato que pode provocar ou facilitar a ocorrência de obstrução. 

Por fim, podemos destacar ainda a ocorrência de infecções virais ou bacterianas, como gripes e resfriados, que afetam o sistema respiratório e podem desencadear as reações que levam à sinusite ou rinite. 

No entanto, muitos fatores podem estar ligados a esses quadros, como exemplo temos: 

  • poluição atmosférica; 
  • fumaça de cigarros; 
  • tempo seco (baixa umidade do ar); 
  • corpos estranhos na cavidade nasal; 
  • uso abusivo de descongestionantes nasais; 
  • alergias; 
  • comidas picantes; 
  • estresse. 

O que é bom para nariz entupido?  Passo a passo completo! 

Chegou à parte mais esperada, onde iremos mostrar como aliviar o nariz entupido, respirar tranquilamente durante o dia e dormir bem à noite. Para isso, montamos um passo a passo com quatro etapas superpráticas. Confira!  

1. Identifique a causa 

O primeiro passo é identificar a causa, para então procurar o que é bom para o seu nariz entupido. Fique atento à presença de outros sintomas, como dores, febre e coriza, que podem indicar uma infecção. 

No caso de apresentar corrimento nasal, verifique a coloração do muco e se há presença de sangue, que pode ser um sinal de alerta que algo mais grave está ocorrendo. 

Por outro lado, pode se tratar de uma reação alérgica ou crônica que provoca rinite, sinusite e quadros similares. Nesse caso, tente se lembrar se comeu algo diferente nas últimas horas ou se teve contato com alérgenos potenciais, como pelo de animais, poeira e outros. 

2. Tratamentos caseiros 

O ressecamento das narinas pode piorar a sensação de congestionamento. Por isso, é importante umedecer a região, fazer a limpeza profunda e, se possível, diluir o muco por meio da inalação, que pode ser feita com nebulizadores, umidificadores ou vapor. 

Um banho quente e um chá podem facilitar a inalação de vapor e trazer um alívio considerável. No caso do muco mais espesso, é possível usar soro fisiológico para lavagem da cavidade nasal. 

3. Tratamentos com remédios 

Além dos tratamentos alternativos citados acima, os antialérgicos são medicamentos bons para nariz entupido e reações alérgicas causadas pela liberação de histamina. Eles são indicados em quadros onde o desconforto e a dificuldade de respirar é mais intensa ou duradoura. 

Um efeito esperado e comum em muitos anti-histamínicos é a sonolência. Por isso, não é recomendado fazer uso desses remédios para nariz entupido antes de tarefas que exijam atenção e envolvam riscos, como dirigir e operar máquinas. 

Por outro lado, o uso de antialérgicos que causam sonolência pode ser usado para melhorar do nariz entupido à noite, que além de aliviar o sintoma ainda facilita o repouso completo. 

4. Prevenção de novos casos 

Já falamos tudo que é bom para o nariz entupido, então falta apenas lidar com o que pode ser feito para evitar essa situação. Novamente, cada causa terá uma recomendação.  

Por exemplo, o desvio de septo pode ser solucionado por meio de cirurgias, rinite e sinusite crônica podem ser prevenidas por medicação de uso contínuo, e reações alérgicas podem ser evitadas ao retirar o alérgeno do ambiente. 

Para evitar a congestão nasal em caso de gripe, a vacina contra a Influenza é a forma mais indicada. 

Além disso, manter o ambiente bem ventilado e fazer uso de umidificadores, sobretudo em tempos de clima seco, pode manter a cavidade nasal protegida de agentes externos que causam o entupimento. 

E então, gostou das nossas dicas? Agora você está preparado e sabe o que fazer para melhorar de um nariz entupido. Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e continue acompanhando o Portal da Saúde. Até a próxima!  

Referências Consultadas

Farzam K, Sabir S, O’Rourke MC. Antihistamines. [Updated 2021 Jul 18]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538188/>. Acesso em setembro/2021.

Hospital Universitário de Santa Maria. Serviço de otorrinolaringologia. Obstrução Nasal/ Nariz Trancado/ Nariz Entupido. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/otorrino/index.php/otorrinolaringologia/sintomas-e-doencas-mais-comuns/2-uncategorised/3-obstrucao-nasal-nariz-trancado-nariz-entupido>. Acesso em setembro/2021.

MD Saúde [Internet]. Congestão nasal: como tratar o nariz entupido? Disponível em: <https://www.mdsaude.com/otorrinolaringologia/nariz-entupido/>. Acesso em setembro/2021.

Biblioteca Virtual da Saúde. Sinusite. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/sinusite/>. Acesso em setembro/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)