Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Comprimido para gripe: como tomar, qual usar e diferenças do antigripal dia e noite.

27/05/2022 comprimido-para-gripe

O uso de comprimidos para gripe é parte essencial no tratamento tradicional da doença, que visa aliviar os principais sintomas e ajudar o corpo a recuperar a saúde por meio da ação do sistema imunológico, responsável pelo combate ao vírus e, consequentemente, pela cura. 

Nesse contexto, diferentes medicamentos foram desenvolvidos para tratar os efeitos mais desconfortáveis da Influenza, como é o caso da febre, dores pelo corpo, fadiga, congestão nasal e coriza. 

A apresentação tradicional de Benegrip em comprimidos para gripe, com dipirona monoidratada, conta com ação analgésica, antipirética, antialérgica e estimulante, com o intuito de elevar a disposição e o cansaço que acompanham o quadro. 

Para atender preferências variadas com o mesmo cuidado, a linha antigripal também conta com o Benegrip Multi Dia e Noite, com paracetamol, que oferecem um tratamento capaz de acompanhar a rotina do paciente e tratar os incômodos que surgem com o passar das horas. 

Para guiá-los durante os cuidados com gripes e resfriados, criamos um guia completo sobre os comprimidos para gripe disponíveis em nossa linha de produtos, abordando informações relevantes sobre sua composição, recomendações de uso, faixa etária indicada e qual o melhor remédio para cada situação. 

Tire todas suas dúvidas sobre Benegrip Comprimidos e Benegrip Multi Dia e Noite. Boa leitura! 

O que é a gripe? 

A gripe é uma infecção viral que acomete o sistema respiratório, provocando inflamação dos tecidos, febre e dores, entre outros sintomas. Ela é causada pelo vírus da Influenza, que possui variações genéticas classificadas nos subtipos A, B, C e D.  

Nem todos os subtipos do vírus da Influenza afetam os humanos, mas alguns deles são capazes de provocar diferentes tipos de gripe que não a comum, como a H3N2 e H1N1. Entre elas, a gravidade dos sintomas pode variar, sendo mais intensos e com maior potencial de causar complicações. 

O tratamento da gripe é voltado para aliviar esses sintomas e o seu impacto no organismo, controlando a extensão da infecção para evitar sequelas severas no sistema respiratório ou doenças mais graves, como a pneumonia. 

Isso ocorre pois não há cura para a gripe, cuidamos dos sintomas para que o sistema imunológico possa combater o vírus e controlar os danos causados por ele. A prevenção é o melhor jeito de evitar a doença, adotando hábitos de higiene e tomando a vacina da gripe todos os anos. 

Sintomas da gripe 

Após a transmissão do vírus, a gripe pode apresentar os primeiros sintomas em até 48 horas, iniciando o quadro com a febre alta. Depois disso, surgem as dores no corpo e na cabeça, fadiga, nariz entupido e escorrendo, garganta inflamada, entre outros. 

É comum que os três dias que seguem o início dos sintomas sejam mais desconfortáveis, com mal-estar mais intenso. Depois disso, eles começam a diminuir gradativamente, durando uma média de 10 dias até a recuperação completa. 

Diferença entre gripe e resfriado 

Diferente da gripe, o resfriado é uma infecção viral ou bacteriana de menor intensidade, que pode ser provocado por mais de 200 patógenos diferentes, sendo que o rinovírus e o parainfluenza são os mais comuns. 

Apesar de compartilhar muitos sintomas, raramente o resfriado causa febre e deixa a pessoa de cama, mesmo com o mal-estar no corpo ela ainda consegue se manter ativa.  

Normalmente, sintomas mais intensos causados por um resfriado estão associados a imunidade baixa ou em desenvolvimento, este último é o caso das crianças, que ainda não possuem mecanismos totalmente amadurecidos para a defesa do organismo. 

Assim como a gripe, o resfriado é uma doença autolimitada, curada pelo próprio corpo em um período médio de sete dias do início dos sintomas.  

Enquanto a recuperação não ocorre, o tratamento também é voltado para o cuidado com os sintomas a partir de remédios com ação analgésica, antialérgica, anti-inflamatória ou ainda antitérmica, quando houver febre. 

O que é o comprimido para gripe? 

Comprimidos para gripe são utilizados no tratamento de doenças respiratórias, tratando os sintomas que surgem quando o nosso organismo começa a combater o patógeno invasor, como é o caso da febre e dores associadas ao processo inflamatório. 

A composição desses medicamentos pode variar, no entanto, eles compartilham os ativos importantes para alívio do mal-estar e proteção das áreas afetadas para evitar complicações. Nesse caso, é essencial que o remédio apresente as seguintes ações: 

Antitérmica ou antipirética 

É voltada para auxiliar no controle da febre. Ao detectar o vírus da gripe, o organismo altera o limiar térmico do hipotálamo e atua para preservar o calor corporal, aumentando a temperatura para criar um ambiente menos propício para a proliferação do patógeno. 

Porém, quando a febre se estende por longos períodos pode causar danos à estrutura celular e provocar sequelas na pessoa doente, daí a necessidade de usar remédios antitérmicos para permitir a perda de calor e redução da temperatura. 

Analgésica 

Tem como objetivo atuar nos receptores do sistema nervoso para diminuir a sensação de dor e aliviar o desconforto geral que a pessoa doente possa sentir. Muitos comprimidos para gripe são baseados em componentes que combinam a ação antitérmica e analgésica, garantindo um tratamento mais completo. 

Anti-inflamatória 

Ação secundária, mas também importante para o alívio dos sintomas da gripe.  

Um anti-inflamatório ajuda a reduzir o inchaço causado pela dilatação dos vasos sanguíneos, parte da reação do organismo para facilitar o transporte de células de defesa para a região afetada, mas que causa desconforto e pode tornar o tecido de mucosas mais sensível e propenso à lesões. 

Antialérgica e descongestionante 

É comum que os processos inflamatórios aumentem a sensibilidade das mucosas que revestem a garganta e as narinas, provocando irritação e reações alérgicas na região. Daí a necessidade de um antialérgico ou anti-histamínico para controlar tais efeitos. 

Junto disso, também vale citar a ação de descongestionantes ou expectorantes, que ajudam a manter as vias respiratórias livres de secreção, aliviando sintomas como congestão nasal, coriza e tosse.

Comprimido para gripe na linha Benegrip 

Com base nas necessidades do tratamento da Influenza, Benegrip conta com uma completa linha para aliviar os sintomas e diminuir o desconforto causado pela doença. Nela, há duas apresentações de comprimidos para gripe. São eles: 

Benegrip tradicional 

A versão tradicional combina dois comprimidos para gripe em uma dose única que trata os principais sintomas da infecção. Combina a ação de dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina e cafeína, para aliviar dores, febre, congestão nasal, coriza e sensação de cansaço. 

Funciona da seguinte forma, a dipirona monoidratada na composição de Benegrip tradicional serve para combater a dor e a febre, enquanto a ação antialérgica fica por conta do maleato de clorfeniramina. A cafeína fecha a composição, servindo como estimulante para combater a fadiga e indisposição. 

Como tomar Benegrip tradicional? 

Cada dose de Benegrip tradicional é composta por dois comprimido para gripe, um verde e outro laranja, que devem ser ingeridos via oral ao mesmo tempo, de três a quatro vezes por dia. O efeito do medicamento se inicia de 30 a 60 minutos após sua ingestão. 

Este medicamento é contraindicado para uso juntamente com álcool e é recomendado evitar o uso de outros anti-inflamatórios simultaneamente a esse tratamento.  

Quem pode tomar Benegrip tradicional? 

A versão tradicional de Benegrip é contraindicada para menores de 12 anos de idade, por isso, não é recomendado para crianças e não deve ser tomado por mulheres durante a amamentação. Nesses casos, é recomendado evitar dar o leite materno por até 48 horas após o uso do medicamento, se esse tratamento for necessário. 

Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula também não devem tomar esse comprimido para gripe. Para mais informações sobre indicações e restrições de uso, confira a bula de Benegrip tradicional

Benegrip Multi Dia e Noite (comprimido para gripe)

A nossa linha de comprimido para gripe também conta com o Benegrip Multi Dia e Noite, que possui alta concentração de ativos com o intuito de entregar forte potencial analgésico e descongestionante.  

Em sua composição, tanto os comprimidos do dia quanto os da noite contém paracetamol e cloridrato de fenilefrina, para ação antitérmica, analgésica e descongestionante. Porém, esse remédio para gripe foi desenvolvido para tratar os sintomas de acordo com as necessidades da sua rotina. 

De manhã e à tarde, o Benegrip Multi Dia trata dores, febre e congestão nasal sem provocar sonolência, permitindo que a pessoa fique mais alerta e disposta, promovendo a sensação de bem-estar. 

Depois disso, é hora de proporcionar melhor repouso com uma noite bem dormida. Esse efeito fica por conta do Benegrip Multi Noite, que combina paracetamol, cloridrato de fenilefrina e o maleato de carbinoxamina, para reforçar a ação descongestionante e também antialérgica. 

Dessa forma, previne que a congestão nasal e a coriza possam trazer incômodo e prejudicar a tranquilidade do repouso, ao mesmo tempo que ajuda a dormir por estimular a sonolência. 

Como tomar Benegrip Multi Dia e Noite? 

Benegrip Multi Dia possui dois comprimido para gripe nas cores branco e amarelo, que devem ser ingeridos com água, até três vezes ao dia, com intervalo mínimo de oito horas entre as doses. 

Para todos os efeitos, o Benegrip Multi Noite segue as mesmas recomendações de uso, com cada dose composta por um comprimido amarelo e outro laranja. De todo modo, tomar uma dose a cada oito horas, seja do Multi Dia ou Multi Noite, nunca tomando ambos quatro comprimidos ao mesmo tempo. 

Quem pode tomar Benegrip Multi Dia e Noite? 

O tratamento oferecido pelos comprimidos para gripe Benegrip Multi Dia e Noite são indicados para uso adulto e pediátrico a partir dos 12 anos de idade. Não deve ser usado por crianças pequenas nem pessoas com hipersensibilidade aos componentes. 

Gestantes e lactantes só devem utilizar o medicamento sob orientação médica, o que também vale para pacientes com comorbidades diversas, como hipertensão ou doenças hepáticas. 

Para mais informações sobre contraindicações e precauções, consulte as bulas de Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite

Qual o melhor comprimido para gripe? 

Com tais informações, inevitavelmente surgem as perguntas: qual o melhor comprimido para gripe? É melhor tomar a versão tradicional ou Benegrip Multi Dia e Noite? 

Na prática, não é possível afirmar de maneira generalizada que um deles é melhor que o outro. Ambos possuem eficácia comprovada e tem potencial para aliviar os principais sintomas de gripes e resfriados. 

Porém, cada organismo responde de uma maneira aos efeitos da medicação. Uma pessoa pode obter resultados melhores com os comprimidos tradicionais de Benegrip, à base de dipirona monoidratada, enquanto outros pacientes se adaptam melhor à composição de Benegrip Multi Dia e Noite. 

Além disso, é essencial seguir atentamente as recomendações de uso apresentadas na bula do medicamento. Respeite os intervalos entre as doses e tome os comprimidos para gripe de duas cores ao mesmo tempo para formar uma dosagem completa e obter os efeitos esperados. 

Junto da medicação para aliviar os sintomas, as recomendações para estimular a recuperação em casos de gripes e resfriado incluem: 

  • Repouso: descansar é muito importante para não sobrecarregar o organismo e dificultar a recuperação da doença, além de estimular uma resposta imune de maior qualidade quando estamos em repouso; 
  • Hidratação: reforçar a ingestão de líquidos, principalmente água, é importante para não ressecar as mucosas e fornecer um importante componente para o corpo usar no combate à doença; 
  • Alimentos e bebidas quentes: chás, sopas, caldos e canjas são boas alternativas para nutrir o organismo em um período de alta demanda por vitaminas e minerais, além de promover relaxamento e alívio do desconforto pela ingestão de alimentos e bebidas quentes; 
  • Cuidados: redobre a atenção com hábitos de higiene, evite compartilhar objetos pessoais e ficar no mesmo ambiente de outras pessoas e seja paciente, assim é possível evitar que outros fiquem doentes. 

Caso os sintomas não melhorem após a medicação, se mantenham em alto nível de intensidade ou ainda não desapareçam após períodos superiores a 12 dias, é recomendado procurar atendimento médico para assegurar o diagnóstico e tratamento adequado ao seu caso. 

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre os comprimido para gripe da linha Benegrip. Para mais dicas de tratamento, saúde e bem-estar, continue acompanhando o Portal da Saúde. Até a próxima!

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)