É gripe, alergia, resfriado ou rinite? Descubra a diferença!

10/09/2021 diferença entre gripe e alergia

É comum ter dúvidas quanto a diferença entre gripe e alergia. Aliás, resfriado e rinite também entram nessa caixinha de problemas com sintomas parecidos e que podem incomodar bastante no dia a dia. 

Pensando nisso, decidimos elaborar um guia completo para que você consiga identificar a diferença entre gripe, alergia, resfriado e rinite. 

Confira as informações a seguir e lembre-se que esse é um texto de caráter informativo. Para ter um diagnóstico completo, consulte um médico! 

Boa leitura! 

Entenda o que é gripe, alergia, resfriado e rinite 

Antes de descobrir a diferença entre gripe, alergia, resfriado e rinite, é preciso entender mais sobre cada um desses problemas. Confira a seguir! 

Gripe 

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que se propaga com grande facilidade. Existem quatro tipos de vírus influenza: tipo A, tipo B, tipo C e tipo D. 

Para os seres humanos, os tipos mais preocupantes são os A e B, responsáveis pelas grandes epidemias de gripe.  

O vírus influenza causa doenças respiratórias que costumam durar de quatro a seis semanas.  

Alergia 

Alergia nada mais é que uma reação exagerada do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o corpo e que, geralmente, não incomodam a maioria das outras pessoas. 

Esse contato pode ocorrer pela via respiratória, pela via cutânea ou por meio da ingestão. A seguir, listamos algumas das substâncias mais comuns que podem causar uma reação alérgica: 

  • Pólen 
  • Ácaros 
  • Mofo 
  • Pelos de animais 
  • Determinados alimentos, como os frutos do mar 
  • Picadas de inseto 
  • Alguns medicamentos 

Resfriado 

O resfriado é uma doença respiratória que pode ser confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes, principalmente o rinovírus. Outros possíveis causadores são os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV).  

O resfriado tem sintomas parecidos com os da gripe e, por isso, é fácil confundi-los. Mais abaixo falaremos mais sobre as diferenças dos sintomas de cada um. 

Rinite 

A rinite é uma inflamação na mucosa do nariz após ocorrer uma exposição a algum tipo de alérgeno, como ácaros, pelos de animais, insetos, pólen e bolores. A rinite atinge cerca de 25% das crianças. 

O contato com alérgenos leva à liberação de “substâncias” que induzem os sinais clássicos de uma rinite, como espirros, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal. 

Diferenças de sintomas 

Depois de entender o que é cada um desses problemas, podemos discorrer sobre as diferenças entre gripe, alergia, resfriado e rinite.  

Começando pelos sintomas: as doenças dividem, em sua maioria, sinais bastante parecidos.  

Os principais sintomas da gripe, por exemplo, são febre, calafrios, tosse, fadiga, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, vômitos e diarréias. 

As alergias podem causar vários sintomas, como coriza, espirros, coceira, erupções cutâneas, inchaço ou asma, variando entre os níveis de gravidade.  

Os sintomas do resfriado são bastante parecidos com os da gripe. Entre eles, estão: tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta. A diferença é que quem pega um resfriado, sente esses sintomas por menos tempo (de dois a quatro dias) e de forma mais leve.  

A rinite tem como principais sintomas: espirros repetidos, coriza, coceira no nariz (os olhos, os ouvidos, céu da boca e garganta também podem coçar), mucosa nasal congestionada e narinas entupidas, olhos avermelhados e irritados, alteração do olfato e do paladar, tosse crônica noturna, sinusite, amigdalites e faringites. 

Como identificar? 

A principal diferença entre gripe e alergia é a febre. Reações alérgicas se caracterizam por coriza, espirros, obstrução nasal, coceira no nariz e, geralmente, não acarretam em febre. A gripe, por sua vez, se caracteriza por gerar um estado febril. 

Uma boa maneira de se identificar a diferença entre gripe e rinite é observar a cor da secreção nasal. Pessoas que sofrem de rinite costumam apresentar um muco de cor transparente, que não indica uma infecção viral. No caso de quem está gripado, é comum produzir uma secreção de cor esverdeada ou amarelada.  

Identificar a diferença entre gripe e resfriado, porém, não é uma missão simples. Isso porque ambas são infecções causadas por vírus e que compartilham sintomas parecidos. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado e possui sintomas mais intensos. Além disso, os resfriados geralmente não resultam em problemas de saúde graves, como pneumonia.  

Uma boa forma de se identificar a diferença entre alergia e resfriado é observando o tempo de duração dos sintomas. A alergia se estende por mais tempo que o resfriado, que dura no máximo cinco dias. 

Em suma, consultar um especialista é a principal forma de se identificar com exatidão o problema que estiver acometendo seu corpo. Não deixe de visitar um médico ao sentir os sintomas que citamos no início do artigo! 

Dicas para afastar os problemas 

Existem alguns cuidados que podemos adotar para evitar alergias e melhorar a qualidade de vida que desfrutamos apesar desse desconforto. Confira nossas dicas: 

  • Identifique alérgenos através de exames e evite-os em sua rotina; 
  • Informe colegas e familiares sobre alergias conhecidas; 
  • Siga o tratamento contra alergias de acordo com a prescrição médica; 
  • Evite ambientes pouco ventilados; 
  • Em situações de clima seco, faça uso de umidificadores de ar. 

Tratamentos 

Para saber o tratamento ideal para seu problema, é imprescindível consultar um médico. Dessa forma, lhe será orientado o que melhor cabe ao seu caso.  

Ainda assim, no caso de sintomas leves, algumas dicas podem ajudar: 

  • Repouso constante 
  • Beber muita água 
  • Analgésicos podem aliviar os sintomas 

No caso de gripes e resfriados, a linha de tratamento da Benegrip pode ser usada para atenuar os sintomas mais comuns, como dor, febre e coriza. 

Referências consultadas

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite. 

Centers for Disease Control and Prevention. Cold Versus Flu. Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/symptoms/coldflu.htm>. Acesso em abril/2021. 

Secretaria de Saúde do Paraná. Influenza (Gripe). Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe>. Acesso em março/2021. 

News In Health. Cold, Flu, or Allergy?. Disponível em: <https://newsinhealth.nih.gov/2014/10/cold-flu-or-allergy>. Acesso em abril/2021. 

Gripe Santa Catarina. Gripe. Disponível em: <http://www.gripe.sc.gov.br/>. Acesso em abril/2021. 

Medicine Plus. Allergy. Disponível em: <https://medlineplus.gov/allergy.html>. Acesso em abril/2021. 

Rizzo MC, Cocco RR, Castro AP.. Rinite alérgica pode interferir no desempenho escolar de crianças. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/santo_amaro/noticias/>. Acesso em abril/2021. 

Biblioteca Virtual em Saúde. Alergias. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/82alergias.html>. Acesso em abril/2021. 

Molinari G, Colombo G, Celenza C. Respiratory allergies: a general overview of remedies, delivery systems, and the need to progress. ISRN Allergy. 2014;2014:326980. Published 2014 Mar 12. doi:10.1155/2014/326980. Acesso em setembro/2021. 

Ashtma and Allergy Foundation of America [Internet]. Preventing Allergic Reactions and Controlling Allergies. Disponível em <https://www.aafa.org/prevent-allergies/>. Acesso em setembro/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

posts relacionados