
Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
No segundo semestre de 2022, houve um aumento notável no número de casos de covid-19, impulsionado principalmente pelas novas variantes Ômicron. Com isso, a vacinação voltou a ter destaque, fazendo com que muitos procurassem saber mais sobre a quarta dose da vacina da covid.
Afinal de contas, por que tomar a quarta dose da vacina contra a covid? Quem pode tomar? Qual das vacinas disponíveis é a mais indicada para reforço?
Essas dúvidas são bastante pertinentes, sobretudo se considerarmos que, após anos de pandemia, a vida parecia estar voltando ao normal para muitas pessoas. Pensando nisso, montamos esse post para responder todas as suas perguntas sobre a quarta dose da vacina da covid.
Aproveite a leitura!
Desde junho de 2022, o Ministério da Saúde autoriza e recomenda a aplicação da quarta dose da vacina da covid, que também é chamada de segunda dose de reforço, a idade mínima está sendo analisada em cada Estado e liberada aos poucos.
O objetivo das campanhas de vacinação é aumentar a prevenção contra os casos graves da doença, tendo em vista o recente aumento no número de casos de covid-19, que, por sua vez, pode ser ligado à descoberta de novas variantes da cepa Ômicron.
Essa linhagem tende a causar infecções com sintomas mais leves, porém, a transmissão e a contaminação do vírus é mais rápida, aumentando a preocupação especialmente com os grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades.
Mesmo assim, algumas pessoas podem ter dúvidas ou até acreditar que as doses de reforço contra a covid são desnecessárias. Para demonstrar a real importância de tomar a quarta dose da vacina, reunimos aqui os principais motivos apontados por especialistas e autoridades da saúde. Confira:
Antes da Ômicron, as variantes de preocupação, como a Delta e a Gama, traziam risco por conta dos sintomas e grau de severidade, o que poderia ser mais grave.
Com a vacinação completa e a primeira dose de reforço, uma pessoa estava protegida, com poucas chances de ter sintomas graves ou mesmo se infectar. No entanto, a Ômicron teve mutações na proteína Spike, que é responsável pela contaminação.
Dessa forma, essa variante é capaz de infectar o organismo com mais facilidade, fazendo o vírus se propagar com velocidade.
Quanto mais o coronavírus circula, maiores as chances de passar por mutações, o que resulta em novas cepas preocupantes, podendo reduzir a eficiência dos anticorpos adquiridos com a vacinação ou após ter a covid.
Assim, a quarta dose da vacina da covid serve para recompor a efetividade dos imunizantes adquiridos anteriormente, preparando o organismo para as cepas em maior circulação no momento em que vivemos.
A aplicação de uma segunda dose de reforço contra a covid, como é classificada a quarta dose da vacina, é indicada para aumentar a quantidade de anticorpos no organismo, visando prolongar a imunidade e manter a eficácia na prevenção de casos graves da doença.
Com as novas variantes, a chance de reinfecção subiu, assim como o número de casos gerais. Para reduzir esse risco e manter a eficácia da vacinação, a aplicação da quarta dose tem se mostrado a estratégia mais efetiva.
Segundo o Boletim InfoGripe, da Fiocruz, 12 estados brasileiros já apresentaram um aumento do número de casos de covid este ano. Isso é resultado de uma nova onda da doença, que também foi constatada ao redor do mundo.
Dessa forma, quem pode tomar a quarta dose da vacina contra a covid deve adquirir esse reforço para prevenir quadros de infecção ou reinfecção com maior gravidade. Ao mesmo tempo, indica-se retomar medidas não-farmacológicas, como usar máscaras e reforçar a higiene das mãos.
Conforme mencionado, quanto maior a circulação do vírus, maiores as chances de haver mutações que resultam em variantes de alto risco. Logo, tomar a quarta dose da vacina de covid pode evitar a contaminação e desacelerar esse processo de evolução do vírus.
A variante Ômicron já está avançando em subgrupos preocupantes, como BQ.1 e XXB. Essas mutações internas da cepa estão ligadas à maior capacidade adaptativa do coronavírus, impulsionando sua propagação, o que precisa ser combatido.
De modo geral, quem pode tomar a quarta dose da vacina da covid é determinado de maneira independente pelos estados e municípios brasileiros. Nacionalmente, o Ministério da Saúde já recomenda que a dose de reforço para covid seja aplicada em todas as pessoas com 40 anos ou mais. Contudo, em determinados Estados a idade já está a partir de 18 anos.
Além disso, recomenda-se que a terceira dose (primeira dose de reforço) tenha sido tomada há, pelo menos, quatro meses.
Alguns estados, como São Paulo, já iniciaram a aplicação do reforço para indivíduos a partir dos 18 anos de idade. Para saber como está a campanha de vacinação onde mora, é possível procurar as secretarias de saúde estaduais ou municipais.
A ideia de que a vacina boa é a que estiver disponível, famosa no início da imunização contra a covid, segue valendo para as doses de reforço. Uma vacinação diversificada é apontada como a melhor estratégia para combater as variantes. Contudo, com o alto número de casos e a dificuldade de disponibilizar o imunizante, não é válido tentar escolher o produto que irá receber.
Essa decisão cabe ao profissional de saúde responsável pela aplicação, que deverá observar quais doses uma pessoa tomou e qual tipo de vacina está em estoque.
Geralmente, as doses de reforço contra a covid são aplicadas nas unidades básicas de saúde operadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada cidade tem autonomia para organizar a distribuição de doses para a população, portanto, isso tende a variar de um município para outro.
Desse modo, consulte a secretaria de saúde da região onde mora para se informar sobre o local de vacinação e os grupos focados pela campanha no momento.
Tomar a quarta dose da vacina para covid é muito importante para reduzir o número de casos e prevenir quadros graves da doença, efetivamente desacelerando o avanço da pandemia. Entretanto, essa não deve ser a única preocupação que devemos ter quando se fala de prevenção.
Mesmo que os cuidados tenham sido flexibilizados, as medidas não-farmacológicas são de grande importância para evitar o avanço do coronavírus. Nesse caso, as principais recomendações são:
Todo cuidado é importante para reforçar a prevenção e combater a pandemia. Não deixe de fazer a sua parte.
Enfim, esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre a quarta dose da vacina de covid e se motivado a tomar o imunizante, caso não tenha feito isso antes.
Compartilhe o post com quem você acha que precisa conhecer essas informações. Até a próxima!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Suplemento Alimentar
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.