gripe-dengue-zika-e-chikungunya-entenda-a-diferenca

Conhecer as causas, sintomas e tratamentos indicados para cada doença é essencial para dar o cuidado adequado ao paciente e ajudar na sua recuperação. Isso fica mais claro quando temos quadros bastante similares, como é observado em casos de dengue, zika, chikungunya e até mesmo da gripe.

Nesse post, vamos explicar o que são essas doenças, quais sintomas elas causam e como é feito o tratamento. Para facilitar sua compreensão desse assunto, montamos uma tabela com as principais características e diferenças entre elas. Continue lendo!

O que é a dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus classificado como arbovírus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz principalmente em água parada e é mais abundante nos meses mais quentes e úmidos.

Sintomas de dengue

Os sintomas da dengue mais comuns são a febre, dor de cabeça, dor no corpo e náuseas, assim como o surgimento de manchas vermelhas espalhadas pelo tórax, abdômen e membros.

Em casos mais graves, podem ocorrer dor intensa no abdômen, sangramento no nariz e na gengiva, e vômito, indicando um quadro de dengue hemorrágica.

Tratamento da dengue

Um dos principais cuidados no tratamento da dengue é evitar a desidratação, que pode aumentar a gravidade do quadro.

Para isso, a hidratação com água, soro caseiro, sucos e água de coco, por exemplo, são algumas das alternativas mais interessantes. Em casos que necessitam de internação, o paciente pode receber hidratação com soro direto na veia.

Além disso, é possível usar medicamentos com ação analgésica e antitérmica para aliviar a dor e a febre. Porém, devem ser evitadas fórmulas com ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, que podem aumentar a probabilidade de sofrer com hemorragias.

O que é a zika?

O vírus da Zika é outro que pode ser transmitido pelo Aedes aegypti, provocando uma doença infecciosa febril. No geral, o quadro apresenta uma duração de até sete dias.

Sintomas de zika

Os sintomas de Zika costumam incluir dor de cabeça, febre baixa, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele. Além disso, é comum que a pessoa apresente sinais de conjuntivite, ficando com os olhos vermelhos e coçando bastante.

Tratamento da zika

Assim como outros casos, o foco do tratamento da Zika é aliviar a dor e controlar a febre, que são os principais sintomas, utilizando certos tipos de analgésicos. Além disso, medicamentos com ação antialérgica também são comuns, para cuidar da coceira e vermelhidão na pele.

O que é a chikungunya?

Fechando as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, temos a Chikungunya, doença infecciosa febril causada pelo vírus de mesmo nome.

Ela costuma apresentar um quadro mais intenso, apesar do risco de complicações graves ser menor, já que não apresenta uma forma hemorrágica.

Sintomas de chikungunya

O principal sintoma de chikungunya é a dor intensa nas articulações, que pode fazer a pessoa se contorcer e contrair os dedos, pulsos e tornozelos. Além disso, temos a ocorrência de febre alta e repentina, que costuma ficar acima dos 38,5 ºC.

Tratamento da chikungunya

O tratamento da chikungunya foca em aliviar os sintomas, incluindo o uso de analgésicos e antitérmicos, para reduzir a dor nas articulações e controlar a febre, respectivamente. Por conta da elevação da temperatura, é essencial se manter hidratado para evitar maiores riscos.

Vale destacar que o mal-estar sentido nas articulações das mãos e pés pode persistir por meses após o fim do quadro agudo, sendo necessário tratamento adicional.

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório, causada pelo vírus da Influenza. As formas de contágio mais comuns são a inalação de gotículas de saliva contaminada que podem ficar suspensas no ar e a transmissão cruzada, ao tocar em uma superfície que contenha o vírus e depois levar as mãos ao rosto.

Sintomas de gripe

O que costuma confundir essas doenças é a similaridade do quadro que elas provocam, no caso da gripe, é comum apresentar febre alta, dor de cabeça, mal-estar no corpo, coriza, tosse, dor de garganta e congestão nasal.

Tratamento da gripe

No geral, o tratamento da gripe é focado no alívio dos sintomas, usando analgésicos, antitérmicos, antialérgicos e descongestionantes. Medicamentos antigripais apresentam fórmulas que combinam muitas dessas ações, facilitando o cuidado do paciente.

Além disso, a hidratação também é muito importante, por conta da febre.

Como saber se é gripe, dengue, zika ou chikungunya?

Para saber se o seu caso é de dengue, zika, chikungunya ou gripe, é importante ficar atento à evolução do quadro e época do ano. Enquanto a gripe é mais comum nos meses frios de outono e inverno, as demais doenças são mais frequentes no verão, quando o clima é quente e úmido.

De modo geral, ao apresentar os sintomas e houver suspeita de alguma dessas doenças, é essencial procurar atendimento médico para obter o diagnóstico correto e a prescrição do tratamento ideal para cada caso.

Para se informar a respeito de cada uma delas, confira a tabela abaixo com as características e diferenças de gripe, dengue, zika e chikungunya:

Gripe Dengue Zika Chikungunya
Vírus influenza Mosquito Aedes aegypti Mosquito Aedes aegypti Mosquito Aedes aegypti
Transmissão de pessoa para pessoa Transmissão pela picada do mosquito Transmissão pela picada do mosquito Transmissão pela picada do mosquito
Início dos sintomas de um a sete dias Início dos sintomas de três a 15 dias Início dos sintomas de três a 12 dias Início dos sintomas de três a 12 dias
Febre moderada a alta Febre alta Febre baixa ou inexistente Febre moderada
Tosse persistente, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo Dor de cabeça intensa, dor muscular e atrás dos olhos, enjoo, vômito, sangramentos e manchas no corpo Conjuntivite, manchas pelo corpo e muita coceira Dor nas articulações que costuma ser incapacitante, podendo causar até inchaço
Mais comum no outono e inverno, devido ao clima frio e seco Mais comum no verão, devido à elevação de temperatura e intensidade de chuvas Mais comum no verão, devido à elevação de temperatura e intensidade de chuvas Mais comum no verão, devido à elevação de temperatura e intensidade de chuvas
Não existe uma medicação específica que combata o vírus Não existe uma medicação específica que combata o vírus Não existe uma medicação específica que combata o vírus Não existe uma medicação específica que combata o vírus
Analgésicos e antitérmicos são usados para aliviar os sintomas Analgésicos e antitérmicos à base de paracetamol são usados para aliviar os sintomas Analgésico à base de paracetamol ou dipirona para o controle da febre e dor. Anti-histamínicos também podem ser usados Analgésicos, anti-inflamatórios e até corticoides são usados para aliviar os sintomas
Pode complicar e desencadear pneumonia, otite e sinusite A principal complicação é a hemorragia, que pode levar à morte A principal complicação é a Síndrome de Guillain-Barré. Em gestantes, pode desencadear microcefalia nos bebês A principal complicação é a demora para a pessoa voltar às atividades rotineiras por causa das fortes dores articulares
Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, lavar as mãos com frequência e manter distância de pessoas gripadas Eliminar os criadouros e usar repelente Eliminar os criadouros e usar de repelente Eliminar os criadouros e usar repelente
Tem vacina Tem vacina Não tem vacina Não tem vacina

Agora você já tem mais informações para identificar cada doença, não deixe de procurar atendimento médico para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento de acordo com o seu caso.

Para mais dicas de saúde e bem-estar, confira outras postagens do blog Portal da Saúde. Até a próxima!

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais