Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que é a arginina e para que ela serve? 7 principais benefícios!

08/10/2021 o que é arginina

Você sabe o que é arginina? Entenda para que ela serve e saiba como ela trabalha em prol de nosso bem-estar. Afinal, ela é capaz de estimular os ganhos de massa, fortalecer a imunidade e ainda garantir mais disposição para enfrentar a rotina diária. 

Cada nutriente desempenha uma função no organismo e pode proporcionar uma série de benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida. Enquanto vitaminas e minerais ganham destaque em nossa dieta, aminoácidos, como a arginina, também merecem nossa atenção. 

Seu potencial em combater doenças crônicas e promover a saúde de forma natural é muito interessante. Pensando nisso, reunimos tudo que precisa saber sobre o tema. Descubra o que é e para que serve a arginina, e confira as principais fontes desse nutriente.  

Boa leitura! 

O que é a arginina? 

Partindo de sua definição básica, a arginina é um aminoácido semi essencial para o corpo humano, sendo o principal ingrediente para sintetização do óxido nítrico pelo organismo.  

Por sua vez, o óxido nítrico promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, regula a pressão e é de grande importância para a liberação de hormônios do crescimento e insulina. A arginina, assim como a citrulina, é um componente base para sua formação, sendo uma maneira prática de suplementação do composto. 

O potencial terapêutico da arginina está em constante expansão desde os anos 90 até descobertas recentes, após 2010. Como o aminoácido participa da síntese de proteínas no organismo, ele permite que o metabolismo produza com mais facilidade os nutrientes essenciais para evitar doenças diversas. 

Estudos indicam que o consumo regular de arginina pode estar associado a menor risco de doenças cardiovasculares, cicatrização mais rápida e até a prevenção de diversos tipos de câncer.  

De maneira similar, como a arginina participa da liberação de hormônios do crescimento, ela também pode contribuir para a manutenção da massa magra e o controle dos índices de gordura corporal, principalmente quando a presença desses hormônios é reduzida pelos efeitos da idade. 

Biologicamente, a arginina pode ser obtida por meio da ingestão de alimentos, da reciclagem de aminoácidos pelo metabolismo e também pela síntese de compostos precursores. Isto significa que o corpo consegue produzir arginina a partir de outras enzimas mais comuns. 

Por isso mesmo que ela é considerada semi essencial, já que apesar de recomendada a ingestão com a dieta ou suplementação em casos específicos, estas não são as únicas formas de obtenção do nutriente. 

Para que serve a arginina? 

Agora que já sabemos o que é a arginina, vamos entender melhor qual sua função no organismo. Em uma abordagem mais direta, além do que já foi citado, a arginina é utilizada para desempenhar as seguintes funções: 

  • Cicatrização e regeneração de tecidos danificados; 
  • Estímulo ao funcionamento dos rins na excreção de toxinas do corpo; 
  • Manutenção da imunidade e função hormonal; 
  • Relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. 

Também é comum apontar para os benefícios da arginina para o coração. Transformada pelo metabolismo em óxido nítrico, ela melhora a circulação ao relaxar os vasos sanguíneos, o que acaba se desenvolvendo em outras vantagens. 

Ao promover o fluxo sanguíneo, ela pode prevenir o entupimento das artérias, desenvolvimento de angina e doenças coronárias. Vale destacar que as evidências desses benefícios ainda precisam ser comprovadas em estudos de longo prazo, apesar dos resultados promissores em curto prazo. 

7 principais benefícios da arginina 

fontes de arginina

Com base nessas funções, comprovadas a longo termo ou em fase de estudos, podemos compreender melhor o que é a arginina, para que ela serve e quais os seus principais benefícios. Dessa forma, vamos destacar alguns deles a seguir. 

1. Ajuda a regular a pressão sanguínea 

Os efeitos da arginina no relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos ajuda não só a combater o entupimento das artérias como também é capaz de contribuir para a melhor regulação da pressão, diminuindo o risco de doenças e problemas vasculares. 

2. Estimula a cicatrização e regeneração de tecidos 

A produção de hormônios do crescimento, estimulada pela arginina, ajuda no processo de cicatrização e regeneração de tecidos do corpo humano. Feridas podem sarar com mais rapidez, ao mesmo tempo que o metabolismo desencadeia uma ação anti-inflamatória. 

3. Estimula a imunidade 

De modo geral, a arginina pode contribuir para a produção de glóbulos brancos, as principais células de defesa do organismo. Assim, ela desempenha uma função de grande importância para o fortalecimento do sistema imunológico

4. Promove ganho de massa e combate a fadiga 

A arginina é uma grande aliada de atletas e praticantes de atividades físicas. Com a dilatação dos vasos sanguíneos, ela facilita o funcionamento dos músculos e aumenta a resistência durante esforços intensos, combatendo a sensação de fadiga. 

Ao mesmo tempo, com o aumento do fluxo sanguíneo e de hormônios associados ao crescimento, ela pode estar associada ao ganho de massa muscular. 

5. Ajuda na prevenção e tratamento da disfunção erétil 

A propriedade vasodilatadora da arginina e o favorecimento do fluxo sanguíneo saudável a colocam como uma importante aliada em tratamentos contra a impotência. 

6. Prevenção ao câncer  

O estímulo promovido pela arginina ao funcionamento do metabolismo pode estar associado à saúde das células, combatendo mutações que podem desencadear o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. 

7.  Dá mais energia e disposição 

Também associado ao seu efeito na saúde cardiovascular, a arginina pode estar envolvida na sensação de energia e disposição. Isso porque ela promove o fluxo sanguíneo nos músculos e facilita a função hormonal, melhorando nosso desempenho durante atividades que exigem mais do nosso corpo. 

Considerando o que é a arginina e os seus principais benefícios, é importante verificar se o corpo está produzindo ou recebendo quantidades ideais desse aminoácido, garantindo todo esse potencial para o organismo. 

Principais fontes de arginina para consumo 

A arginina pode ser obtida, conforme mencionado, por meio de uma dieta balanceada ou de suplementos. É indicado o acompanhamento médico para evitar excessos, mas em geral seu consumo costuma ser seguro. 

Entre as principais fontes de arginina para nossa dieta, vale a pena citar: 

  • Queijos; 
  • Iogurtes; 
  • Pães integrais; 
  • Castanha-de-caju; 
  • Castanha-do-pará; 
  • Uvas passas; 
  • Nozes; 
  • Avelãs; 
  • Cacau; 
  • Feijão; 
  • Amaranto em grãos. 

Para a prática esportiva, o suplemento de arginina costuma ser administrado como pré-treino, em doses de 3 a 6 gramas.

Referências Consultadas
McRae MP. Therapeutic Benefits of l-Arginine: An Umbrella Review of Meta-analyses. J Chiropr Med. 2016 Sep;15(3):184-9.

Catherine J McNeal, et al, Safety and Effectiveness of Arginine in Adults, The Journal of Nutrition, 2016; 146(12): 2587S-2593S.

Science Direct [Internet]. Arginine. 2017. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/arginine>. Acesso em outubro/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em outubro /2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em outubro /2021.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.