Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como evitar a gripe no inverno? Conheça 9 dicas para se prevenir!

08/10/2021 como evitar a gripe no inverno

Gripes e resfriados são infecções respiratórias que podem ocorrer o ano todo, considerando que os vírus causadores têm alto potencial de mutação. No entanto, os meses de inverno e até de outono contribuem para um aumento nos casos, por conta do clima frio e seco que afeta a sobrevida do vírus no ambiente e principalmente muda o nosso comportamento. 

Dessa forma, pensar em como evitar a gripe no inverno consiste em observar nossas ações e tomar medidas preventivas relativamente simples. A ideia é nos proteger da gripe e também evitar que nossas atitudes ajudem a espalhar o vírus. 

Separamos aqui uma lista com 9 dicas de como evitar a gripe no inverno ou prevenir que outras pessoas sejam contaminadas por nós, mudando nossa forma de agir quando notamos os seus sintomas.  

A estação até pode favorecer o aumento dos casos de gripes e resfriados, mas nós podemos combater esses efeitos no nosso dia-a-dia, focando na prevenção e tratamento. Leia e saiba como se prevenir! 

Perigos da gripe no inverno 

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza, capaz de provocar algumas variações dessa doença e provocar sintomas com intensidade considerável. No inverno, nosso organismo pode estar mais suscetível a doenças por conta do clima frio e seco. 

De modo geral, a queda na temperatura e umidade resseca e pode ferir as mucosas da face, principalmente nas narinas, que é a principal porta de entrada para o vírus da gripe naturalmente, o que fica ainda pior quando ocorrem feridas nessa região. 

Além disso, nessa época temos a tendência de nos aglomerar com mais facilidade ou então permanecer mais tempo em locais fechados, o que favorece a propagação do vírus no ambiente. 

Por fim, há indícios de que o clima frio e seco estejam associados a maior sobrevida do vírus fora do organismo hospedeiro, o que aumenta também as chances de contágio. 

Grupo de risco da gripe sazonal 

Embora a gripe comum tenha um risco relativamente baixo e raramente se desenvolva em complicações mais severas quando afeta uma pessoa adulta saudável, seu impacto no chamado grupo de risco da gripe oferece mais chances de sequelas mais graves. 

Por esse motivo, unidades de saúde pública costumam promover campanhas de vacinação contra a gripe, focadas principalmente nos membros do grupo de risco, por conta de sua maior vulnerabilidade aos efeitos graves da doença. 

A vacina é a forma mais eficiente de prevenção e aumenta bastante a resistência do indivíduo e a taxa de sobrevivência, ao mesmo tempo que evita o avanço da gripe no inverno. 

O grupo de risco da gripe sazonal, que ocorre nos meses de outono e inverno, é composto pelos seguintes indivíduos: 

  • Crianças de até 5 anos de idade; 
  • Idosos a partir de 65 anos de idade; 
  • Pessoas com doenças pulmonares crônicas, como asma ou bronquite, doenças cardiovasculares, problemas renais ou hepáticos, além de doenças neurológicas, como epilepsia, paralisia cerebral e distrofia muscular; 
  • Pessoas imunossuprimidas, seja por medicamentos ou doenças como o HIV; 
  • Profissionais da rede de saúde. 

A campanha de vacinação ocorre anualmente, normalmente no mês de abril, antes da chegada do inverno. Para o grupo de risco ela pode ser gratuita. 

Prevenção a gripes e resfriados no inverno 

A vacinação é a melhor forma de evitar a gripe no inverno, considerando que a vacina é elaborada para combater os agentes causadores da doença que estão em alta a cada ano, sendo a única forma confiável de se proteger da gripe através de anticorpos. 

No entanto, cabe aqui a ressalva de que os efeitos preventivos da vacina duram apenas um ano, por conta da alta capacidade de mutação do vírus da gripe.  

Também é válido mencionar que a vacina contra a gripe não previne resfriados, considerando que apesar das similaridades, essas doenças são causadas por patógenos diferentes. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e seus subgrupos, enquanto resfriados podem ser causados por uma grande variedade de vírus e bactérias. 

9 dicas de como evitar a gripe no inverno 

dicas de como evitar a gripe

Quando pensamos em como evitar a gripe no inverno, a vacina é a melhor alternativa. Porém, para a população fora dos grupos de risco, ela pode não ser acessível. Com isso, é importante tomar medidas para fortalecer a imunidade, evitar a contaminação e frear a propagação do vírus. 

Essas medidas servem para nos prevenir a gripe e também para proteger as pessoas ao nosso redor. A partir desse objetivo, reunimos 9 dicas de como evitar que a gripe se espalhe no inverno. Confira! 

1. Aumente a ingestão de líquidos 

O primeiro hábito a ser adotado é bem simples, trata-se do aumento da ingestão de líquidos. Em média, um ser humano adulto deve beber aproximadamente 2 litros de água, sucos e similares diariamente, com um organismo hidratado sendo mais resistente contra doenças. 

Nos meses mais frios, a demanda do corpo por líquidos pode aumentar. Apesar de não produzir suor, acabamos perdendo mais líquidos através da urina. Por isso, é importante fazer a reposição constante a fim de evitar a gripe e resfriados. 

2. Lave as mãos com frequência 

Hábitos de higiene também são muito importantes para se proteger da gripe. Lavar as mãos com frequência, por um período de 40 segundos, pelo menos ajuda a eliminar a propagação do vírus, que pode sobreviver em diversas superfícies que tocamos, como maçanetas e corrimões.  

3. Cubra a face ao tossir ou espirrar 

Entre as medidas que uma pessoa que pode estar gripada deve adotar, temos o hábito de cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, preferencialmente com a parte interna dos cotovelos. Caso utilize as mãos, é recomendado higienizá-las logo em seguida. 

4. Faça repouso caso tenha sintomas 

Uma pessoa com sintomas de gripe não deve ficar em ambientes fechados com outros indivíduos, já que essa é a principal causa da sazonalidade da gripe. Os sintomas da gripe são: 

  • Febre alta, acima de 38° C, como um dos primeiros sintomas; 
  • Sensação de indisposição ou moleza; 
  • Dores de cabeça e no corpo; 
  • Coriza e congestão nasal; 
  • Garganta inflamada; 
  • Tosse e espirros; 
  • Falta de apetite. 

Ao perceber esses sintomas, o repouso é recomendado. 

5. Evite o contato com pessoas doentes ou com problemas respiratórios crônicos 

Da mesma forma, caso tenha conhecimento de uma pessoa que apresenta sintomas de gripe, é importante evitar o contato sempre que possível.  

Além disso, pessoas com doenças respiratórias crônicas podem apresentar uma imunidade enfraquecida e maior suscetibilidade ao vírus da gripe, portanto tem mais chances de desenvolver uma gripe repentinamente. 

6. Evite tocar os olhos, nariz e boca 

Voltando para os hábitos que podemos adotar para evitar a gripe no inverno, é muito importante ficar atento ao que fazemos com as nossas mãos. Como manipulamos objetos compartilhados, como canetas, chaves e maçanetas, tocar os olhos, nariz ou boca pode representar um risco. 

7. Higienize as mãos e objetos pessoais com álcool-gel 

Nem sempre é possível lavar as mãos com água e sabão, por isso, leve consigo um frasco de álcool-gel e higienize as mãos sempre que for necessário, especialmente antes e depois de tocar em um objeto de uso comum. 

8. Durma ao menos 8 horas por dia 

Uma boa noite de sono, com duração média de 8 horas, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, promovendo o funcionamento adequado do metabolismo que irá repor as células de defesa do nosso organismo. 

9. Mantenha uma dieta balanceada e nutritiva 

Uma dieta balanceada e nutritiva também é uma forma muito relevante de como evitar a gripe no inverno. Nossa demanda por energia e nutrientes fica maior, já que o corpo precisa compensar a falta de calor. 

Além disso, ao consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam na imunidade, você fornece o combustível necessário para manutenção das defesas do corpo.

Referências consultadas
World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em julho/2021.

Srivastav A, et al. Preventive behaviors adults report using to avoid catching or spreading influenza, United States, 2015-16 influenza season. PLOS ONE. 2018; 13(3): e0195085..

Sharifi Mood B, Sharifi Mood F, Sharifi R. Seasonal Influenza and Prevention, Int J Infect. 2016 ; 3(4):e35954.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula.php>. Acesso em outubro/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em outubro /2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em outubro /2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em outubro /2021.

IQVIA-PMB Out/21.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)