Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
A gripe é uma doença extremamente comum e antiga. Quase todo mundo tem uma receita para tratar e um manual do que fazer e o que não fazer para se cuidar.
Mas afinal de contas, será que tomar banho frio faz mal para gripe?
A verdade é que tomar banho frio não causa e nem piora um quadro de gripe. Por se tratar de uma doença viral, ela só é causada pelo contato do vírus da Influenza com o organismo. Da mesma forma, o banho frio por si só não irá piorar um quadro de gripe, o único problema é se isso causar mais desconforto para a pessoa doente.
Em alguns casos, como febres muito altas e que não cedem mesmo após tomar um antitérmico, o banho frio se torna até mesmo um aliado para baixar a temperatura, promovendo a troca de temperatura entre o corpo e a água.
Ainda não se convenceu? Não se preocupe! Ao longo desse artigo, vamos mostrar os fatos que comprovam que não passa de mito que o banho frio faz mal para a gripe. Além disso, vamos aproveitar a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre outros mitos famosos sobre gripes e resfriados.
Mitos sobre a hora do banho e a gripe
Como falamos anteriormente, existem muitos mitos sobre a gripe que são passados de geração em geração. Coincidência, muitos deles envolvem a temperatura do banho. Para auxiliar no tratamento correto da gripe, vamos separar o que é verdade e o que não é. Confira!
Banho frio faz mal para a gripe
Essa já respondemos, mas vale a pena reforçar alguns fatores. O banho frio, com água em torno de 20 °C, ou seja, abaixo dos 37 °C de temperatura corporal que normalmente apresentamos, não causa nem piora um quadro de gripe.
A única ressalva é que, como tomar banho frio diminui a temperatura corporal, quando a pessoa começa a apresentar a febre, não é indicado usar esse método para poder acompanhar o desenvolvimento dos sintomas.
Veja bem, a febre é uma resposta natural do corpo para tratar uma infecção, seja ela uma gripe ou outra doença. Na gripe comum, a febre alta fica acima dos 38 °C, nesse ponto, tomar um antitérmico já deve dar conta de controlar a alta na temperatura para diminuir o desconforto.
Porém, em caso de Dengue, Zika e Gripe H1N1, para citar algumas, a febre pode chegar a temperaturas mais altas e oferece maior dificuldade em ceder. Para não dificultar o diagnóstico, recomenda-se tomar o banho frio como medida de controle para febres acima de 39 °C, além de procurar atendimento médico, de acordo com outros sintomas que estiver apresentando.
Tomar banho quente e sair no frio faz mal para a gripe
Quem nunca ouviu, principalmente dos mais velhos, que tomar banho quente e sair no frio faz mal? Bom, com todo respeito aos nossos avós, isso também não é verdade. Assim como no caso do banho frio, essa atitude em si não provoca nem é capaz de piorar a gripe.
Novamente, a única causa para a gripe é o vírus da Influenza. O choque térmico não é capaz de causar a gripe. Ele até pode dificultar a resposta do sistema imunológico a microorganismos, porém, para que isso ocorra, seria preciso tomar vários banhos quentes seguidos de tomar correntes de ar frio por dias, para ter um efeito notável.
Para quem já está gripado, vale o mesmo. Apenas o fato de tomar banho quente e sair no frio não piora o quadro. No entanto, isso pode provocar algum desconforto, como aumento nos calafrios. Porém, nada com consequências duradouras.
Molhar a cabeça gripado faz mal
Na mesma linha de raciocínio, temos a ideia de que, quando se está gripado, é melhor não molhar os cabelos para não piorar os sintomas. Da mesma forma, muitas pessoas acreditam que assim você acaba pegando um resfriado.
Mas isso também não é verdade. Molhar os cabelos não altera ou potencializa a gripe, nem é capaz de provocar um resfriado, que também é uma infecção viral, causada por diversos tipos de vírus, como o Rinovírus e o Parainfluenza.
De onde vem todos esses mitos?
Não existe uma origem única para esses mitos. De um lado, temos a sazonalidade da gripe, que é sim uma doença mais comum no outono e inverno, quando a temperatura está mais fria.
Mas esse aumento nos casos de gripe ocorre principalmente porque o clima fica mais seco, dificultando a ação dos cílios que filtram microorganismos do ar nas vias respiratórias, além da temperatura aumentar a sobrevida do vírus..
Além disso, temos a tendência de ficar mais aglomerados e em locais fechados durante os meses mais frios, o que facilita a propagação do vírus de uma pessoa para outra.
É gripe? Benegrip! É resfriado? Benegrip também!
O tradicional poder dos 2 comprimidos que é eficaz contra os sintomas da gripe. A ação completa de Benegrip está na dupla verde e amarela de comprimidos: um não funciona sem o outro!
Benegrip Regular tem 3 ativos para ajudar a aliviar os sintomas:
Quer saber mais como combater os sintomas da gripe? Clique aqui e saiba mais!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.