Benegrip®
Antigripal
As indicações de remédio para gripe forte e tosse incluem uma série de medicamentos antigripais que servem para aliviar os principais sintomas de infecções respiratórias. Em geral, esses compostos podem ajudá-lo a recuperar o conforto, enquanto o organismo combate o vírus 1.
Na maioria dos casos, os efeitos combinam ação anti-inflamatória, antitérmica e analgésica, enquanto alternativas de tratamento mais completas oferecem ativos antialérgicos e expectorantes, para lidar com a tosse e a coriza 1,2.
É fácil entrar na farmácia e comprar esses remédios, mas orientar-se a respeito das indicações de uso é a forma ideal de iniciar os cuidados de gripes e resfriados. Esse post tem o objetivo de informar sobre os fármacos mais usados para as viroses respiratórias.
Resumo
Conteúdos relacionados:
Aproveite a leitura!
É uma infecção viral do sistema respiratório causada pelo vírus da Influenza, que invade o organismo e utiliza as células das vias aéreas para se multiplicar. Consequentemente, prejudica o seu funcionamento padrão. Com a reação do sistema imune, pode provocar sintomas, como febre, coriza, inflamação de garganta, tosse e fadiga 1,2.
No início, os calafrios e a febre alta são fortes indícios de que você está gripado. A dor de garganta, a tosse e o nariz entupido e escorrendo completam o quadro clássico da doença. O período crítico, com sintomas mais intensos, costuma durar de três a cinco dias 1,2.
Depois disso, a temperatura tende a se estabilizar, e o mal-estar no corpo pode melhorar gradativamente, até a recuperação completa 1,2.
É uma doença autolimitada, curada pelas defesas do sistema imune. Durante sua manifestação, é recomendado fazer repouso, beber bastante água e seguir uma alimentação nutritiva e leve. Para controlar os sintomas, os remédios para gripe forte e tosse são os mais indicados 1,2.
É uma forma popular de chamar o quadro cujos sintomas são mais intensos e debilitantes. Assim, o mal-estar generalizado pode causar prostração, fadiga extrema, náusea e vômito, além das queixas comuns. Geralmente, pacientes dos grupos de risco, como crianças, idosos e gestantes, estão mais sujeitos a esse tipo de gripe 1.
O resfriado costuma ser mais leve e atingir apenas o trato respiratório superior, provocado pela contaminação de mais de 200 tipos de vírus distintos. Já a gripe pode afetar até os pulmões, provocando um mal-estar mais severo e é causada exclusivamente pelo vírus da Influenza 1.
O resfriado comum raramente provoca febre e tem baixo risco de complicações. Normalmente, há apenas a ameaça de inflamações secundárias, como otites e sinusites 1.
Já a gripe é mais séria: a febre está presente em quase todas as infecções e sua principal complicação é a pneumonia, uma infecção pulmonar grave que prejudica bastante a capacidade respiratória e pode ser fatal 1.
Na prática, não há. Afinal, são a mesma doença, causada pelos mesmos patógenos. Contudo, cada organismo reage à infecção e combate o vírus da Influenza conforme sua capacidade. Assim, se o sistema imunológico estiver prejudicado, os sintomas podem ser mais intensos e difíceis de tratar 1.
Em dados gerais, as epidemias sazonais de gripe causam cerca de um bilhão de infecções no mundo todo. Desse número, os casos severos e, portanto, mais preocupantes ficam na faixa entre três e cinco milhões 1.
Conforme mencionado, não existe cura para a Influenza. Os remédios para gripes fortes atuam como suporte e amenizam o mal-estar. Assim, asseguram que a energia armazenada no corpo seja utilizada para combater a infecção 1.
Os principais são os tipos A, B e C. A Influenza A é responsável por mais de 70% dos casos, com subtipos como H3N2, H1N1 e H5N1. A Influenza B, que também causa sintomas parecidos, é dividida em duas linhagens, Yamagata e Victoria. A gripe C não tem potencial epidemiológico 2.
As epidemias são provocadas em sua maioria por variantes da gripe A. Para entender melhor as distinções desse grupo, vamos explicar as características dos principais tipos de gripe 2:
Geralmente, o mal-estar dura entre cinco e sete dias. Contudo, uma gripe forte pode demorar mais e levar até duas semanas para melhorar. Não são todos os sintomas que persistem nesse período. Por exemplo, é mais comum que a fase febril se prolongue, assim como a tosse e a coriza 1.
Se isso ocorrer, especialmente quando os remédios não promovem alívio considerável, se houver dificuldade respiratória severa ou se a pessoa gripada pertencer a um dos grupos de risco, como crianças menores de cinco anos e idosos, o médico deverá ser consultado 1.
O tratamento básico consiste em 1-3:
Veja dicas que ajudam no manejo do quadro de gripe.
A febre é uma defesa do organismo para controlar a infecção, mas pode causar desconforto e, geralmente, recomenda-se tomar medidas para mantê-la sob controle 1.
Além dos remédios antitérmicos, que abordaremos mais adiante, um banho morno pode ajudar na regulagem do limiar térmico. Isso vale para colocar toalhas úmidas sobre a testa e embaixo das axilas 1.
A coriza está relacionada com a inflamação da mucosa nasal e o acúmulo de catarro nas vias aéreas. Para amenizar esses problemas, há a opção de fazer a lavagem nasal ao aplicar soro fisiológico, cuidadosamente, nas narinas 1.
Uma alternativa para fluidificar, limpar os dutos respiratórios e atenuar a situação é fazer inalação com auxílio de um aparelho nebulizador 1.
Fazer bastante repouso é necessário para preservar as energias do corpo e evitar a sobrecarga do sistema imunológico 1.
Além disso, é importante beber muita água para repor fluidos perdidos com a transpiração e diarreia, caso esteja com esse sintoma 1.
Por mais que a dor de garganta e o mal-estar provoquem perda de apetite em muitos casos de gripe, não descuide da alimentação. Nesse caso, prefira alimentos quentes, macios e fáceis de engolir, como sopas, caldos e canjas 1.
Acompanhe os sintomas e siga corretamente as orientações adequadas para o tratamento. Caso não melhore com a medicação e os cuidados que adotar, procure orientação médica imediatamente 1.
Os mais indicados são os antigripais que combinam ativos analgésicos (aliviam a dor), antitérmicos (reduzem a febre), descongestionantes (combatem a obstrução nasal) e antialérgicos (tratam a coriza). Além disso, é possível contar com antitussígenos, expectorantes e anti-inflamatórios para suprimir tosse, eliminar catarro e reduzir o edema (inchaço) na mucosa respiratória 2,3.
Entenda o que cada um deles faz a seguir.
O antitussígeno é um medicamento supressor da tosse que busca combater os gatilhos do reflexo e diminuir sua frequência. Na prática, reduzem a incidência de crises, quando tossimos várias vezes seguidas, com dificuldade para respirar 2,3.
Os expectorantes facilitam a eliminação do catarro e são indicados principalmente para tratar a tosse produtiva (com catarro). Ajudam a expandir as vias aéreas e fluidificam o escarro, para que a secreção seja eliminada do corpo ou absorvida sem dificuldade 2,3.
O Xarope Benetosse, de Benegrip, é um medicamento expectorante e fluidificante. É indicado para o tratamento da tosse com catarro e conta com ingredientes naturais para cuidar do sintoma 8.
Os antialérgicos servem para aliviar sintomas de irritações e alergias, como o nome já sugere. É o caso da rinorreia, congestão nasal e inflamação da garganta 2,3.
Também são conhecidos como anti-histamínicos, pois controlam a síntese de histamina, proteína que regula a reação imune responsável por esses sintomas. Como atuam na origem do problema, também são capazes de diminuir a tosse 4.
São remédios para gripe forte e tosse que atuam para controlar as inflamações decorrentes da gripe. Dessa forma, ajudam a diminuir a sensação de nariz entupido, o incômodo na garganta e as dores no corpo, pois conseguem reduzir o inchaço e a sensibilidade nas regiões afetadas 1-3.
O efeito dos analgésicos ajuda a diminuir a percepção da dor, ao bloquear parcialmente os receptores que captam esses sinais do sistema nervoso 3.
Os remédios com ação descongestionante comprimem os vasos sanguíneos da mucosa nasal, que estão dilatados por conta da inflamação. Dessa forma, auxiliam a desobstruir a passagem de ar e melhorar a respiração 3.
Os antitérmicos ou antipiréticos são remédios que ajudam a controlar a febre. Eles agem para reduzir o limiar térmico do corpo e fazer a temperatura voltar ao normal, abaixo dos 37,5 °C 1-3.
Você pode optar por tratamentos com ingredientes naturais, como limão, alho, laranja, frango, cenoura e batatas, que possuem propriedades capazes de ajudar no alívio dos sintomas da gripe e fortalecimento do organismo. Nesse contexto, você pode tomar sopas, caldos, canjas, sucos naturais e chás, como o de limão e alho 6.
Confira três sugestões 6:
É bom tomar a vacina da gripe anualmente, assim como outros imunizantes para fortalecer o sistema imunológico. Também é recomendado reforçar a higiene pessoal, ao lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel. Por fim, mantenha os ambientes limpos, evite o clima seco e use umidificadores de ar 2.
Saiba mais sobre essas dicas.
A vacina da gripe é a forma mais eficaz de prevenir a doença. O imunizante é adaptado anualmente para combater as variantes em maior circulação nos períodos sazonais, estratégia que busca combater os surtos de Influenza no outono e inverno 2.
A trivalente, encontrada na saúde privada e pública, é fabricada para combater a H3N2, H1N1 e B/Victoria 2.
Manter os ambientes limpos e com ventilação natural é indicado para renovar o ar respirável e diminuir a concentração de patógenos e agentes irritantes no local 2.
A higiene pessoal é uma das maneiras mais simples de prevenção de infecções, como gripes e resfriados. Lavar as mãos corretamente, com frequência, usando água e sabão, ajuda a evitar a transmissão por contato com secreção ou superfícies contaminadas 2.
O clima seco e frio prejudica as defesas do sistema respiratório, deixando a mucosa nasal e a garganta ressecadas e sensíveis. Para não sofrer tanto com esse problema, é recomendado evitar ventilação artificial e direta, além de usar umidificadores de ar para equilibrar a situação 2.
A gripe forte pode causar sintomas mais intensos, como 2,3:
Os principais tipos são o influenza A e B, que provocam o quadro clássico de gripe e apresentam o potencial de causar epidemias sazonais (aumento do número de casos nos meses de outono inverno). Entre os subtipos mais comuns, destacam-se o B/Yamagata, B/Victoria, A/H1N1 e A/H5N1 1,2.
Os xaropes podem servir como remédio para tosse, que é um sintoma comum de gripes e outras infecções respiratórias. Porém, isso depende da fórmula e dos ativos contidos no medicamento. Para encontrar a melhor opção, consulte seu médico e se oriente quanto aos componentes mais indicados para cada caso 7.
Os antigripais e expectorantes líquidos são alternativas interessantes para facilitar o tratamento, principalmente da gripe infantil, pois as crianças costumam ser mais resistentes ao uso de comprimidos e cápsulas difíceis de engolir ou com sabor amargo 2,3.
Existem opções de remédios para gripe forte e tosse com diferentes ativos, tanto entre os fármacos quanto em xaropes e tratamentos caseiros. O importante é buscar uma maneira eficaz e segura de aliviar os sintomas, enquanto o corpo trata de curar a infecção.
Na linha antigripal de Benegrip, você encontra exemplos que ajudam a tratar os sintomas ao longo de todas as fases da gripe. Confira 8:
Para mais informações, acesse nossa loja online!
Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869. Fórmula com alta concentração de ativos (800 mg de paracetamol + 20 mg de fenilefrina). Maior tempo de ação quando comparado à fórmula 400 mg paracetamol + 4 mg cloridrato de fenilefrina + 4 mg maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Noite. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. Fórmula com alta concentração de ativos (800 mg de paracetamol + 20 mg de fenilefrina). Extra poder quando comparado à fórmula 400 mg paracetamol + 4 mg cloridrato de fenilefrina + 4 mg maleato de clorfeniramina. Fórmula mais potente quando comparada à fórmula 400 mg paracetamol + 4 mg cloridrato de fenilefrina + 4 mg maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Febre e Dor. Paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA nº 576/2021. Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *. Benetosse rende mais que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6 mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30 mL para adultos. BENEDESC PLUS: Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2026.

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
8. Sites oficiais, bulas e cartonagens dos medicamentos Benegrip comprimidos, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite, Benegrip Multi, Benegrip Febre e Dor, Benedesc Plus e Benetosse.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal