Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que é maleato de carbinoxamina? Como age? Para que serve? [GUIA]

27/05/2022 maleato-de-carbinoxamina

O maleato de carbinoxamina é uma substância com ação anti-histamínica e antialérgica com capacidade sedativa, sendo muito empregado no tratamento de alergias e infecções que acometem o sistema respiratório, como gripes, resfriados e reações alérgicas causadas por ácaros, poeira e outros. 

Sua eficiência já foi comprovada no combate aos sintomas desses males, como coriza, congestão nasal, irritação nas mucosas e similares.  

De fato, a carbinoxamina está presente na formulação de diversos medicamentos contra a gripe, incluindo os comprimidos de Benegrip Multi Noite e o antigripal líquido Benegrip Multi, indicado para aliviar os sintomas em crianças a partir de dois anos de idade. 

Como é possível observar, trata-se de um componente comum no tratamento de gripes e resfriados em adultos e crianças.  

Assim como todo remédio, conhecer seus efeitos, cuidados e indicações é importante para o uso seguro. Por isso, criamos um guia completo sobre o que é o maleato de carbinoxamina, para que serve e como tomá-lo. Aproveite a leitura! 

O que é maleato de carbinoxamina e como ele age? 

O maleato de carbinoxamina que age como anti-histamínico e antialérgico, aliviando os sintomas provocados por alérgenos, como reações que levam a inflamação dos vasos sanguíneos nos seios nasais, faringe e laringe, o que deixa o nariz entupido e escorrendo, provocando coceira e inchaço. 

É um derivado de etanolamina, uma classe de produtos químicos que é muito utilizada no tratamento de prurido causado por reações alérgicas, sensação de coceira e irritação que pode afetar o tecido da pele e as mucosas, bem como no combate à casos de insônia, por apresentarem ação sedativa. 

O maleato de carbinoxamina compete principalmente com a histamina do tipo H1, ligando-se aos seus receptores para impedir a atividade histamínica que provoca os sintomas da reação alérgica. 

Para que serve o maleato de carbinoxamina? 

O maleato de carbinoxamina serve para bloquear os receptores de histamina H1, substituindo essas conexões e diminuindo os sintomas de alergias e infecções respiratórias que são associados a irritação e inflamação das mucosas, como prurido, rinorreia, tosse e até mesmo desconforto intestinal causado pela contração da musculatura lisa na região. 

Na prática, ela se conecta a tais receptores, localizados no trato respiratório, intestinal e vasos sanguíneos, diminui a síntese de histaminas no organismo e consequentemente ajuda a controlar os efeitos que elas causam. 

Principais indicações do maleato de carbinoxamina 

Entendendo o que é e para que serve o maleato de carbinoxamina, podemos passar rapidamente para suas principais indicações, ou seja, quais casos podem ser tratados com auxílio desse fármaco. De modo geral, ele se mostrou eficaz no alívio de sintomas causados por: 

  • Rinite alérgica crônica ou aguda; 
  • Conjuntivite alérgica; 
  • Problemas moderados de pele, associados à urticária; 
  • Controle de reações anafiláticas agudas, em conjunto com epinefrina e similares; 
  • Alívio de congestão nasal, coriza, espirros, tosse, coceira, olhos lacrimejantes e outros sintomas alérgicos em infecções respiratórias, como gripes e resfriados. 

Como podemos observar, a carbinoxamina é usada para aliviar os sintomas de reações alérgicas em diversas intensidades. Para lidar com rinites e sintomas associados a gripes, como nariz entupido e escorrendo, irritação nas mucosas, tosse e espirro, sua ação independente já é necessária. 

Ao mesmo tempo, ela também se mostra útil para tratar reações alérgicas severas, desde que associada a outros compostos que potencializam esse efeito e inibem a ação histamínica grave, como é o caso da epinefrina e outros antialérgicos fortes. 

Maleato de carbinoxamina com paracetamol para gripes e resfriados 

A associação de maleato de carbinoxamina com paracetamol se mostra bastante eficaz no tratamento de gripes e resfriados, já que combina a ação antialérgica do primeiro componente com os efeitos analgésicos e antipiréticos do segundo. 

Dessa forma, enquanto o paracetamol irá diminuir as dores causadas pela infecção, além de ajudar a controlar a febre alta, o maleato de carbinoxamina pode aliviar os sintomas alérgicos já citados, como coriza, congestão nasal e a coceira local. 

O maleato de carbinoxamina causa sono? 

Esse componente também possui ação sedativa, portanto, medicamentos com maleato de carbinoxamina causam sono. Assim, é muito importante que não sejam tomados antes de desempenhar atividades que demandam atenção e lucidez. 

Não é recomendado dirigir, operar máquinas ou qualquer outra atividade específica.  

Idealmente, ao tomar um remédio com o maleato de carbinoxamina, o paciente deve aproveitar o efeito sedativo para obter o máximo possível de repouso, fator muito relevante para permitir o processo de cura por parte do sistema imune. 

Cuidados e contraindicações do maleato de carbinoxamina 

Aproveitando as informações do tópico anterior, vamos entrar agora nos principais cuidados e contraindicações do maleato de carbinoxamina. Em geral, esse medicamento é contraindicado para menores de dois anos de idade e pessoas com hipersensibilidade ao componente. 

Gestantes e lactantes podem levar a carbinoxamina para o bebê, por isso, o uso de remédios com esse químico deve ser feito somente com recomendação e acompanhamento médico.  

Pacientes com glaucoma, úlcera estomacal, problemas de tireoide, problemas cardíacos, hipertensão, asma e outras comorbidades, ou que tomam remédios de uso contínuo, devem consultar o médico antes de tomar o maleato de carbinoxamina. 

Em geral, consulte a bula do medicamento antes de tomar e certifique-se que ele é adequado para o seu caso. Assim, é possível aproveitar a ação antialérgica de forma segura e eficaz.  

Como referência, você pode consultar a bula do antigripal líquido Benegrip Multi e do comprimido Benegrip Multi Noite para mais informações: 

Conclusão 

Podemos concluir que o maleato de carbinoxamina é um composto químico eficaz no tratamento de sintomas alérgicos associados a histamina tipo H1, sendo indicado para casos de gripes, resfriados, rinite alérgica e muitos outros. 

Seu uso é seguro para crianças a partir de dois anos de idade, assim como adultos. Porém, assim como qualquer remédio, é importante ficar atento às interações medicamentosas e contraindicações, para não prejudicar a saúde do paciente. 

Também é relevante conhecer como o maleato de carbinoxamina age no organismo, aliviando os sintomas e provocando o efeito sedativo. Dessa forma, é um aliado importante para casos nos quais a reação alérgica ou infecção dificulta o repouso. 

Ao aliviar o quadro e causar sono, ele pode proporcionar uma noite bem dormida e assim acelerar a recuperação completa. 

Gostou do post? Então compartilhe com amigos e familiares nas redes sociais. Para mais informações e dicas de tratamento para gripes e resfriados, confira mais postagens do Portal da Saúde!

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)