string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1799";" Como fazer um shot de imunidade? Ele funciona mesmo?

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como fazer um shot de imunidade? Ele funciona mesmo?

23/06/2022 shot de imunidade

O shot de imunidade é uma forma caseira de estimular o sistema imunológico e aumentar a eficiência dos mecanismos de defesa do nosso organismo. Consiste em uma pequena dose concentrada de ingredientes com possíveis benefícios para a saúde, que deve ser tomado diariamente.

Combinando propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e uma série de vitaminas que comprovadamente podem proporcionar benefícios para nossa saúde e bem-estar, é uma alternativa interessante para quem prefere métodos caseiros e práticos de cuidar do corpo.

Os ingredientes do shot de imunidade variam e temos uma grande variedade de receitas caseiras para montar o seu, permitindo criar uma dose feita para atender o seu paladar e necessidade de nutrientes.

Mas não se engane, esse não é um método milagroso ou voltado para resultados de curto prazo.

É como um pequeno esforço diário, que promove a saúde com base na consistente ingestão de alimentos funcionais, principalmente de frutas cítricas e de algumas especiarias bem interessantes, que contêm vitaminas capazes de estimular a nossa imunidade.

Gostou da ideia? Então continue lendo e fique por dentro do que é e como fazer um shot de imunidade para sua rotina matinal.

O que é o shot de imunidade?

Na prática, o shot de imunidade é uma dose pequena e concentrada, feita com ingredientes funcionais, ou seja, que apresentam potenciais benefícios para a saúde e, quando combinados, têm o intuito de estimular o fortalecimento das defesas do organismo a fim de evitar doenças.

Idealmente, a bebida é consumida em um simples gole, no período da manhã, todos os dias. O sabor não é exatamente o foco, por isso ela o shot deve ser tomado de uma vez. Incluir esse item na sua rotina matinal, por sua vez, serve para criar algo constante e otimizar as chances de resultado.

No geral, não há apenas uma receita de shot de imunidade, mas uma lista de ingredientes comuns que pode ser utilizada para atender suas necessidades.

Embora a popularidade dessa prática tenha crescido com a pandemia e crescente preocupação em reforçar o sistema imune, ela surgiu bem antes dessa situação iniciar.

Shot de imunidade funciona?

Mas afinal de contas, o shot de imunidade funciona mesmo? Na prática, não temos estudos científicos voltados especificamente para avaliar o real benefício dessas combinações. O que temos são pesquisas que apontam possíveis vantagens para o consumo dos ingredientes utilizados na sua receita.

De modo geral, a premissa é que o shot de imunidade caseiro sirva como complemento natural para a alimentação, oferecendo uma dose concentrada de nutrientes para serem somados a nossa dieta comum.

Isso significa que não há, até o momento, como comprovar a eficácia do shot de imunidade. Também vale ressaltar que ele não deve substituir refeições completas.

Deve ser considerado como um reforço, algo a mais que pode ser incluso na rotina para fornecer uma dose extra de vitaminas e minerais essenciais para a imunidade.

Para que serve o shot de imunidade? Quais seus benefícios?

Resumidamente, o shot de imunidade serve para garantir uma pequena e concentrada dose de nutrientes essenciais para a saúde. De modo geral, eles não atuam como um suplemento propriamente dito, apenas reforçam a ingestão de ingredientes funcionais.

Os benefícios esperados para o shot de imunidade podem incluir:

  • Ação antioxidante;
  • Ação diurética;
  • Desintoxicação;
  • Termogênico natural;
  • Estimulante do trato digestivo;
  • Anti-inflamatório.

Ao tomar o shot para aumentar a imunidade todas as manhãs, estando em jejum, acredita-se que ocorre uma absorção otimizada dos seus componentes, agilizando também a metabolização das vitaminas e minerais presentes na dose.

5 ingredientes para reforçar o shot de imunidade caseiro

Encontramos facilmente uma grande variedade de receitas para o shot de imunidade caseiro, mas no geral, os principais ingredientes utilizados nessas doses são:

  • Limão: principal base do shot, rico em vitamina C e ideal para proporcionar um potente antioxidante, ajudar na regulagem do metabolismo, facilitar a absorção de ferro e melhorar a cicatrização de tecidos;
  • Cúrcuma (açafrão): possui ação antioxidante, anti-inflamatória e termogênica, potencialmente ajuda no tratamento de infecções, atuando também no combate a vírus, bactérias e fungos;
  • Própolis: o extrato de própolis é rico em antioxidantes e fenólicos, ideal para preservação de tecidos celulares. Também pode agir como anti-inflamatório, cicatrizante e anestésico leve;
  • Gengibre: pode auxiliar no suporte ao sistema imune com base na ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Canela: os bioativos da canela também contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo na prevenção de infecções virais e estimulando a imunidade do organismo.

Além desses ingredientes, também é comum a adição de água mineral ou água de coco no shot de imunidade, uma pequena quantidade, cerca de uma colher de sopa já basta. Você também pode optar por substituir o limão, utilizando outras frutas cítricas na receita, como laranja, acerola e abacaxi.

Como fazer um shot de imunidade? 2 receitas práticas

Chegou a hora de aprender três receitas práticas de shot para aumentar a imunidade. Vamos lá?

1. Shot simples de limão

Em primeiro lugar, temos uma versão bem simples e fácil de fazer. Para o shot simples de limão, você precisará de:

  • Suco de um limão;
  • 1 colher de chá de açafrão em pó;
  • 15 gotas de própolis.

Você pode optar por utilizar o extrato de própolis com mel para dar um sabor melhor ao seu shot de imunidade caseiro. Se for necessário, também pode acrescentar um pouco de água mineral ou de coco, cerca de 50 ml.

Então basta misturar bem com uma colher e tomar de uma vez todas as manhãs.

2. Shot com gengibre e canela

Para quem gosta de especiarias, esse shot pode ser o ideal. Para essa receita, precisará dos seguintes itens:

  • 1 colher de sopa de água mineral;
  • 1 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • Suco de ½ limão ou suco de abacaxi natural.

Se for usar o abacaxi em pedaços, a sugestão é picar bem e utilizar um mixer para bater os ingredientes. Você também pode acrescentar um pouco de mel ou melado de cana para adoçar o shot.

Use a criatividade e faça sua própria combinação

Agora você já sabe o que é e como preparar o seu shot de imunidade, a nossa última dica é para soltar a criatividade e montar uma combinação do seu jeito. Basta observar os ingredientes principais e substituir com base na sua preferência.

Antes de colocar no copo e tomar, vale uma pesquisa rápida para conferir os potenciais benefícios da sua composição. Depois disso, basta tomar o shot de imunidade todas as manhãs, preferencialmente em jejum e antes de tomar o café matinal.