Maracujá tem vitamina c

Uma das frutas mais características do clima tropical, o maracujá tem vitamina C e muitos outros nutrientes importantes para a nossa saúde e que podem ser utilizados no dia a dia para promover o bem-estar e fortalecer a imunidade.

Muito além da ação calmante natural, pela qual ele é famoso, o maracujá age como antioxidante, é fonte de vitaminas A, C e muitas do complexo B, e fornece minerais como cálcio, ferro, fósforo e sódio. A casca é rica em fibras e as sementes agem como vermífugo.

Dessa forma, ele pode ser aproveitado por completo, proporcionando muitas vantagens para quem inclui essa fruta na dieta regular. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

O que é o maracujá?

O maracujá é um fruto nativo do Sudeste brasileiro, mas que foi levado para outros países e se adaptou muito bem, principalmente em regiões de clima tropical. Possui formato redondo ou ovalado, com casca amarelada, fibrosa e, muitas vezes, enrugada.

Por dentro, a polpa costuma ter uma cor bem viva e fica repleta de sementes. A polpa pode ser utilizada para o preparo de sucos e vitaminas, muitas vezes em combinação com outras frutas cítricas. Também pode ser consumida de colher, já que a casca serve como uma espécie de cuia.

A casca também pode ser consumida, por ser rica em fibras. Ela também serve para fazer a farinha de maracujá, que pode ser adicionada ao suco, água e alimentos diversos, com o potencial de ajudar na eliminação de toxinas e emagrecimento.

O maracujá tem vitamina C?

O maracujá tem vitamina C sim, em cada 100 gramas de fruta, são encontrados aproximadamente 19,8 miligramas desse nutriente.

A vitamina C é muito importante para diversas funções orgânicas, sendo capaz de estimular a produção de colágeno, controle do colesterol, síntese de carnitina, produção de neurotransmissores essenciais e função antioxidante.

O ciclo de vida dessa vitamina no organismo dura entre 10 e 20 dias em média, dessa forma a ingestão do ácido ascórbico, como também é chamado, deve se manter regular.

Como o maracujá tem vitamina C em uma concentração relevante, pode ser usado como uma das principais fontes desse nutriente. Um homem adulto deve consumir diariamente cerca de 90 mg de vitamina C, encontrando pelo menos um quarto desse total em apenas uma unidade de maracujá.

O suco do maracujá tem vitamina C e pode ser preparado com mais de um fruto, facilitando a ingestão do nutriente em sua quantidade diária recomendada.

Quais as vitaminas do maracujá?

As vantagens desse fruto não se resumem à vitamina C. Como apontado na introdução do post, ele possui uma série de nutrientes importantes para nossa saúde. Quer saber quais as vitaminas do maracujá? Então confira a tabela nutricional com base em uma porção de 100 gramas:

Tabela nutricional do maracujá (Porção de 100g)

Calorias

68,4 kcal

Carboidratos

12,3 g

Proteínas

2 g

Fibra alimentar

1,1 g

Fibras solúveis

0,1 g

Cálcio

5,4 mg

Manganês

0,1mg

Magnésio

28 mg

Fósforo

50,7mg

Ferro

0,6 mg

Vitamina C

19,8 mg

Vitamina B6

0,1 mg

Vitamina B2

0,1 mg

Vitamina B9

0,18 mg

Vitamina A

0,51 mcg

Maracujá é bom para quê?

Com base em todos os nutrientes, podemos dizer que o maracujá é bom para quê? Conheça a seguir 8 benefícios do maracujá que podem contribuir para sua saúde e bem-estar:

1. Rico em antioxidantes

A ação antioxidante está presente em muitas vitaminas e minerais naturalmente encontrados no maracujá, como é o caso da vitamina C e A.

Dessa forma, essa fruta ajuda no combate a atividade dos radicais livres no organismo, que aceleram a oxidação e degradação de estruturas celulares, causando o envelhecimento precoce dos tecidos.

2. Ajuda a preservar a saúde dos olhos por ser fonte de vitamina A

O maracujá tem vitamina C, que é muito bom para a imunidade, saúde e energia, mas também é uma fonte importante de vitamina A. Esse nutriente atua na prevenção de muitas doenças, estimula o desenvolvimento infantil e é essencial para a formação e manutenção dos tecidos oculares.

3. Melhora a digestão por ser rico em fibras

Excelente fonte de fibras, o maracujá pode melhorar a saúde do sistema digestivo, principalmente por trazer maior sensação de saciedade e estimular o funcionamento adequado dos intestinos.

4. Excelente fonte de minerais bons para os ossos e saúde do coração

A saúde cardiovascular é beneficiada pela ação dos minerais encontrados no maracujá, que auxilia na capacidade de contração muscular, inclusive do coração. O famoso efeito sedativo da fruta também faz com que seja uma aliada importante de quem sofre com pressão alta.

5. Fonte de nutrientes importantes para a imunidade

Todo o complexo de minerais e vitaminas encontrados no maracujá combinam ação antioxidante e até anti-inflamatória em muitos casos, fazendo com que esse fruto traga muitos benefícios para a imunidade.

Seus nutrientes participam de diversas atividades metabólicas, que estimulam a produção de células de defesa, preservam tecidos formados e promovem manutenção constante dessas estruturas.

6. Estimula o emagrecimento

As fibras solúveis presentes no maracujá e a presença de pectina ajudam a formar um tipo de gel viscoso e não digerível quando o fruto chega ao estômago, principalmente quando combinado com água. Isso promove a sensação de saciedade e pode contribuir para que a pessoa coma menos.

A farinha de maracujá, feita com a casca, é uma ótima fonte desses componentes, sendo capaz de estimular a eliminação de toxinas e ajudar na manutenção da atividade metabólica em níveis mais saudáveis.

7. Age como calmante natural

O maracujá é um calmante natural, capaz de ajudar no controle da ansiedade e estimulando o sono saudável.

No entanto, vale uma ressalva. Ele pode reduzir a pressão sanguínea, por isso, quem sofre de pressão baixa deve evitar o seu consumo.

8. Sementes podem oferecer muitos benefícios

As sementes do maracujá podem fornecer ainda mais ação antioxidante e fibras, por serem ricas em compostos como o piceatannol. Dessa forma, ajudam a preservar a saúde do organismo, estimulam a boa digestão e podem servir como um vermífugo natural em casos leves.

Como podemos ver, o maracujá tem vitamina C, vitamina A e minerais que fazem dessa saborosa fruta uma grande aliada da nossa saúde. Além disso, toda sua versatilidade facilita a sua inclusão em nossa alimentação regular.

E então, qual sua forma favorita de consumir maracujá?

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Imuno Energy

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais