string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1802";" 5 alimentos bons para gripe e garganta inflamada: como eles auxiliam na recuperação?

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

5 alimentos bons para gripe e garganta inflamada: como eles auxiliam na recuperação?

23/06/2022 alimento bom para gripe

O cuidado com a dieta é importante o tempo todo, mas é fato que, quando estamos gripados, o que escolhemos colocar no prato faz uma diferença notável de forma imediata. Optar por alimentos bons para gripe e garganta inflamada pode facilitar a recuperação e até promover um certo alívio ao quadro.

De modo geral, esse tipo de infecção respiratória exige cuidados especiais com a ingestão de líquidos e certos nutrientes importantes para o sistema imunológico desempenhar o seu papel.

Não é possível apontar um alimento bom para curar a gripe, já que ela é feita exclusivamente pelas defesas do organismo. No entanto, manter as reservas nutritivas em alta, assim como prevenir o risco de desidratação, são medidas essenciais.

Preparamos uma lista de 5 alimentos bons para gripe e garganta inflamada, mostrando seus principais benefícios e quais ingredientes podem compor as receitas durante o tratamento dessas doenças. Continue lendo!

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção respiratória viral, causada pelo vírus da Influenza, atingindo as narinas, boca, garganta e os pulmões. Entre os principais sintomas da gripe, temos a febre alta e de início súbito, dor de cabeça, garganta dolorida ou inflamada, tosse, espirros, coriza e congestão nasal.

De modo geral, o quadro dura entre sete e dez dias em média. O tratamento é voltado para o alívio dos sintomas, utilizando medicamentos analgésicos, antitérmicos e antialérgicos. Além disso, beber bastante água, ficar repouso e optar por comidas boas para gripe são recomendações comuns.

O que causa a inflamação de garganta?

A garganta inflamada pode ocorrer por muitos motivos. Alergias e inflamações decorrentes da presença de microrganismos como vírus e bactérias são as principais, como é o caso da gripe, resfriados, faringite e laringite.

Esse sintoma é decorrente da reação do sistema imune para combater patógenos invasores. Os vasos sanguíneos na região se dilatam, causando o inchaço e vermelhidão. Isso serve para sinalizar que há um problema no local, além de permitir um melhor fluxo de células de defesa e fluidos na área afetada.

O que é bom para gripe e dor de garganta?

Como apontado na explicação sobre a gripe, o tratamento com o que é bom para gripe e dor de garganta inclui:

  • Ficar em repouso. No caso de dor de garganta, isso também inclui evitar falar muito e forçar as cordas vocais;
  • Beber bastante água, para evitar o ressecamento local, limpar as mucosas, diminuir o risco de desidratação e fornecer bastante fluidos para o organismo combater o invasor;
  • Utilizar medicamentos para alívio dos sintomas, como analgésicos, antitérmicos, anti-histamínicos e anti-inflamatórios, entre outros, seguindo sempre as recomendações do seu médico;
  • Optar por alimentos macios ou ricos em líquidos, facilitando a deglutição e mantendo a ingestão de nutrientes com menor risco de lesionar a garganta inflamada;
  • Garantir o acesso à vitaminas e minerais importantes para o sistema imune, bem como ingredientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
  • Evitar alimentos que possam agravar inflamações e alergias, ou que sejam muito secos, aumentando assim o risco de arranhar a garganta ou serem difíceis de engolir.

O que é um alimento bom para gripe e garganta inflamada?

Afinal de contas, quais propriedades fazem um alimento bom para gripe e garganta inflamada?

Em geral, quando ficamos gripados ou sofremos da inflamação na garganta, é comum ter uma certa perda de apetite e desconforto ao engolir. Junto disso, o organismo aumenta as demandas por certos nutrientes e fluidos, consumindo as reservas de energia e gerando o risco de desidratação.

Portanto, um alimento bom para gripe e garganta inflamada é aquele que ajuda a manter os níveis adequados de vitaminas e minerais importantes para o sistema imune, assim como facilitam a ingestão de líquidos de maneira suficiente para atender toda essa demanda.

Ao mesmo tempo, é altamente recomendado que eles tenham propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que pode ajudar durante a recuperação da doença, especialmente em relação aos tecidos afetados.

Por fim, um alimento bom para dor de garganta e gripe é aquele que é ingerido com facilidade. Normalmente, uma dieta líquida, pastosa ou ao menos macia e bem cozida é mais indicada para quem está com um desses problemas de saúde.

Vale ainda indicar o cuidado especial para inflamações de garganta com origem alérgica. Nesses casos, também é importante evitar ingredientes que elevam a produção de histamínicos ou capazes de agravar a irritação nos tecidos.

5 alimentos bons para curar gripe e dor de garganta

Vamos ver alguns exemplos de alimentos bons para gripe e garganta inflamada. Nosso foco é apontar tipos de comidas boas para gripes e resfriados, incluindo também alguns ingredientes que ajudam nesses tratamentos.

Antes disso, uma ressalva. Não temos comprovações de alimentos bons para curar a gripe de maneira imediata.

No geral, as nossas recomendações são compostas de potenciais benefícios, comidas que ao menos evitam maiores problemas e nutrientes que podem fortalecer a imunidade a longo prazo, com base no consumo regular e prévio à inflamação.

Sem mais enrolação, confira 5 dicas de alimentos bons para gripe e garganta inflamada:

1. Chás

Começando por uma bebida quente, reconfortante e que pode ser preparada com vários ingredientes, à gosto do freguês, por assim dizer.

O chá é recomendado porque facilita a ingestão sem causar incômodo, principalmente por conta da temperatura elevada. Além disso, ervas como a hortelã, capim-cidreira e a camomila possuem propriedades benéficas para o tratamento desses males.

Junto disso, mel, extrato de própolis, limão e até mesmo o alho podem complementar a bebida, para potencializar o efeito anti-inflamatório e antioxidante. Tudo isso sem mencionar que inalar os vapores do chá também podem aliviar a congestão nasal.

2. Sucos

Sucos são uma alternativa para quem não gosta de bebidas quentes e preferem algo mais refrescante. Em temperaturas mais baixas, eles podem ajudar a diminuir o inchaço na garganta, mas algumas pessoas podem sentir incômodo ao ingerir alimentos e bebidas frias durante uma gripe ou inflamação.

Também é recomendado tomar cuidado com sucos de frutas cítricas. Embora a vitamina C seja aliada do combate à gripe, elas também podem provocar uma ligeira irritação local por conta da acidez.

3. Iogurtes e gelatinas

Ficar gripado não é motivo para pular a sobremesa. Iogurtes e gelatinas são alimentos bons para gripe e garganta inflamada, pois permitem a ingestão de vitaminas e minerais, possuem uma ótima quantidade de água em sua composição e são bem fáceis de engolir.

O iogurte, assim como laticínios em geral, pode causar reação alérgica em pessoas com hipersensibilidade ou intolerância à lactose, mesmo que isso seja raro. Porém, a gelatina dificilmente será contraindicada.

4. Sopas, caldos e canjas

Em relação aos pratos principais, sopas, caldos e canjas são as principais recomendações de alimentos bons para curar gripe e aliviar dor de garganta. Bem quentes, aconchegantes e fáceis de engolir, fornecem nutrientes importantes, ajudam a controlar a inflamação e ainda reforçam a hidratação durante o quadro infeccioso.

Ingredientes como alho, cebola, cenoura, arroz, frango cozido, espinafre, fubá e muitos outros são os mais indicados para suas receitas. Eles podem ser cozidos no ponto ideal para facilitar a ingestão, possuem propriedades ideais para controlar inflamações e fornecem nutrientes como as vitaminas A, C e E, e os minerais Selênio, Zinco e Ferro.

5. Purês

Para quem prefere alimentos mais encorpados, mas sem fugir das comidas mais macias e “amigáveis” para a garganta inflamada ou sintomas de gripe, purês são ótimas alternativas, tanto na versão salgada quanto na doce.

Para o prato principal, purê de batata, mandioquinha, cenoura e abóbora são boas pedidas. Para a sobremesa, frutas como a maçã, pera e banana são as principais indicadas.

O que não comer quanto se está gripado ou com a garganta inflamada?

Sabendo o que é um alimento bom para gripe e garganta inflamada, podemos finalizar com uma breve abordagem do que deve ser evitado nessas situações.

De modo geral, alimentos secos e crocantes devem ficar de fora da sua dieta temporariamente, eles podem arranhar a garganta, ficar presos e piorar a irritação na mucosa do esôfago, causando até mesmo pequenas lesões.

Cereais e laticínios devem ser consumidos com cuidado, principalmente por quem apresenta sintomas de crises alérgicas, como garganta inflamada, coriza, coceira na garganta, entre outros. Esses alimentos podem piorar essas reações em alguns casos.

Finalmente, temos alimentos gelados e frutas cítricas, que não são exatamente contraindicados, mas necessitam de cuidados.

Frutas como a laranja e o limão, ricas em vitamina C, podem ajudar na imunidade e no combate à gripe, mas sua acidez pode causar incômodo na garganta, principalmente em temperaturas mais baixas.

Da mesma forma, sorvetes e sucos gelados podem diminuir o inchaço de uma inflamação na garganta por exemplo, mas algumas pessoas se queixam de desconforto ao ingerir alimentos em baixas temperaturas nessas condições, colocando uma ressalva nesse tipo de indicação.

No geral, a nossa lista de 5 alimentos bons para gripe e garganta inflamada consiste em recomendações mais amplas e assertivas, auxiliando no tratamento geral desses sintomas.

Além disso, você também pode contar com toda a família Benegrip para tratar os sintomas de gripes e resfriados, além de ter à disposição nossos suplementos vitamínicos para fortalecer sua imunidade. Encontre nossos produtos na loja online: Linha Benegrip.