mulher gripada procura a atendente da farmácia para comprar um remédio.

Enquanto o sistema imunológico cuida de combater a infecção respiratória e eliminar o vírus, o corpo sente o mal-estar característico de doenças respiratórias. Neste momento, você pode contar com vários remédios para resfriado e gripe 1-4.

Também classificados como antigripais, esses medicamentos não servem especificamente para curar o quadro infeccioso. Em vez disso, ajudam a aliviar os sintomas clássicos de gripes e resfriados, como a febre, a dor de cabeça e a coriza 1.

Nas farmácias, é possível encontrar uma variedade de remédios, cada um com fórmula, ingredientes ativos, dosagem recomendada e ação específica. Geralmente, você não precisa de receita para comprá-los 1.

Mas como escolher o antigripal mais eficaz para cada pessoa? Quais são os ativos mais importantes? O que fazer se não melhorar depois de tomar o remédio?

Neste post, você poderá sanar essas dúvidas e se informar sobre como é feito o tratamento adequado de gripes e resfriados. Continue a leitura!

Resumo

  • Os remédios para resfriado e gripe servem para aliviar os principais sintomas dessas infecções respiratórias, como febre, dores de cabeça e dores no corpo, coriza, congestão nasal e tosse. Também são conhecidos como medicamentos antigripais 1-4.
  • A gripe é uma infecção viral aguda causada pelo vírus influenza, capaz de afetar tanto o trato respiratório superior quanto o inferior. Por esse motivo, costuma causar um quadro mais intenso e incômodo 2,4.
  • Paracetamol e dipirona são os principais ingredientes ativos com ação analgésica e antitérmica. Ou seja, proporcionam alívio da dor e combatem a febre 5,6.
  • O cloridrato de fenilefrina age como descongestionante nasal e ajuda na redução do inchaço associado à inflamação das mucosas respiratórias. Dessa forma, é útil para desobstruir as vias aéreas e melhorar a respiração 7.
  • O maleato de clorfeniramina é um composto antialérgico (anti-histamínico) bastante utilizado no controle de sintomas alérgicos. Para a gripe e o resfriado, o ingrediente pode aliviar coriza, nariz entupido, acúmulo de catarro, irritação, dor e coceira nas vias aéreas 8.

Conteúdos relacionados:

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

O resfriado é uma infecção viral aguda do trato respiratório superior, composto por boca, garganta e narinas. Pode ser causado por diferentes tipos de vírus, como o rinovírus e o parainfluenza. Já a gripe é uma condição mais séria, capaz de afetar os pulmões e desencadear complicações graves. Diferente do resfriado, apenas o vírus influenza é responsável por esse quadro 2-4.

Embora as duas condições sejam autolimitadas e possam causar sintomas como coriza, cefaleia e mal-estar generalizado, a gripe tende a ser mais preocupante. Com cerca de 1 bilhão de casos por ano, dentre os quais até 5 milhões são severos, o tratamento adequado é fundamental para não deixar a doença evoluir para uma síndrome respiratória potencialmente fatal 2-4.

Como funciona o tratamento de gripes e resfriados?

Por serem doenças autolimitadas, na maioria dos casos não é necessário usar medicamentos antivirais para combater essas infecções. Desse modo, o tratamento mais recomendado consiste em bastante repouso, reposição de fluidos e remédios para aliviar os sintomas 2-4.

Com essas medidas, além de diminuir o desconforto que sente quando fica gripado, você preserva as energias e ajuda o sistema imunológico a combater o quadro de forma mais eficaz 2-4.

Para que servem os remédios para resfriado e gripe?

A classe dos antigripais, como são conhecidos muitos dos remédios para resfriado e gripe, é formada por diferentes tipos de fármacos, categorizados de acordo com o sintoma que ajudam a tratar. Os mais comuns são 1-4:

  • antitérmicos;
  • analgésicos;
  • antialérgicos (anti-histamínicos);
  • descongestionantes;
  • antitussígenos;
  • soluções nasais.

A seguir, confira como cada um atua no organismo.

1. Antitérmicos e analgésicos

Os antitérmicos, também chamados de antipiréticos, são medicamentos que ajudam a controlar o limiar térmico do corpo e baixar a febre. Já os analgésicos são aqueles que servem para atenuar a dor 1-4.

É comum essas classes serem citadas ao mesmo tempo, pois, na maioria dos casos, apenas um ingrediente ativo é usado na fórmula do antigripal para cumprir ambas as funções 1-4.

2. Anti-histamínicos

Anti-histamínicos, também chamados de antialérgicos, são medicamentos que bloqueiam a síntese de histamina, proteína responsável pela resposta imunológica durante reações alérgicas. Dessa forma, o medicamento pode amenizar sintomas de irritação e inflamação nas mucosas, como coriza, inchaço, prurido e hipersensibilidade 1-4.

3. Descongestionantes

Os descongestionantes são ativos responsáveis por diminuir o inchaço (edema) nas mucosas respiratórias que ocorre quando está gripado ou resfriado. O mecanismo de ação mais comum é o da vasoconstrição, na qual o fármaco estimula a contração dos vasos sanguíneos dilatados pela inflamação, o que ajuda a desobstruir as vias aéreas 1-4.

4. Antitussígenos e expectorantes

Os antitussígenos são supressores da tosse e ajudam a controlar esse tipo de reflexo involuntário. Por outro lado, os expectorantes ajudam a soltar o catarro e facilitam a eliminação da secreção acumulada 1-4.

5. Soluções nasais

Soluções nasais são líquidos e sprays que podem ser aplicados diretamente nas narinas para aliviar a congestão nasal e a coriza 1-4.

Quais são os principais ativos de remédios para resfriado e gripe?

Nas fórmulas dos remédios para resfriado e gripe, os ativos mais comuns são:

  1. Paracetamol;
  2. Dipirona;
  3. Cloridrato de fenilefrina;
  4. Maleato de clorfeniramina.

Entenda!

1. Paracetamol

O uso do paracetamol para gripes e resfriados é bastante comum, por conta do efeito rápido, eficaz e com baixo índice de toxicidade. Este ativo é indicado para tratar 5:

  • febre;
  • dores de cabeça e no corpo;
  • cólicas menstruais;
  • enxaquecas;
  • dores associadas à tensão muscular.

2. Dipirona

Assim como o ingrediente anterior, a dipirona combina ação antipirética e analgésica em um mesmo componente, além de agir como espasmolítico. Dessa forma, é facilmente encontrada na fórmula de antigripais 6.

3. Cloridrato de fenilefrina

O cloridrato de fenilefrina, também referido como fenilefrina nasal, é um componente com ação descongestionante. Ao ser ingerido, reduz a dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam a mucosa nasal. Assim, pode reduzir o inchaço e amenizar a sensação de nariz entupido 7.

4. Maleato de clorfeniramina

Na classe dos antialérgicos, o destaque vai para o maleato de clorfeniramina. Esse composto anti-histamínico de primeira geração é amplamente usado desde os anos 1950 para tratar sintomas alérgicos. É indicado para aliviar 8:

  • coriza;
  • congestão nasal;
  • catarro gelatinoso ou ressecado;
  • prurido nas narinas, na garganta ou nos olhos;
  • vermelhidão;
  • aumento da sensibilidade local;
  • dor e irritação de garganta.

Por que ficar atento aos ingredientes do antigripal?

Como qualquer medicamento, esses fármacos podem causar reações adversas e você deve observar o histórico do paciente antes de administrar o produto. Por exemplo, se for tomar um antigripal com ativo antialérgico, deve evitar tarefas que exigem concentração, pois esses ingredientes costumam causar sonolência 1-4.

Por que escolher um antigripal para dia e noite?

Contar com alternativas específicas de antigripal para dia e noite pode assegurar o tratamento eficaz dos sintomas com o menor impacto possível. Pela manhã e à tarde, o mais importante é não sentir febre, dor no corpo e dificuldade para respirar. À noite, os sintomas alérgicos podem ficar mais intensos e atrapalhar o sono, o que deve ser evitado com auxílio da medicação 1-4.

Se você busca uma alternativa de remédio para resfriado e gripe que acompanha os seus sintomas ao longo do dia, Benegrip pode te ajudar 9,10.

Com a linha Benegrip Multi Dia e Noite, você pode desfrutar de dias mais tranquilos e noites bem dormidas!

Para a manhã e tarde, o Benegrip Multi Dia combina paracetamol e cloridrato de fenilefrina, o que combate dor, febre e congestão nasal sem causar sono 9.

Para o anoitecer, o Benegrip Multi Noite combina esses ingredientes com o poder antialérgico do maleato de carbinoxamina, um anti-histamínico eficaz para aliviar a coriza e assegurar um repouso mais tranquilo 10.

Saiba mais sobre essas novidades ou confira outros produtos da família Benegrip em nossa loja online. Aproveite!

Benegrip Multi Dia. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869. Fórmula com alta concentração de ativos (800 mg de paracetamol + 20 mg de fenilefrina). *Maior tempo de ação quando comparado à fórmula de 400 mg de paracetamol + 4 mg de cloridrato de fenilefrina + 4 mg de maleato de clorfeniramina.Benegrip Multi Noite. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. Fórmula com alta concentração de ativos (800 mg de paracetamol + 20 mg de fenilefrina). Extra poder quando comparado à fórmula de 400 mg de paracetamol + 4 mg de cloridrato de fenilefrina + 4 mg de maleato de clorfeniramina. Fórmula mais potente quando comparada à fórmula de 400 mg de paracetamol + 4 mg de cloridrato de fenilefrina + 4 mg de maleato de clorfeniramina. Julho/2025.

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Multi Dia

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Machado PRP, Pereira CS, da Silva DCB, et al. Atuação do farmacêutico no uso racional e manejo de antigripais: guia de prática clínica. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/361268530_Atuacao_do_farmaceutico_no_uso_racional_e_manejo_de_antigripais_guia_de_pratica_clinica. Acesso em julho/2025.


https://www.researchgate.net/publication/361268530_Atuacao_do_farmaceutico_no_uso_racional_e_manejo_de_antigripais_guia_de_pratica_clinica. Acesso em julho/2025.


3. Manual MSD. Resfriado comum. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/resfriado-comum. Acesso em julho/2025.


4. World Health Organization. Influenza (seasonal). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw65-zBhBkEiwAjrqRMC_5jwz6CB3WMrGGe-8Ln7KlpSziqMu9giEQ2CQv3vRN1V_goUtHmhoCFPEQAvD_BwE. Acesso em julho/2025.


5. Jóźwiak-Bebenista M, Nowak JZ. Paracetamol: mechanism of action, applications and safety concern. Acta Pol Pharm. 2014 Jan-Feb;71(1):11-23. PMID: 24779190. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24779190/. Acesso em maio/2024.


6. National Library of Medicine. Pharmacological characteristics of metamizole. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24724493/. Acesso em fevereiro/2025.


7. MedlinePlus [Internet]. Phenylephrine. Disponível em: https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a606008.html. Acesso em julho/2025.


8. MedlinePlus [Internet]. Chlorpheniramine. Disponível em: https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a682543.html. Acesso em março/2023.


9. Bula do Benegrip Multi Dia.


10. Bula do Benegrip Multi Noite.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais