sintomas-da-gripe-comum

A gripe comum é uma doença muito frequente. Como o vírus da Influenza, causador dessa infecção, tem uma capacidade de mutação muito grande, mesmo com a efetividade da vacina, é muito difícil erradicá-la.

Mesmo sem causar grandes consequências para pessoas fora dos grupos de risco, os sintomas de gripe comum são suficientes para interromper nossa rotina e nos deixar um pouco derrubados por alguns dias.

De modo geral, os sintomas da gripe comum são:

  • Febre alta, normalmente acima de 38 °C;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Desânimo e falta de apetite;
  • Garganta inflamada;
  • Coriza e congestão nasal;
  • Indisposição.

grande importância de conhecer esses sintomas e principalmente a intensidade que eles atacam o organismo está no fato de que eles são muito similares a uma série de outras doenças, como outros tipos de gripe, como a H1N1, dengue, zika e até mesmo o coronavírus.

Conheça agora como identificar os sintomas da gripe comum e como tratá-los de maneira segura e eficiente. Lembre-se, em caso de dúvidas e sintomas mais persistentes, procure atendimento médico especializado. Boa leitura.

Não confunda gripe comum com resfriado

Antes de mais nada, é preciso desmistificar a crença de que o resfriado é uma forma mais leve da gripe. Na verdade, tratam-se de doenças diferentes. Ambas são infecções virais que atacam o sistema respiratório.

Porém, os agentes causadores são diferentes. Enquanto a gripe é causada pelos vírus da Influenza, o resfriado tem como causa vírus de diversos tipos, incluindo o Rinovírus e o Parainfluenza.

Na prática, a diferença mais latente é a duração e intensidade dos sintomas. Em um resfriado, os sintomas são mais leves, a febre raramente ocorre e eles não duram mais do que 4 dias, em média. Os sintomas da gripe comum duram de 7 a 10 dias, atingindo sua maior intensidade nos primeiros 3 dias, normalmente com a presença de febre alta, ou seja, na faixa dos 38 °C.

Estágio inicial da gripe comum

Mesmo uma pessoa muito saudável, quando gripada ela se sentirá indisposta e derrubada por alguns dias, o que é perfeitamente normal. Nesse caso,o sistema imunológico irá agir para promover a cura, enquanto o uso de medicamentos como antitérmicos e analgésicos aliviam os sintomas.

Um fator interessante de se observar é o estágio inicial da doença. Na gripe comum, os sintomas aparecem de repente, sendo muito comum que o primeiro deles seja exatamente a febre alta. Atingindo o seu ápice nos primeiros 3 dias.

Depois desse período inicial, o sistema imunológico começa a produzir os anticorpos certos para se livrar do vírus ao qual o organismo foi exposto, o que deve promover a cura em alguns dias.

Diferença entre gripe comum e covid-19

Atualmente, vivemos sob a ameaça da covid-19, uma das piores epidemias modernas. Como existem sintomas de gripe comum que podem ser confundidos com um quadro de covid-19, é importante se informar para compreender a diferença.

gripe se instala de repente, de forma abrupta, causando febre logo de início. Na doença causada pelo novo coronavírus, os sintomas se iniciam gradativamente, começando pela dor de gargantatosse seca e a febre aparece depois de alguns dias.

Também vale destacar a questão da falta de ar. Esse sintoma da covid-19 não é comum entre os sintomas de gripe normal. Além disso, ele costuma ocorrer por volta de 5 dias após o início da doença, no caso da gripe, nesse período já é esperado o fim do quadro infeccioso.

Outros sintomas característicos da covid-19 são a perda do olfato e paladar. Em gripes e resfriados, podem ocorrer tais sintomas, porém eles surgem gradativamente, como resultado da inflamação nas vias nasais e garganta. Por outro lado, na covid-19 a perda do olfato ou paladar, quando ocorre, é abrupta.

Por fim, temos a duração da doença. Enquanto o mais corriqueiro é sentir os sintomas da gripe comum por cerca de 7 dias, a covid-19 pode durar de 10 a 14 dias, em média, dependendo da intensidade e da imunidade do paciente.

Caso você apresente sintomas de covid-19procure orientação médica especializada. Se estiver com sintomas leves, planos de saúde estão oferecendo consultas virtuais, que evitam maior exposição. Em casos mais graves, principalmente na ocorrência de falta de ar, é indicado ir a uma unidade de saúde.

É comum sentir indisposição depois de uma gripe comum?

Um dos sintomas de gripe comum é o desânimo ou indisposição, a pessoa infectada sente moleza e dificuldade para realizar tarefas rotineiras, como caminhar e ficar de pé por muito tempo. Tanto que o repouso é muito indicado para auxiliar na recuperação da doença.

Isso acontece em parte pela resposta do nosso organismo à infecção. Por exemplo, a febre é uma reação natural do corpo, que visa diminuir o avanço do vírus com a elevação da temperatura interna, apesar de causar um grande desconforto.

De qualquer modo, todo o esforço empregado para curar a infecção tem um custo para o nosso organismo, por isso, é muito comum que as pessoas se sintam mais cansadas e fracas após pegar uma gripe comum.

corpo gasta muita energia e nutrientes para se livrar do vírus, que precisam ser repostos nas semanas seguintes à doença para uma recuperação completa.

Cuidados após a recuperação da gripe comum

Depois que os sintomas de gripe comum não são mais sentidos, é muito importante adotar alguns cuidados para auxiliar o organismo a recuperar os nutrientes perdidos e garantir que o sistema imunológico se restabeleça para poder combater novas doenças.

Para isso, nossas recomendações são:

  • Beba muito líquido
  • Consuma alimentos e suplementos vitamínicos que contenham Vitaminas C, A, E e Zinco, que auxiliam na recuperação do sistema imunológico;
  • Evite atividades físicas nos primeiros dias após a doença;
  • Procure ter boas noites de sono;
  • Não se esforce muito e seja paciente!

Muitos dos hábitos indicados para fortalecer a imunidade e evitar a gripe auxiliam também na recuperação da doença. O mais importante nesse caso é fornecer nutrientes para o organismo se recuperar e não forçar a barra para voltar à rotina intensa, pois o seu corpo se encontra em um estado levemente debilitado e propenso a novas doenças.

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais