Por que pego gripe com muita facilidade? 4 cenários que podem enfraquecer seu sistema imunológico

07/07/2021

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a gripe causada pelo vírus influenza acomete entre 5% e 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças no mundo todos os anos, sendo uma das viroses mais frequentes no mundo.

Entretanto, dentro desses percentuais existem sempre algumas pessoas que parecem se “destacar”, ficando doentes semana sim, semana não. Se você é uma dessas pessoas e não sabe porque pega gripe com muita facilidade, esse post pode lhe ajudar!

Quais são os sintomas da gripe?

Antes de falarmos de possíveis fatores que podem dizer o porquê de você pegar gripe com muita facilidade, é importante entender primeiro se o que você está pegando é uma gripe ou um simples resfriado.

A gripe é uma infecção viral, causada pelo vírus da Influenza, capaz de afetar o sistema respiratório por completo, desde as vias aéreas superiores até partes do pulmão.

Ela atinge cada parte desse sistema de modo a impedir o seu funcionamento normal e utilizar o organismo para se reproduzir. É por isso que sentimos irritação nessas áreas, dificuldade em respirar e dores.

Entre os sintomas mais comuns da gripe, vale destacar:

  • Febre alta, igual ou superior a 38 ºC;
  • Dores de cabeça e pelo corpo;
  • Garganta inflamada;
  • Coriza e congestão nasal;
  • Sensação de cansaço, fadiga;
  • Tosse;
  • Calafrios, tontura e moleza.

Já o resfriado possui sintomas bem parecidos com a gripe, mas que possuem uma menor intensidade. Ou seja, a pessoa resfriada costuma apresentar:

  • Tosse e desconforto na garganta;
  • Coriza;
  • Dores de cabeça;
  • Dor muscular leve;
  • Febre baixa em alguns casos.

Além dos sintomas serem mais leves, a recuperação dessa doença costuma durar apenas 4 dias, ao contrário da gripe que pode durar até 10 dias.

Por que pego gripe com muita facilidade?

Agora que você já confirmou que está pegando gripe com muita facilidade, ao invés de resfriados, vamos olhar para alguns cenários que podem estar enfraquecendo o seu sistema imunológico.

Mas não se esqueça de que para se obter um diagnóstico preciso, o acompanhamento médico é a única recomendação possível. Ainda assim, observar os sintomas pode ajudar durante a consulta médica.

Falta de higiene

Com a chegada da pandemia causada pelo Covid-19, nós nos tornamos experts no assunto higiene (ou nos cansamos de ouví-lo). Mas a verdade é que a falta de higiene pode nos tornar mais propensos a pegar várias doenças transmitidas por vírus e bactérias.

Quando falamos da falta de higiene, estamos citando:

  • Falta de limpeza recorrente das mãos com água e sabão, principalmente após manusear equipamentos compartilhados e usar o transporte público;
  • Compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, como talheres e copos;
  • Encostar as mãos na boca, nariz ou olhos após contato com maçanetas, corrimãos ou qualquer apoio de transportes públicos, como ônibus;
  • Deixar todos os ambientes fechados e sem ventilação.

Estilo de vida

Quando estamos na correria do dia-a-dia, muitas vezes deixamos de nos preocupar se a nossa rotina está saudável e com pequenos cuidados que podem ter um grande impacto na nossa saúde. Seja honesto, para quantas dessas perguntas você responde sim:

Todas essas perguntas têm o mesmo olhar: para o seu estilo de vida. De acordo com Paolo Boffetta, professor de medicina, hematologia e oncologia médica na Escola de Medicina Icahn no Hospital Mount Sinai, em Nova York, “fatores de estilo de vida, incluindo estresse, obesidade, consumo excessivo de álcool e falta de higiene, podem enfraquecer sua resposta imunológica e levar a infecções mais frequentes”.

Por isso, ao se questionar “por quê eu pego gripe com muita facilidade?”, olhe para a sua rotina. Talvez a resposta esteja nela.

Deixar de tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe é uma das melhores formas de se prevenir e evitar casos graves por conta da contaminação pelo vírus influenza. 

Além de ser distribuída gratuitamente na rede pública para grupos de risco e de parte das empresas privadas oferecem a vacina sem custo ou por um valor mais baixo aos colaboradores, também é possível conseguir essa proteção adicional na rede privada.

Entretanto, muitas pessoas se sentem receosas em tomar essa vacina por causa das possíveis reações que elas podem causar. Mas segundo o Centro de Vacinação de Adultos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essas possíveis reações são geralmente desprovidas de gravidade. A febre, por exemplo, ocorre em menos de 1% das pessoas vacinadas. 

Ou seja: se você pega gripe com muita facilidade, a vacina pode ser uma maneira de reduzir a incidência dessa doença.

Sistema imunológico mais fraco

Sim, infelizmente essa também é uma opção. De acordo com a médica Holly Phillips, “tenho alguns pacientes perfeitamente saudáveis ​​que contraem cinco a seis infecções respiratórias superiores – também conhecidas como resfriado comum ou, mais raramente, influenza totalmente desenvolvida – e outros com o mesmo perfil de saúde que dificilmente ficam doentes”.

Segundo a médica, uma possibilidade para essa maior “fragilidade” é a hipótese da higiene, onde a exposição a vírus e bactérias quando criança permitem que o sistema imunológico se torne mais inteligente.

“Crianças que foram ou são mantidas extremamente limpas e sufocadas com desinfetante para as mãos podem ter mais danos do que benefícios a longo prazo”.

Referências consultadas

Blog da Saúde – Ministério da Saúde. “Saiba como se prevenir da gripe”. 14 de março de 2019. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53801-saiba-como-se-prevenir-da-gripe>. Acesso em abril/2021.

Blog da Saúde – Ministério da Saúde. “Você sabe a diferença entre gripes e os resfriados?”. 26 de março de 2016. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35481-voce-sabe-a-diferenca-entre-gripes-e-o-resfriado>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Dez hábitos que previnem gripes e resfriados: lavar as mãos e manter uma alimentação saudável estão entre as atitudes mais adequadas. Disponível em: <https://www.benegrip.com.br/dez-habitos-que-previnem-gripes-e-resfriados.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula.php>. Acesso em abril/2021.

Centro de Vacinação de Adultos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vacina contra a gripe. Disponível em <http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/gripe-pr.html#:~:text=A%20vacina%20contra%20a%20gripe,menos%20de%201%25%20dos%20casos>. Acesso em abril/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

posts relacionados