Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Prevenção do resfriado: 7 dicas para se proteger

19/05/2021 prevenção do resfriado

O resfriado é uma infecção viral das vias aéreas superiores, ou seja, da parte que envolve o nariz, seios nasais, faringe e laringe. A prevenção do resfriado é difícil, uma vez que essa doença comum pode ser causada por mais de 200 patógenos diferentes.

Apesar da baixa intensidade dos sintomas e risco de complicações, é interessante buscar modos de como não pegar um resfriado, já que ele pode provocar um desconforto considerável, especialmente se for frequente, além de prejudicar o sistema imunológico e sua eficiência no combate à doenças mais graves.

Veja como se proteger de resfriados, adquirindo hábitos que combatem infecções e fortalecem a imunidade.

O que é o resfriado e qual sua diferença para a gripe?

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é o resfriado. Muitos acreditam que o resfriado é uma variação da gripe, porém se tratam de doenças diferentes. Como falamos na introdução, o resfriado comum é causado por diferentes vírus, como o Rinovírus e o Parainfluenza, enquanto a gripe e suas variações são causadas pelo vírus da Influenza.

Outro fator que difere gripes e resfriados está na ocorrência de febres. No resfriado, a febre raramente acontece, exceto nas crianças. Em adultos, quando ela ocorre, raramente atinge ou ultrapassa os 38ºC.

Para se ter uma ideia, na gripe a febre acima dos 38ºC é muito comum e costuma ser um dos primeiros sintomas apresentados. Quanto aos outros sintomas, como dores no corpo, indisposição, coriza e dor de cabeça, a intensidade de cada um é menor num quadro de resfriado.

A variedade de patógenos causadores é o que dificulta a prevenção do resfriado. A gripe, além da adoção dos hábitos para fortalecer a imunidade, que falaremos a seguir, conta com a vacina como método preventivo, o que não ocorre no caso dos resfriados.

Veja ainda: Como tratar corretamente gripes e resfriados?

Resfriados frequentes são um sinal de imunidade baixa

Em geral, quando uma pessoa se vê resfriada com frequência, ao longo do ano, isso geralmente é sinal que os hábitos de higiene podem ser melhorados, sobretudo ao sair e voltar para casa. Além disso, o fator  para resfriados frequentes pode ser baixa imunidade.

O sistema imunológico pode funcionar não só quando uma infecção se inicia, ele também deve agir para eliminar vírus, bactérias e outros microorganismos antes mesmo deles provocarem uma doença.

Dessa forma, quando a imunidade não está em pleno funcionamento, o corpo se adoece com frequência, pois falta a barreira inicial de combate aos causadores das doenças.

Veja a seguir como se proteger contra gripes, resfriados e outras doenças ao adotar hábitos mais saudáveis para o seu dia-a-dia!

Prevenção do resfriado: 7 dicas de como se proteger

Como falamos anteriormente, a prevenção de resfriados, assim como outras doenças, vem através de hábitos mais saudáveis e conscientes para nossa rotina, que envolvem cuidados com nossa higiene, alimentação, descanso e atividades físicas.

Confira 7 dicas simples de prevenção ao resfriado e outras doenças:

Beba bastante água

A primeira dica é extremamente simples e, ainda assim, é ignorada por muita gente. Beber ao menos 2 litros de água por dia traz, entre outros benefícios, um excelente reforço para o sistema imunológico das pessoas.

Em primeiro lugar, a água é essencial para todas as funções orgânicas, inclusive a produção de células como linfócitos e leucócitos, que atuam diretamente no combate a invasores do organismo. Além disso, a ingestão de líquidos promove a limpeza do organismo, facilitando a eliminação de toxinas, e mantém as mucosas hidratadas e prontas para filtrar os germes do ar.

Busque dormir ao menos 8 horas por dia

Resolvemos trazer a importância de uma noite de sono antes de outras dicas, uma vez que para aproveitar ao máximo os benefícios de uma dieta balanceada e atividades físicas regulares, é essencial descansar e dormir bem, ao menos 8 horas por dia.

Durante o sono, o corpo tem a chance de se recuperar do que esteve exposto durante o dia, principalmente recuperando os níveis de células imunes no organismo, além de permitir que a musculatura se recupere de um exercício e que nutrientes ingeridos sejam devidamente assimilados.

Tenha uma alimentação nutritiva e balanceada

Uma alimentação rica em nutrientes é imprescindível para o bem-estar e para a prevenção de resfriados. Através dela, o sistema imunológico retira o combustível para fortalecer as defesas do corpo e pode diminuir a incidência de doenças, bem como a gravidade das que ocorrerem.

Por exemplo podemos citar o consumo da vitamina C, que tem propriedades antioxidantes, ajuda na absorção de ferro, contribui para a síntese de colágeno e ainda fortalece a capacidade do sistema imune de eliminar microorganismos. Para obter vitamina C, frutas cítricas como a acerola, morango, laranja, limão e abacaxi, são ótimas opções.

Outro nutriente benéfico para o sistema imunológico é o zinco, que não só é capaz de prevenir resfriados e encurtar sua duração, como também combate doenças cardíacas e aumenta a saúde dos olhos.

Para obter uma dose saudável de zinco, podemos consumir carnes, ovos, cogumelos e legumes diversos, como grão-de-bico, sementes de abóbora, soja, lentilhas e outros.

Outros nutrientes importantes para o sistema imunológico são:

  • Vitamina A: é um antioxidante natural, além de fazer parte da formação de vários tecidos corporais. Pode ser adquirida através da pimenta vermelha, fígado de boi, gema de ovos, cenoura, couve, manga e muitos outros;
  • Vitamina E: fortalece a ação dos glóbulos brancos e combate o envelhecimento precoce, pode ser encontrada em alimentos como azeite de oliva, ovos, nozes e vegetais de folhagem verde escura;
  • Selênio: esse importante mineral combina ação antioxidante e anti-inflamatória. Pode ser ingerido através de carnes de boi, frango e peixe, além de castanhas e pães integrais.

Pratique atividades físicas com frequência

Atividades físicas são a forma ideal de reduzir o estresse e promover a vitalidade. Exercícios estimulam o funcionamento do sistema imunológico, auxiliam a absorção de nutrientes, promovem melhor qualidade de sono e ainda estimulam a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Informe-se sobre a necessidade de suplementos

Idealmente, todas as nossas necessidades nutritivas devem ser adquiridas através da alimentação, atividades físicas e banho de sol, no entanto, com a rotina acelerada que é comum da vida moderna, nem sempre isso é possível.

Nesse caso, temos a opção dos suplementos nutricionais, que podem fornecer nutrientes específicos para a prática de atividades físicas ou mesmo para complementar a dieta e preencher os níveis diários de vitaminas e minerais.

No entanto, cabe aqui uma ressalva. Excesso de nutrientes também pode ser prejudicial ou sequer são absorvidos pelo organismo, ou seja, podem trazer riscos para a saúde ou simplesmente fazer você perder dinheiro com um suplemento que não é assimilado.

Por isso, procurar orientação médica antes de iniciar a suplementação nutritiva é essencial.

Adote hábitos de higiene para a rotina

A prevenção de resfriados também está ligada a hábitos de higiene que empregamos em nossa rotina, especialmente quando estamos em um local público.

Os vírus causadores de resfriados sobrevivem em superfícies e no ar, por isso, lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto é tão importante.

Quando usamos o transporte público, tocamos em maçanetas ou pegamos um produto no mercado, estamos nos expondo a uma infinidade de vírus e bactérias.

Em virtude da covid-19, pegamos o hábito de lavar as compras quando voltamos do mercado, mas a verdade é que o mesmo também vale para se proteger de gripes e resfriados.

Evite a transmissão para as pessoas e o ambiente

Para finalizar nossas dicas de prevenção do resfriado, é interessante relembrar que evitar a transmissão também é importante. Isso é relevante porque diminui a taxa de sobrevivência do vírus ao liberá-lo no ambiente.

Cobrir o rosto com toalhas descartáveis ou com a parte interna dos cotovelos ao espirrar, bem como os já mencionados hábitos de higiene do tópico anterior, são boas formas de evitar a transmissão para outras pessoas por combater a contaminação ambiental.

Referências consultadas

Arrol, B; Michael Allan, G. “Prevention and treatment of the common cold: making sense of the evidence”. National Center for Biotechnology Information. 18 de fevereiro de 2014. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3928210/>. Acesso em fevereiro/2021.

Maeda, A. “Can not touching the nose or eyes help cold prevention? Possibility of application using a smartwatch and self-checking.” BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. 27 de Agosto de 2020. Disponível em <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-33019274>. Acesso em fevereiro/2021.

BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. “Deficiência de vitamina A”. Dezembro de 2004. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/70vitamina_a.html>. Acesso em fevereiro/2021.

UNIMED. “Entenda a importância da vitamina C”. 19 de outubro de 2018. Disponível em <https://www.unimed.coop.br/web/rioclaro/viver-bem/alimentacao/entenda-a-importancia-da-vitamina-c>. Acesso em fevereiro/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em abril/2021.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.