Como aumentar a imunidade contra a gripe

Entender como aumentar a imunidade contra a gripe pode te ajudar a evitar os incômodos sintomas desta infecção tão comum, prevenindo-se contra eventuais surtos, como o que vivemos em 2022.

Neste ano, o Brasil enfrentou um surto de gripe H3N2, que teve início no exterior e chegou ao Brasil, atingindo ao menos 23 das 27 unidades federativas no país.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 7 dicas práticas para incorporar à rotina. Vamos te mostrar como você pode auxiliar os órgãos componentes do sistema imunológico a produzir respostas rápidas e eficazes contra qualquer tipo de corpo invasor.

Aproveite a leitura!

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção provocada pelo vírus Influenza. Uma vez no organismo, o vírus atinge o sistema respiratório, comprometendo as vias aéreas superiores e podendo chegar até os pulmões.

Pacientes com gripe podem desenvolver sintomas com duração de até 10 dias, sendo as primeiras 72 horas mais intensas. Caso apresente infecção por gripe, você pode sentir:

  • dores no corpo;
  • febre;
  • dores de garganta;
  • tosse;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal e espirros;
  • náusea;
  • etc.

A importância de aumentar a imunidade contra a gripe

Quando um vírus entra em contato com um sistema imunológico forte e saudável, ele atua como uma verdadeira barreira de proteção.

Isso porque ele monitora e reconhece os invasores, implementando estratégias de enfrentamento e eliminação do corpo estranho.

Ao longo deste processo de atuação contra o vírus invasor, é comum que o corpo passe por diferentes estágios da infecção. Aliás, alguns dos sintomas percebidos ao longo da gripe são sinais de combate do sistema imunológico.

Muitas vezes a febre, por exemplo, é resultado da liberação de substâncias químicas que elevam a temperatura corporal pelas células de combate.

Quando estamos mais aptos a pegar gripe?

Alguns cenários fazem com que estejamos mais aptos a pegar gripe. Parte deles se relaciona a condições imunológicas. Outra, tem ligação com costumes e hábitos que adotamos (ou não) em nosso dia a dia.

Confira quais são os momentos em que pegamos doenças virais com mais facilidade. Em seguida, descubra também como aumentar a sua imunidade contra a gripe.

Imunidade baixa

Quando nosso sistema imunológico está enfraquecido ou operando de maneira ineficaz, a tendência é de que corpos estranhos consigam penetrar o organismo com mais facilidade.

Além disso, o combate destes invasores tende a ser mais lento e difícil, o que pode prolongar os sintomas da gripe e levar a infecções consecutivas.

Hábitos cotidianos desequilibrados

Você já parou para pensar em como os seus hábitos cotidianos podem ajudar a prevenir doenças? Muitas vezes, a intensidade da rotina faz com que estes “pequenos” detalhes passem despercebidos. Entretanto, é fundamental se atentar a práticas como:

  • rotina de sono (o ideal é dormir uma média de 8 horas por noite);
  • prática de exercícios físicos;
  • ingestão de, no mínimo, 2 litros diários de água;
  • alimentação saudável e balanceada;
  • equilíbrio no consumo de álcool e cigarros;
  • cuidados com a saúde mental.

Todas elas contribuem para o desenvolvimento de um organismo mais forte e resistente a infecções e invasões de corpos externos.

Falta de higiene

Em muitos casos, a infecção viral (como a da gripe) ocorre a partir do contato com superfícies contaminadas. A partir daí, surge a necessidade de adotar hábitos higiênicos que ajudam a “blindar” o corpo contra este tipo de infecção.

Você tem o hábito de:

  • lavar as mãos com frequência?
  • utilizar álcool 70% quando não tiver água corrente e sabonete ao alcance?
  • utilizar objetos pessoais (como talheres e toalhas) sem compartilhá-los com outras pessoas;
  • manter os ambientes arejados?
  • utilizar máscaras quando estiver na companhia de alguém contaminado?

Se a resposta for não, saiba que você pode estar facilitando a entrada de corpos estranhos no seu corpo!

Descumprimento do calendário vacinal da gripe

O vírus Influenza tem a habilidade de passar por mutações em períodos bastante curtos. Por isso mesmo, pode escapar com mais facilidade da memória do nosso sistema imunológico.

Neste caso, o melhor caminho para se manter imunizado contra diferentes variantes do vírus da gripe é a vacinação.

Como aumentar a imunidade contra a gripe?

A reflexão provocada no tópico anterior já é um primeiro passo para te ajudar a entender como aumentar a imunidade contra a gripe. Mas há, ainda, outros passos que podem te ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico e se proteger de infecções diversas.

A seguir, você confere nossa lista com 7 práticas para adotar agora mesmo.

1. Pratique exercícios

Quer saber o que ajuda a melhorar a imunidade? Comece pela prática regular de exercícios físicos.

Uma pesquisa feita por David Nieman, professor de biologia na Appalachian State University e publicada pelo NY Times mostrou que pessoas que se exercitam cinco ou mais dias por semana têm 43% menos probabilidade de adoecer com uma infecção do trato respiratório superior do que aqueles que se exercitam menos de um dia por semana.

Mas mesmo aqueles que fazem menos exercício — pelo menos 20 minutos na frequência moderada (tão simples quanto uma caminhada rápida) pelo menos um dia por semana — estavam em melhor situação do que aqueles que não faziam nada.

Interessante, não é mesmo?

2. Descanse!

Tão importante quanto o exercício é o descanso. Submeter o corpo a quantidades elevadas de esforço físico pode sobrecarregar o corpo e suprimir o sistema imunológico, aumentando as chances de uma infecção.

Se sente cansaço? Não hesite em parar por alguns instantes e recuperar as energias.

3. Hidrate-se bem

A ingestão de líquidos é fundamental para ajudar na filtragem de impurezas do corpo. Por isso, certifique-se de ingerir bastante água e outros líquidos compostos majoritariamente pelo ingrediente (como chás e sucos).

4. Adote hábitos saudáveis

Zelar pela saúde física e mental do corpo é essencial para aumentar a imunidade contra a gripe. Por isso, mantenha-se vigilante quanto ao seu equilíbrio psicológico, evite situações de estresse elevado e compense momentos de tensão com oportunidades para descansar e relaxar.

5. Proteja-sem em períodos de alta incidência de gripe

Se notar que muitas pessoas ao seu redor estão contraindo a gripe, redobre os cuidados! Use álcool para higienizar as mãos, proteja-se com a máscara caso precise estar em um ambiente fechado com muitas pessoas e evite o contato direto com outros infectados.

6. Vacine-se

Atente-se ao calendário de vacinação contra a gripe e ajude o seu corpo a desenvolver anticorpos sem que seja necessário se infectar.

7. Consuma alimentos para fortalecer a imunidade

Inclua no cardápio alimentos para fortalecer a imunidade: frutas, verduras e legumes (ricos em vitaminas), além de peixes, ovos e cereais (ricos em Zinco) e castanhas e leite em pó (garantindo o suprimento diário necessário de Selênio, antioxidante com funções imunológicas).

Proteja-se da gripe e de outras doenças

Com as sete dicas deste artigo, você descobriu como aumentar a imunidade contra a gripe. A boa notícia é que um sistema imunológico reforçado funciona para barrar a entrada de diferentes fatores externos — de bactérias a vírus — mantendo seu corpo saudável e livre de sintomas desagradáveis.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

Pfizer. How the Immune System Protects You From Infection | Pfizer [Internet]. Pfizer.com. 2019. Disponível em: https://www.pfizer.com/news/articles/how_the_immune_system_protects_you_from_infection Acesso em novembro de 2022Administration UD of VA Veterans Health. VA.gov | Veterans Affairs [Internet]. www.publichealth.va.gov. [cited 2022 Nov 29]. Disponívek em: https://www.publichealth.va.gov/infectiondontpassiton/womens-health-guide/colds.asp Acesso em novembro de 2022Harvard Health Publishing. How to boost your immune system - Harvard Health [Internet]. Harvard Health. Harvard Health; 2021. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system Acesso em novembro de 2022Seo H. How to Boost Your Immune System During Cold and Flu Season. The New York Times [Internet]. 2022 Oct 14; Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/10/14/well/live/cold-flu-immune-system.html Acesso em novembro de 2022