Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Remédio para gripe dia e noite: como tratar os sintomas da manhã até a noite

08/03/2022 remédio para gripe dia e noite

Já ouviu falar em remédio para gripe dia e noite? Esse tipo de medicamento é utilizado para tratar os principais sintomas da Influenza, com foco especial na maneira como eles avançam e afetam nossa rotina de manhã até a noite. 

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o tema, mostrando quais são os seus efeitos e como ajudam a aliviar os diferentes desconfortos causados pela gripe, incluindo dores, febre e congestão nasal entre outros. 

Aproveite a leitura e saiba mais sobre esse tipo de tratamento! 

Sintomas da gripe ao longo do dia 

Como sabemos, a gripe é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório quando o vírus da Influenza invade as células, impede o seu funcionamento padrão e começa a se multiplicar no organismo, o que dá início a diversas reações imunológicas para combater o invasor. 

Essas respostas do nosso sistema incluem processos inflamatórios e o aumento do limiar térmico do corpo, o que leva aos sintomas clássicos da gripe, sendo eles: 

  • Febre alta, superior a 38ºC; 
  • Dores de cabeça e no corpo; 
  • Fadiga e indisposição; 
  • Coriza e congestão nasal; 
  • Garganta inflamada; 
  • Tosse; 
  • Calafrios. 

A congestão nasal e a dor de garganta estão ligadas a inflamação do tecido que reveste as mucosas internas, que ocorre por meio da dilatação dos vasos sanguíneos nessas regiões, facilitando o transporte de células de defesa para combater o patógeno. 

No entanto, o primeiro sintoma da gripe é a febre alta, que surge quando o organismo percebe a presença do vírus no corpo.  

Para frear seu avanço e criar um ambiente menos apropriado para sua sobrevivência e multiplicação, o limiar térmico do hipotálamo é elevado, fazendo com que as funções biológicas passem a conservar o calor, principalmente no torso e cabeça, áreas onde estão os órgãos afetados pelo vírus. 

Por que sentimos que a gripe piora a noite? 

A gripe é uma doença que traz um grande mal-estar para o corpo. Os sintomas costumam ser intensos nos primeiros três dias, mas podem levar até de sete a dez dias para sumirem por completo.  

Mesmo que a cada dia seja possível observar alguma melhora, é comum que o quadro passe por algumas variações com o passar das horas. Em geral, é comum a queixa de que os sintomas da gripe pioram a noite, mas você sabe por que isso acontece? 

De todo modo, isso costuma estar ligado principalmente a congestão nasal, coriza e o quanto esses sintomas atrapalham o seu sono.  

Durante o dia, a dor e a fadiga são os principais sintomas. Porém, nesse período quando ficamos em repouso, temos maior comodidade em manter a cabeça elevada, o que ajuda a manter a passagem de ar nas vias respiratórias. 

Quando deitamos e colocamos a cabeça na horizontal, a posição causa maior desconforto nas áreas inflamadas, por conta do inchaço, além de facilitar o acúmulo de secreção.  

Também é importante notar que durante o dia, é comum termos uma temperatura ambiente ligeiramente mais alta do que a noite. Nesse caso, o organismo tem menos trabalho em manter o calor corporal, comparado ao que ocorre durante a noite, o que pode favorecer eventos de febre. 

Juntando tudo isso com o cansaço acumulado durante o dia e a dificuldade em dormir tranquilamente, é o que tende a resultar na sensação de que a gripe piora a noite. 

O que é um remédio para gripe dia e noite? 

O remédio para gripe dia e noite é aquele que trata os sintomas da doença com uma ordem de prioridade específica.  

Durante o dia, quando estamos acordados, seu papel é manter a febre controlada, aliviar a dor, diminuir o incômodo da inflamação e também da sensação de fadiga.  

Já a noite, além desses efeitos, é essencial que o medicamento traga alívio para a coriza e congestão nasal, facilitando a respiração e, consequentemente, promovendo um sono mais tranquilo, o que é essencial para a nossa recuperação. 

Como age o remédio para gripe dia e noite? 

Para entender como age o remédio para gripe dia e noite, é importante identificar as principais queixas em cada período. 

Durante a tarde e a manhã, por exemplo, as principais queixas se concentram em: 

  • Indisposição e mal-estar; 
  • Dores pelo corpo; 
  • Febre; 
  • Nariz entupido e escorrendo; 
  • Sonolência (por conta de noites mal dormidas e antialérgicos que causam a sensação de moleza). 

Já a noite, os sintomas da gripe que mais nos afetam costumam ser: 

  • Febre; 
  • Congestão nasal e coriza dificultando a respiração; 
  • Dor e desconforto. 

Dessa forma, é esperado que o melhor remédio para gripe dia e noite combine os seguintes ativos: 

  • Antitérmico: também conhecida como ação antipirética, servindo para controlar a febre, diminuir o desconforto causado pelo aumento da temperatura corporal por longos períodos e evitando efeitos negativos que ela possa causar no organismo; 
  • Analgésico: sem segredo, é o efeito do medicamento que alivia a sensação de dor, atuando nos receptores nervosos para diminuir o desconforto; 
  • Anti-inflamatório: a ação anti-inflamatória visa diminuir o inchaço e proteger as regiões afetadas de eventuais lesões, ajudando o corpo a se recuperar mais facilmente; 
  • Descongestionante: similar a um antialérgico, atua para diminuir a irritação, facilitar a respiração e desobstruir as vias aéreas, combatendo o nariz entupido e a coriza. 

Além desses efeitos, é esperado que durante o dia o remédio não cause sonolência exagerada, de forma que ele não atrapalhe eventuais tarefas e impeça que o quadro de gripe desequilibre ainda mais a regulagem do sono. 

Já a noite, é ideal evitar qualquer tipo de ação estimulante. Pelo contrário, além das ações citadas, é recomendado que o antigripal estimule o descanso de melhor qualidade ao provocar certa sonolência. 

Top 3 dúvidas sobre remédios para gripe dia e noite 

1. Qual o benefício de medicamentos para gripe dia e noite? 

De modo geral, a vantagem de comprimidos para gripe dia e noite é que ele diminui o impacto que a infecção causa na sua rotina, tratando os sintomas de forma que você mais produtivo e disposto no período diurno, enquanto ele contribui para o repouso noturno mais tranquilo e equilibrado. 

2. Quem pode tomar antigripal dia e noite? 

Todo medicamento deve ser tomado seguindo as recomendações médicas e após consultar a bula. De acordo com a formulação de cada antigripal dia e noite, as restrições de uso podem variar, principalmente no que diz respeito a algum tipo de hipersensibilidade.  

Medicamentos de uso adulto e pediátrico podem ser indicados para idades acima de 12 anos, observando também o ajuste de dosagem. 

3. Como tomar remédio para gripe dia e noite? 

Para obter o resultado esperado, ou seja, aliviar os sintomas clássicos da gripe enquanto o sistema imune combate o vírus e promove a cura da infecção, se deve seguir corretamente a indicação de uso conforme a bula e a prescrição médica. 

Nesse tipo de medicamento, respeite os intervalos entre as doses, observe quais comprimidos devem ser ingeridos em cada período e procure atendimento em postos de saúde em caso de reação adversa. 

Esperamos que suas dúvidas sobre os remédios para gripe dia e noite tenham sido respondidas.  

De modo geral, são medicamentos eficazes e seguros, desde que administrados de maneira adequada. Assim, é possível diminuir o desconforto causado pela doença e estimular a recuperação completa, livre de complicações.

Referências consultadas
World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal). Acesso em janeiro/2022.

Ghorayeb N, Fiss E, Brandão D. Avaliação clínica da eficácia e segurança do uso da associação de dipirona sódica, cafeína e maleato de clorfeniramina comparados à associação de paracetamol, cloridrato de fenilefrina e maleato de carbinoxamina no tratamento sintomático de gripe e resfriado. Rev. Bras. Med. 2006; 3(5): 219-223.

Green JL, Wang GS, Reynolds KM, Banner W, Bond GR, Kauffman RE, Palmer RB, Paul IM, Dart RC. Safety Profile of Cough and Cold Medication Use in Pediatrics. Pediatrics. 2017 Jun;139(6):e20163070. doi: 10.1542/peds.2016-3070. Epub 2017 May 4. PMID: 28562262.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi Dia. Disponível em https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi-dia. Acesso em janeiro/2022.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi Noite. Disponível em https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi-noite. Acesso em janeiro/2022.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)