Suco para aumentar imunidade

Frutas e vegetais são excelentes fontes de nutrientes para fortalecer as defesas do organismo, mas nem sempre é fácil incluir essas opções no cardápio, por conta da correria da nossa rotina. No entanto, existe uma alternativa prática e saborosa para fazer isso, preparando sucos para aumentar a imunidade.

Contando com os ingredientes certos, que podem ficar estocados no congelador sem perder o valor nutricional, basta colocar tudo no liquidificador, bater e tomar, servindo como uma opção saudável para lanches ou cafés da manhã.

Saiba como funcionam e como preparar suco de frutas para aumentar a imunidade, conferindo 3 receitas práticas e deliciosas que podem ser facilmente encaixadas no seu dia a dia. Continue lendo!

Importância de fortalecer a imunidade com hábitos saudáveis

Dormir bem, praticar atividades físicas regularmente, evitar o estresse e ter uma dieta equilibrada e nutritiva são cuidados importantes para fortalecer a imunidade. E não basta fazer uma vez e deixar de lado, para obter os melhores resultados, eles precisam se tornar hábitos regulares.

A alimentação é uma das partes mais relevantes, mas está longe de ser a única. Para manter as funções biológicas em níveis ideais, o corpo precisa de uma série de nutrientes, entre vitaminas, minerais, proteínas e outros componentes.

Porém, para aproveitar melhor esses nutrientes, o metabolismo precisa ser ativado, o que acontece por meio do sono, exercícios e do lazer pessoal.

O que fazer para melhorar a imunidade?

Antes de apresentar as receitas de sucos para aumentar a imunidade, confira dicas rápidas do que fazer para reforçar as defesas do organismo e aproveitar ao máximo os nutrientes ingeridos:

  1. pratique atividades físicas regulares, em sessões de pelo menos 30 minutos, a partir de três vezes por semana;
  2. busque uma rotina de sono tranquilo e reparador, relaxando por cerca de uma hora antes de dormir e tentando repousar por pelo menos oito horas todas as noites;
  3. beba bastante água, ao menos dois ou três litros por dia;
  4. invista em momentos de relaxamento e lazer para fugir do estresse;
  5. cuide da saúde física e mental, com exames médicos periódicos e apoio psicológico quando necessário, suplementos vitamínicos também podem ser usados com orientação. 

Essas medidas são capazes de estimular o organismo a manter a produção hormonal e o metabolismo em níveis ideais, promovendo a sensação de bem-estar, fortalecendo a saúde e desenvolvendo a imunidade.

Também são medidas que ajudam o corpo a aproveitar ao máximo os nutrientes ingeridos com a alimentação, que deve focar em ingredientes mais naturais e saudáveis, principalmente frutas e vegetais.

Frutas e vegetais estão entre os melhores alimentos para imunidade

De modo geral, associamos vegetais e frutas para aumentar a imunidade por serem as principais fontes de fibras, vitaminas e minerais, os nutrientes mais importantes para o corpo estimular as funções orgânicas, preservar as células, cuidar bem dos tecidos e produzir células de defesa, entre outros componentes essenciais para nosso bem-estar.

Entre os exemplos mais importantes de nutrientes para aumentar a imunidade, podemos destacar:

Vitamina C

Uma das mais associadas com a imunidade, principalmente na prevenção de gripes e resfriados, a vitamina C age como antioxidante natural, melhora a cicatrização da pele, ajuda a absorção de ferro, estimula a produção de colágeno e ainda pode melhorar o funcionamento do metabolismo.

Ela é encontrada principalmente em frutas cítricas, como a laranja, limão, acerola e kiwi.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são muito importantes para a manutenção da imunidade e fornecimento de energia para o corpo. Entre as principais, podemos citar a B12, encontrada no leite e derivados, e a B6, presente em frutas como banana, abacate, manga e melancia.

Vitamina A

Outro nutriente que age como antioxidante e fortalece o sistema imune, a vitamina A participa de diversos tipos de células e ajuda a regeneração de tecidos, preservando as mucosas e a pele, barreiras de defesa do corpo contra microrganismos invasores.

Pode ser encontrada na cenoura, manga, couve e mamão.

Vitamina E

A vitamina E estimula a produção e atividade dos anticorpos, além de combater a ação de radicais livres no corpo. Pode ser encontrada em avelãs, nozes, sementes e amêndoas.

Suco para aumentar a imunidade funciona mesmo?

Como podemos entender, muitas dessas frutas, vegetais e até sementes podem ser utilizadas para o preparo de sucos e vitaminas para fortalecer a imunidade, mas como isso funciona e por que é uma opção tão interessante?

A razão é bem simples, preparar e beber um suco para aumentar a imunidade não toma tempo e facilita a ingestão de uma boa variedade de frutas e vegetais, consequentemente melhorando a disponibilidade de nutrientes essenciais para o organismo.

Melhor ainda, nesse modo de preparo, os alimentos para imunidade podem ser consumidos in natura e integralmente, muitos com casca, polpa e sementes, o que aumenta bastante o aproveitamento do valor nutricional de cada item.

Por fim, é uma forma prática e rápida de obter vitaminas e minerais importantes, sem precisar investir muito tempo para planejar e preparar uma refeição completa.

3 receitas de sucos para fortalecer a imunidade

Chegou a hora mais esperada, quando vamos apresentar três receitas de sucos para aumentar a imunidade. Eles podem ser preparados com muita facilidade e tem um sabor incrível. Mas antes, criamos uma lista de ingredientes que podem ser usados para criar suas próprias receitas, o que acha? Confira:

  • laranja;
  • limão;
  • kiwi;
  • mamão;
  • abacaxi;
  • manga;
  • melão;
  • melancia;
  • cenoura;
  • beterraba;
  • couve;
  • gengibre;
  • mel;
  • nozes;
  • caju;
  • leite;
  • água de coco;
  • iogurtes desnatados;
  • leites vegetais (amêndoas, castanhas, soja, etc.).

Veja nossas sugestões, que podem ser facilmente preparadas ou incrementadas de acordo com seu gosto:

1. Suco de laranja, cenoura e gengibre

Para essa receita você precisa de duas laranjas, uma cenoura e um pedaço pequeno de gengibre. Basta picar os ingredientes em cubinhos, colocar no liquidificador, acrescentar água, gelo e açúcar a gosto.

Se não gostar de polpa, pode coar ou usar apenas o suco da laranja.

2. Suco de limão, abacaxi e couve

Use o suco de três limões, duas fatias de abacaxi e duas folhas de couve, bata no liquidificador com um copo de água gelada, adoce a gosto e aproveite. Você também pode acrescentar folhas de hortelã para um sabor ainda mais refrescante.

3. Suco de beterraba, cenoura e laranja

A combinação de beterraba, cenoura e laranja é ótima para combater a anemia e fortalecer a imunidade. Para o preparo, use uma beterraba pequena, uma cenoura e duas laranjas, bata no liquidificador com água e gelo, pode adoçar se quiser.

O sabor da laranja se sobressai e o resultado é surpreendente. Pode confiar!

E assim vamos finalizar esse post, que mostrou como usar sucos para aumentar a imunidade e os ingredientes que podem ser utilizados para criar suas próprias receitas. Não é o máximo?

Para você que leu até o final, uma dica bônus: vá ao mercado ou à feira, compre todas as frutas que gostar, principalmente as que estiverem em época, que são mais baratas. Quando chegar em casa, já lave e pique tudo, separando os ingredientes para cada receita e congelando tudo.

Assim, quando chegar a hora, basta retirar um pacote do freezer, adicionar água, adoçar e beber. Em pouco tempo você tem uma refeição completa e nutritiva, ideal para o café da manhã ou lanches rápidos.

Outra dica é utilizar os suplementos vitamínicos para auxiliar na melhora da imunidade.

Para mais dicas como essa, confira outros posts no Portal da Saúde. Até mais!

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Imuno Energy

Sobre o autor

Benegrip

Benegrip possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Benegrip® é recomendado para alívio dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, nariz entupido e coriza.

Conheça o autor

Parkin J, Cohen B. An overview of the immune system. Lancet. 2001 Jun 2;357(9270):1777-89. doi: 10.1016/S0140-6736(00)04904-7. PMID: 11403834. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11403834/. Acesso em setembro/2022.


National Institutes of Health. Vitamin C – Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/. Acesso em setembro/2022.


Biblioteca Virtual da Saúde – BVS. O que é e para que serve a vitamina A. Disponível em https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-e-para-que-serve-a-vitamina-a/. Acesso em setembro/2022.


Tardy AL, Pouteau E, Marquez D, Yilmaz C, Scholey A. Vitamins and Minerals for Energy, Fatigue and Cognition: A Narrative Review of the Biochemical and Clinical Evidence. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):228. Acesso em setembro/2022.


F Gazoni, W Malezan, F Santos. O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica. Rev. dor 17 (1) • Jan-Mar 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160013. Acesso em setembro/2022.


Asif N, Iqbal R, Nazir CF. Human immune system during sleep. Am J Clin Exp Immunol. 2017 Dec 20;6(6):92-96. PMID: 29348984; PMCID: PMC5768894. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29348984/. Acesso em setembro/2022.


Alkhatib A. Antiviral Functional Foods and Exercise Lifestyle Prevention of Coronavirus. Nutrients. 2020 Aug 28;12(9):2633. doi: 10.3390/nu12092633. PMID: 32872374; PMCID: PMC7551447. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32872374/. Acesso em setembro/2022.


Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais