string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1796";" Fazer atividade física gripado faz mal? Ajuda a melhorar? Entenda!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Fazer atividade física gripado faz mal? Ajuda a melhorar? Entenda!

23/06/2022 fazer atividade física gripado faz mal

Ter uma vida ativa por meio da prática de exercícios regulares é muito importante para a saúde, tendo potencial até mesmo para auxiliar no fortalecimento da imunidade, melhora dos níveis de energia no organismo e otimizando a qualidade de vida em geral, até mesmo com uma simples caminhada.

No entanto, hábitos saudáveis demandam constância e dedicação, colocando uma gripe ou resfriado como potencial obstáculo para não interromper o ritmo. Dessa forma, muitos podem se perguntar se, afinal de contas, fazer atividade física gripado faz mal ou pode acelerar a recuperação.

De início, devemos entender que cada organismo reage de uma forma, tanto ao exercício quanto uma infecção viral. Por isso, a resposta curta é que depende. Fazer atividade física estando gripado pode fazer mal ou não, é preciso avaliar o quadro sintomático, estado de saúde, condicionamento e outros fatores.

Continue lendo e saiba como tomar a decisão certa para cuidar da sua saúde e de outras pessoas também!

Fazer atividade física gripado faz mal?

Antes de pensar se pode fazer exercícios físicos quando se está gripado, é importante ressaltar que o repouso é essencial para permitir ao organismo uma recuperação tranquila do impacto causado pela infecção.

Dessa forma, evita-se a sobrecarga do sistema imunológico e queima acelerada das reservas de energia e nutrientes do corpo, essenciais para se curar da gripe sem complicações.

É possível que fazer atividade física estando gripado faça mal para o organismo e dificulte a sua recuperação, especialmente durante os estágios iniciais da infecção, onde os sintomas costumam ser mais intensos e é frequente a ocorrência de febre alta, acima de 38 ºC.

De modo geral, praticar exercícios estando com febre é contraindicado. Ao se exercitar, o corpo perde líquidos, o que também acontece com a alta na temperatura. Juntar essas duas perdas pode levar a um caso grave de desidratação e piorar bastante o quadro.

Também é preciso tomar cuidado quando a respiração estiver impactada pela infecção. Estando com o nariz entupido, tosse, espirros e fôlego curto, preservar o corpo com o repouso pode ser o mais indicado.

Se estiver sem febre e os demais sintomas da gripe estiverem em intensidade leve, a prática esportiva pode ser realizada sem grande risco. Idealmente, consulte seu médico antes de seguir essa alternativa e prefira um treino mais curto e leve em relação ao que costuma fazer.

Posso ir para a academia gripado?

Além de conferir os sintomas para saber se fazer atividade física gripado faz mal ou não, é preciso considerar onde pretende se exercitar. Isso porque, independentemente de estar com sintomas leves ou fortes, a gripe é uma doença altamente contagiosa.

A principal forma de transmissão do vírus da gripe ocorre pelo ar. Uma pessoa gripa dispersa partículas de saliva contaminada no ambiente ao falar, tossir, espirrar e até mesmo com a respiração.

Esse material pode se depositar também em superfícies compartilhadas, como maçanetas, corrimões, pesos e aparelhos de academia, e causar o contágio de forma cruzada, quando outra pessoa toca nesses locais e leva a mão ao rosto, carregando o vírus para o seu organismo.

Assim, a resposta para a questão “posso ir para a academia gripado?” é negativa, por uma questão de saúde pública. Evitar ambientes fechados, como a academia, contribui para que a doença não se propague.

Locais abertos podem ser mais difíceis de se aproximar de outras pessoas, mas ainda assim, a transmissão também é capaz de acontecer dessa forma, em pistas de caminhada e academias ao ar livre, mesmo com o risco sendo menor, ele ainda existe.

De modo geral, a melhor opção é treinar em casa, assim você pode assegurar um exercício mais leve e seguro, tanto para você quando para outras pessoas.

Quanto tempo esperar antes de voltar a se exercitar após uma gripe?

Em geral, uma gripe pode durar em média de sete a dez dias, com os primeiros três ou quatro sendo os mais difíceis, com sintomas mais fortes, febre e mal-estar no corpo. Também é necessário considerar que o contágio continua alto até sete dias após os primeiros sintomas surgirem.

Juntando as informações acima, o mínimo recomendado é esperar a febre estar controlada, ou seja, ela cessou e não voltou a ocorrer nas últimas 24 horas. Quando voltar a se exercitar, durante ou após a gripe, é muito importante pegar leve no começo.

Faça atividades físicas menos intensas e com impacto reduzido, por períodos mais curtos. A partir disso, avalie como se sente depois do treino. Se estiver bem e recuperado, continue aumentando a intensidade gradativamente.

Caso contrário, após o treino tenha notado que os sintomas voltaram a apresentar uma piora, o ideal é interromper as atividades até estar 100% recuperado. Da mesma maneira, quando voltar à ativa, recomece devagar para não ter sobrecarga.

Posso praticar exercícios estando resfriado?

Já vimos se fazer atividade física gripado faz mal, mas e o resfriado, vale a mesma recomendação? De modo geral, ambos casos são muito similares.

Podemos tirar essa dúvida ao observar o que é o resfriado comum e compará-lo com a gripe. Na prática, são duas infecções virais que atingem o sistema respiratório, porém, a gripe chega a afetar os pulmões, enquanto o resfriado impacta apenas as vias aéreas superiores, como nariz e garganta.

O resfriado também raramente apresenta um quadro com febre e intensidade elevada dos sintomas clássicos. Por isso, o cuidado de optar preferencialmente por um treino mais tranquilo e em casa, assim como na gripe após a febre baixar, é o mais indicado.

Cuidado ao fazer atividades físicas gripado e tomando remédios

O tratamento para gripe inclui repouso, boas noites de sono, boa dieta e beber bastante água, além de tomar remédios para aliviar sintomas como febre, dores e alergias. Com isso, é recomendado assegurar que a prática de atividades não entra em conflito com a medicação.

Por exemplo, remédios com ação descongestionante podem elevar a frequência cardíaca, assim como a prática esportiva, resultando em dores no peito, dificuldade em respirar ou perda do fôlego. Para quem sofre de asma, o cuidado é ainda mais importante.

Como a prática de atividades físicas melhora gripes e resfriados?

Na contramão de todas as recomendações de cuidado, é relevante apontar que a prática e atividades físicas promove saúde, bem-estar, energia e disposição. Além disso, é capaz de fortalecer a nossa imunidade ao estimular a circulação sanguínea, facilitando o transporte de células de defesa.

Posso fazer atividades físicas após a vacina da gripe?

Falando em imunidade, outra dúvida que pode surgir, além de se fazer atividade física gripado faz mal, será que é preciso parar com o treino após tomar a vacina da gripe? Na prática, para a maioria das pessoas isso não é um grande problema.

Os únicos dois casos que podem indicar que não se deve praticar exercícios depois de se imunizar contra a gripe envolvem:

  • Dor e inchaço no local da aplicação;
  • Reação sensível ao imunizante, com dor de cabeça, febre ou náusea.

Com isso, voltamos ao questionamento principal: fazer atividade física gripado faz mal? A resposta é simples, depende. E como saber se o resultado será positivo ou negativo? Para isso, escolha treinos mais tranquilos e compare com seu treino antes da infecção.

Ouça o seu corpo e avalie diretamente a situação da perspectiva do que está sentindo. Só assim poderá saber se irá se sentir mal ou não com a prática de exercícios. Fique atento e cuide-se!