Como adquirir hábitos saudáveis para sua vida? Confira o passo-a-passo!

03/09/2021 como adquirir hábitos mais saudáveis (1)

Estabelecer uma rotina e repetir tarefas dia após dia faz parte de como o ser humano funciona. Seja uma pessoa imprevisível, que se movimenta o tempo todo, ou alguém mais acomodado e calmo, nosso comportamento padrão é criar tarefas automáticas, que demandam menos raciocínio e planejamento. 

De modo geral, nossos hábitos se tornam praticamente permanentes quando não precisamos pensar em como fazer algo, simplesmente o fazemos. Claro que isso pode resultar em uma rotina positiva ou negativa. O que nos leva a questionar como adquirir hábitos saudáveis e mantê-los para toda vida

Ter hábitos saudáveis é algo extremamente benéfico. Através deles desfrutamos de melhor qualidade de vida, ficamos mais resistentes à doenças, mais produtivos e com a autoestima elevada, para citar apenas alguns dos pontos positivos. 

Mesmo com tantas vantagens, uma rotina estressante pode acabar nos prendendo em um ciclo negativo. O trabalho e as nossas tarefas tomam a maior parte da nossa energia e tempo, restando pouco para investir em nós mesmos. 

Quer ver como adquirir hábitos saudáveis para sua vida, superar os desafios e quebrar ciclos negativos da sua rotina? Então continue lendo e veja 6 passos para desenvolver e manter os bons hábitos, além de ficar por dentro de algumas dicas para facilitar essa fase de transição. 

Por que devemos ter hábitos saudáveis em nossa rotina? 

Bons hábitos estimulam a qualidade de vida e podem melhorar a nossa saúde. São capazes de elevar nossa autoestima, promover a sensação de bem-estar e até fazer com que nossa produtividade atinja novos patamares. 

Antes de saber como ter hábitos saudáveis, precisamos entender que o motivo para inseri-los em nossa rotina está no fato de que podemos nos tornar pessoas melhores dessa forma.  

Por exemplo, ao adotar uma rotina que estimula o sono saudável, o descanso é mais restaurador. Isso pode melhorar o nosso humor no dia seguinte, nossa produtividade e otimizar nossas interações sociais, com a família, amigos, colegas de trabalho e até com nós mesmos. 

Além disso, investir numa rotina mais saudável e positiva é uma das formas mais indicadas para se combater o estresse.  

Quando estamos estressados, nossa imunidade é enfraquecida, nosso humor piora e temos mais dificuldade de raciocinar e nos relacionar, ou seja, qualquer tarefa acaba ficando mais difícil de ser executada. 

Exemplos de hábitos saudáveis para se inspirar 

Pronto, você está convencido de que deseja adquirir hábitos saudáveis para sua rotina. Mas por onde começar? Se estiver se sentindo perdido nesse momento, sem saber qual tarefa é melhor para investir inicialmente, separamos algumas sugestões para você se inspirar

  • Praticar esportes ou atividades físicas de maneira consistente; 
  • Dormir ao menos 8 horas por dia, com horários fixos para deitar e se levantar da cama; 
  • Seguir uma dieta mais nutritiva e balanceada; 
  • Meditar todos os dias;
  • Beber ao menos 2 litros de água por dia; 
  • Desenvolver novos hobbies;  
  • Ler mais livros; 
  • Aprender algo novo, como uma nova habilidade ou outro idioma. 

Essas são apenas algumas ideias, umas mais simples do que outras, mas você entende o conceito. Uma boa ideia é escolher um hábito simples e um mais difícil, atrelando os dois entre si e assim criando um ciclo de motivação

De modo geral, você pode usar a prática mais fácil para entrar no ritmo e preparar o terreno para algo mais complexo.  

Por exemplo, beber mais água é algo simples, não é mesmo? Então que tal criar um lembrete para beber ao menos 1,5 l até a hora de sair do trabalho e aproveitar que está hidratado para praticar exercícios? 

Viu como funciona? A rotina simples quebra os velhos hábitos e ainda te deixa mais preparado para desafios maiores. Uma coisa puxa a outra e as pequenas vitórias te impulsionam para objetivos maiores. 

como adquirir hábitos mais saudáveis (2)

Como adquirir hábitos saudáveis em 6 passos 

Não vamos nos contentar em apenas apontar essas sugestões, vamos mostrar como adquirir hábitos saudáveis para sua vida em 6 passos simples. Gostou da ideia? Então confira nossas dicas! 

1. Estabeleça uma meta 

É comprovado que estabelecer metas e objetivos estimula nosso psicológico a se manter focado e empenhado em desenvolver novos hábitos. Dessa forma, traçar uma conquista que pretende alcançar com sua nova rotina é algo essencial. 

Por exemplo, ao buscar uma alimentação mais saudável, sua meta pode ser simplesmente consumir mais alimentos orgânicos, comer mais frutas e vegetais, fazer uma dieta balanceada ou até mesmo perder alguns quilos. 

Da mesma forma, se pretende começar a praticar atividades físicas, ter um objetivo estabelecido quanto a perda de peso, ganho de massa, aumento de performance atlética ou algo similar, suas chances de sucesso e de ter um hábito fixado na rotina ficam ainda melhores. 

2. Crie um plano de ação 

Uma vez definidos os hábitos que pretende desenvolver e qual a meta para essa atividade, é preciso preparar a sua jornada para chegar no objetivo. O seu plano de ação deve ser realista e específico, deixando bem claro o próximo passo e criando uma demanda que você é capaz de alcançar. 

Ao desenhar um plano de ação muito exigente e impraticável, você acabará se sentindo frustrado e desmotivado por não conseguir executá-lo. Por isso, tenha equilíbrio entre se desafiar para superar os limites sem tirar os pés do chão

3. Invista na repetição para criar rotina 

Consistência e repetição de uma ação é o que basta para transformá-la em hábito, é simples assim.  

Pense da seguinte forma, quando temos um uniforme para usar no trabalho, durante a semana nós levamos menos tempo para nos arrumar antes de sair para trabalhar, se comparado ao tempo gasto para se vestir para uma festa ou passeio. 

Isso ocorre porque você tem um código de vestimenta a seguir, que funciona como meta, já deixa o uniforme pronto para ser usado no dia-a-dia, remetendo ao plano de ação, e faz isso há tanto tempo que nem precisa pensar duas vezes, a repetição. 

Se você se programar para tomar café da manhã, caminhar ou meditar por 30 minutos todos os dias e repetir essa atividade, logo ela é incorporada pelo seu cérebro automaticamente à sua rotina, criando até mesmo uma espécie de dependência, daí a importância de escolher hábitos saudáveis. 

4. Lute contra a hesitação inicial 

É normal que ao adquirir hábitos saudáveis inicialmente sua reação automática seja a hesitação. É como tomar banho frio ou pular na piscina ao invés de descer os degraus. Antes de fazê-lo você irá hesitar e quanto mais pensar sobre o assunto, mais difícil será fazer o que foi proposto. 

Prepare-se mentalmente para superar esses momentos de hesitação e passar aquele momento onde estamos considerando se realmente valerá a pena, afinal de contas, você já sabe que hábitos saudáveis serão positivos para sua rotina. 

5. Lute contra recaídas mas entenda que elas acontecem 

Até que um hábito se torne automático e permanente na sua rotina, você estará sujeito a recaídas e tentações. Quando isso ocorre, a única saída é reunir todas suas forças para não ceder e se manter firme. 

Isso é importante para evitar que o seu psicológico veja aquela nova atividade como algo dispensável, dificultando todo o processo de como adquirir hábitos saudáveis. 

Mesmo assim, você não deve se pressionar tanto. Mentalize que recaídas ocorrem e não dê tanta importância a elas, principalmente no início. Tenha em mente que você não precisa ser perfeito logo de cara, um período de adaptação é normal. 

6. Descansar também é um hábito saudável 

A base de todos os hábitos saudáveis está no fato de que você também precisa descansar. Ser produtivo e empenhado não significa que você se dedica 100% para uma única atividade. Tomar pausas ao longo do dia de trabalho, por exemplo, pode limpar a mente e aumentar sua capacidade de solucionar problemas. 

Da mesma forma, depois de colocar em prática nossas dicas de como adquirir hábitos saudáveis e fazer exercícios todos os dias da semana, tire um tempo para se recuperar, deixando o corpo e a mente descansar

Você pode escolher uma atividade mais leve ou então reservar um tempo para assistir um filme, jogar algo ou se presentear com algum momento de lazer de sua escolha. 

Lembre-se que tudo isso é para viver melhor, ou seja, nem tudo precisa ser feito de desafios. Saber a hora de descansar também faz parte. 

Referências consultadas

Blog da Saúde – Ministério da Saúde. “Entenda como o estresse pode impactar na sua saúde”. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53983-entenda-como-o-estresse-pode-impactar-na-sua-saude>. Acesso em fevereiro/2021. 

Alkhatib A. Antiviral Functional Foods and Exercise Lifestyle Prevention of Coronavirus. Nutrients. 2020;12(9):2633. 

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em setembro/2021. 

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em setembro/2021. 

Epton T, Currie S, Armitage CJ. Unique effects of setting goals on behavior change: Systematic review and meta-analysis. J Consult Clin Psychol. 2017;85(12):1182-1198. 

McEwan D, Harden SM, Zumbo BD, Sylvester BD, Kaulius M, Ruissen GR, Dowd AJ, Beauchamp MR. The effectiveness of multi-component goal setting interventions for changing physical activity behaviour: a systematic review and meta-analysis. Health Psychol Rev. 2016;10(1):67-88. 

Gjestvang C, Stensrud T, Paulsen G, Haakstad LAH. Stay True to Your Workout: Does Repeated Physical Testing Boost Exercise Attendance? A One-Year Follow-Up Study. J Sports Sci Med. 2021;20(1):35-44.

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