idosos-com-gripe-merecem-atencao-redobrada

Com O Passar Dos Anos, Há Uma Redução Da Capacidade De Defesa Do Organismo

É verdade que os vírus causadores da gripe e do resfriado e as formas de contágio são os mesmos independentemente da faixa etária, mas o grande alerta no caso de idosos é que essas simples infecções respiratórias podem se transformar em graves complicações, internações hospitalares e até mortes.

O envelhecimento da população é uma tendência e, se por um lado o aumento da expectativa de vida é positivo, por outro, é necessário redobrar os cuidados com a saúde para que a terceira idade viva com qualidade.

Com o passar dos anos, há uma redução da capacidade de defesa do organismo, assim como há também uma chance maior dessa população apresentar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Esses dois fatores por si só já aumentam a possibilidade de uma gripe evoluir para pneumonia ou outras complicações.

Dessa forma, nunca trate a gripe do idoso como algo corriqueiro. Procure o médico o mais rápido possível para evitar problemas graves.

Segundo informa o Ministério da Saúde (MS), os idosos e doentes crônicos responderam pela maioria dos casos de internações e mortes causadas pelo vírus influenza em 2016. Outra peculiaridade dessa faixa etária é que nem sempre eles tratam os sintomas da gripe corretamente. Muitas vezes, se esquecem da importância da hidratação e da alimentação, nesse período, que ajudam a aliviar e combater o quadro viral.

Idosos com gripe merecem atenção redobrada: saiba por quê

É verdade que os vírus causadores da gripe e do resfriado e as formas de contágio são os mesmos independentemente da faixa etária. Mas o grande alerta no caso de idoso com gripe é que essas simples infecções respiratórias podem se transformar em graves complicações, internações hospitalares e até em mortes.

O envelhecimento da população é uma tendência e, se por um lado o aumento da expectativa de vida é positivo, por outro, é necessário redobrar os cuidados com a saúde para que a terceira idade viva com qualidade.

Com o passar dos anos, há uma redução da capacidade de defesa do organismo, assim como uma chance maior dessa população apresentar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Esses dois fatores, por si só, já aumentam a possibilidade de uma gripe evoluir para pneumonia ou outras complicações.

Quer saber mais sobre como cuidar de um idoso com gripe e o que fazer para se prevenir e manter a qualidade de vida? Continue a leitura.

O que acontece com o sistema imunológico com a idade?

Você pode pensar que, se essa é uma doença de baixo risco, por que o resfriado e gripe em idosos demandam cuidado extra?

Segundo informa o Ministério da Saúde (MS), os idosos e doentes crônicos responderam pela maioria dos casos de internações e mortes causadas pelo vírus influenza em 2016.

Outra peculiaridade é que nem sempre as pessoas dessa faixa etária tratam os sintomas da gripe corretamente. Muitas vezes, elas se esquecem da importância da hidratação e da alimentação, nesse período, que ajudam a aliviar e a combater o quadro viral.

Isso porque o sistema imunológico é composto por órgãos e células que atuam como um mecanismo de defesa contra invasores, responsável por controlar seus efeitos e combater sua presença no organismo.

Para isso, ele faz uso de diversas células, como os linfócitos que, em grande número, têm maior capacidade de evitar doenças. Com a idade, esses mecanismos de defesa perdem sua eficiência.

Isso porque o tempo de resposta fica mais lento, aumentando a incidência de doenças. Da mesma forma, a capacidade de recuperação do organismo também cai, levando mais tempo para restabelecer a saúde, o que ocorre pela diminuição do número de células imunes no corpo.

Idoso com gripe: como cuidar, prevenir e tratar?

Se você tem dúvidas sobre qual idade para tomar a vacina de gripe, saiba que idosos fazem parte do grupo preferencial das campanhas de vacinação e devem adquirir o imunizante todos os anos para se proteger.

Mas, além disso, para saber como cuidar de um idoso com gripe, é necessário ficar atento aos sintomas e começar o tratamento assim que possível.

Até mesmo porque é importante nunca tratar um idoso com gripe como algo corriqueiro. Procure o médico o mais rápido possível para evitar problemas graves.

Quais os sintomas da gripe em idoso?

Geralmente, os sintomas da gripe estão diretamente relacionados aos esforços do sistema imunológico em combater os efeitos e causas da infecção. Nesse contexto, o quadro comum da gripe consiste em:

  • febre alta, acima de 38 ºC e de início súbito, normalmente é o primeiro sintoma;
  • dor de cabeça e nos membros;
  • dor e inflamação de garganta;
  • tosse e coriza;
  • congestão nasal;
  • fadiga ou indisposição;
  • perda de apetite.

Em quadros mais severos, principalmente se tratando de gripe em crianças, idosos ou pessoas com a imunidade enfraquecida, também pode ocorrer:

  • náusea;
  • vômito;
  • diarreia;
  • tontura;
  • dificuldade em respirar.

É importante notar que sintomas persistentes, que não respondem à medicação ou a outros métodos de tratamento, podem demandar atendimento médico com urgência, assim como é o caso de falta de ar e presença de sangue na secreção.

O que é bom para gripe em idoso? Como tratar?

Não tem como cuidar de um idoso com gripe sem pensar no fortalecimento do seu corpo para que ele consiga promover a recuperação, ao mesmo tempo que buscamos aliviar os sintomas e diminuir o desconforto.

No entanto, para tratar gripes e resfriados em pessoas com mais de 60 anos, é necessário redobrar a atenção quanto aos medicamentos e a outros ingredientes consumidos.

Por exemplo, idosos que tomam remédios de uso contínuo devem tomar cuidado com as interações medicamentosas entre eles e os antigripais, evitando possíveis complicações.

Além desses cuidados, é recomendado:

  • fazer repouso absoluto;
  • diminuir a circulação de pessoas no mesmo ambiente que o idoso doente;
  • reforçar a alimentação e a hidratação do paciente, sempre de acordo com as recomendações do médico.

Pode dar Benegrip para idoso?

Sim, idosos podem tomar Benegrip. Pode ser indicado fazer o tratamento com remédios antigripais, que combinem ação antialérgica, analgésica e antitérmica, para reduzir a irritação causada pela inflamação, aliviar as dores no corpo e ajudar a manter a temperatura sob controle, evitando a febre persistente.

O ideal é passar por consulta médica e seguir corretamente o tratamento proposto pelo especialista em saúde. Dessa forma, fica mais fácil garantir a administração do melhor remédio de gripe para idoso.

Mesmo com as dicas de prevenção, ainda é possível pegar gripe. Portanto, cuide-se para que a recuperação aconteça com tranquilidade e rapidez. Se quiser saber mais sobre o que fazer nesses casos, confira a sessão Sintomas da Gripe no Portal da Saúde.

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais