Gripe no verão: entenda as diferenças e veja como se prevenir o ano todo

19/03/2021 gripe-no-verao

Todo ano, cerca de 772 mil pessoas chegam a ser hospitalizadas por consequência da gripe, somente no continente americano. Não é segredo que a gripe é mais frequente no outono e inverno, devido ao clima frio e baixa umidade, que fornecem o cenário ideal para a sobrevida e transmissão do vírus. Porém, também ocorrem infecções com o vírus da gripe no verão.

São diversos os fatores que contribuem para os casos de gripe fora da epidemia sazonal, que costuma ocorrer entre abril e outubro. Entre os mais comuns, a mistura de clima quente e o abuso de ambientes climatizados é a principal causa dos casos de gripes e resfriados no verão.

Para ajudar você e sua família a escapar da combinação sol e gripe, reunimos neste artigo as principais diferenças que ocorrem entre a gripe no verão e inverno, além de uma série de dicas que ajudam a diminuir o risco de adquirir uma dessas infecções virais em pleno período de férias.

Por que ocorrem casos de gripe no verão?

Enquanto no inverno o clima naturalmente seco e frio é perfeito para que o vírus da Influenza, causador da gripe, sobreviva por mais tempo e tenha mais chances de infectar as pessoas, no verão os casos costumam diminuir pelo aumento da temperatura e umidade do ar.

No entanto, isso está longe de significar que a doença não ocorre nessa estação. Pelo contrário, ela continua fazendo suas vítimas, principalmente por conta de certos hábitos e confortos da vida moderna.

Estamos falando do uso de ventiladores e, principalmente, do ar-condicionado. O abuso de ambientes climatizados deixa as mucosas ressecadas e prejudica assim a primeira barreira de imunidade do nosso organismo.

Isso é mais grave por conta do choque térmico que ocorre ao transitar de um ambiente quente e aberto para um fechado e gelado.

O corpo humano é capaz de se adaptar a mudanças na temperatura, no entanto ele demanda um período de aclimatação, que não ocorre nesse contexto e também acaba por provocar uma baixa na imunidade.

Por fim, ainda é válido mencionar que um ar-condicionado que não é higienizado periodicamente é um grande agente propagador de vírus e bactérias, que podem causar infecções como resfriados e gripe no verão.

Como ele puxa um ar úmido e retém impurezas, sem a limpeza e desinfecção do equipamento, ele conta com um ambiente propício para sobrevida desses microorganismos.

Diferenças nos sintomas de gripe no verão

Na prática, os sintomas da gripe no verão e inverno são os mesmos:

  • Febre alta de pelo menos 38°C;
  • Tosse e garganta inflamada;
  • Coriza e narinas entupidas;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Sensação de cansaço, indisposição e mal-estar.

O mesmo vale para os sintomas de resfriado, que são similares à gripe, porém em menor intensidade, além de raramente ocorrer febre. Mas então, existe diferença entre os sintomas da gripe no verão e inverno?

A resposta é sim, mas não sobre quais sintomas mais comuns e sim como sentimos cada um deles. Por exemplo, a ocorrência de febre alta em uma época de clima quente requer maior cuidado para baixar a temperatura corporal, utilizando remédios antitérmicos para agir no corpo e toalhas úmidas sobre a testa e axilas para aliviar os sintomas e desconforto.

Além disso, é essencial que a pessoa gripada faça repouso. Primeiro porque ela não deve se expor a ambientes climatizados e correntes de ar frio, que podem piorar o quadro. Segundo, ela precisa se manter bem hidratada, mais do que se tivesse saudável, o que fica muito difícil se estiver exposta ao sol e ao calor.

Por fim, o clima quente e o brilho intenso do sol pode causar ainda mais desconforto, dor no corpo e dor de cabeça, prejudicando o diagnóstico adequado, por trazer sintomas similares ao de outras doenças sazonais, como dengue e zika.

6 dicas para prevenir gripes e resfriados no verão

Para não deixar que uma gripe no verão estrague os seus planos, selecionamos aqui 6 dicas que ajudam na prevenção de gripes e resfriados no calor. Confira:

1. Cuide da sua imunidade

Um sistema imunológico forte é seu principal aliado, por isso, manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada e praticar atividades físicas é uma peça-chave para se prevenir de doenças virais.

Além disso, manter a carteira de vacinação em dia é essencial, afinal contrair outras doenças debilita a sua imunidade, que precisa de tempo para se recuperar e te deixa vulnerável.

2. Evite mudanças bruscas de temperatura

Sempre que puder evitar mudanças bruscas de temperatura, isso é recomendado. Evite, por exemplo, voltar da praia ou piscina, depois de horas ao sol e levemente molhado, entrar no carro e ligar o ar-condicionado bem gelado.

Da mesma forma, buscar se refrescar sentando bem na frente do ventilador só irá ressecar ainda mais rápido as suas mucosas e baixar a sua imunidade.

3. Use o ar-condicionado de maneira adequada

Já que estamos falando sobre ambientes climatizados, o ar-condicionado merece cuidados adicionais. Além de fazer a limpeza da unidade, evite usar o equipamento sempre na menor temperatura. Isso dificulta o corpo a se acostumar com as mudanças de ambientes, além de consumir mais eletricidade.

4. Prefira uma alimentação saudável e rica em nutrientes

A sua alimentação está diretamente ligada à imunidade. Uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas fornece ao corpo a energia para se manter e combater infecções.

Por exemplo, vegetais escuros, como brócolis e couve, são ricos em ácido fólico e estimulam a produção de glóbulos brancos. Carnes e leguminosas fornecem proteínas e zinco, fortalecendo a imunidade. Também recomenda-se incluir o Ômega 3 na dieta, através de peixes e azeite de oliva, que diminui o risco de inflamação nas artérias e estimula a memória.

Além disso, nos meses mais quentes do ano, frutas cítricas dão aquela força nos níveis de vitamina C, ajudam na hora de se refrescar e são mais fáceis de digerir.

5. Hidrate-se constantemente

Manter o corpo hidratado é igualmente importante e você também pode se beneficiar das frutas da estação. Além de beber bastante água, consumir sucos e sorvetes à base de frutas ajudam nessa questão.

6. Use repelente e protetor solar

Parece estranho, mas fazer o uso de repelentes de mosquitos e protetor solar é também uma forma de prevenir a gripe no verão. Primeiramente, o repelente diminui a chance de picadas de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Por outro lado, o protetor solar evita doenças de pele.

Em ambos os casos, o sistema imunológico ficaria prejudicado, aumentando as chances de pegar uma gripe ou mesmo um resfriado e acabar com consequências mais graves devido à baixa imunidade.

Referências consultadas

* Fórmula com alta concentração de ativos. 800mg de Paracetamol e 20mg de Fenilefrina.

Bula do produto Benegrip Multi Dia. Bula do produto Benegrip Multi Noite.

Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Boletim Informativo : SVS – Influenza (Gripe) – Semana Epidemiológica (SE) 32. Disponível em <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=2970:boletim-informativo-svs-influenza-gripe-semana-epidemiologica-se-32&Itemid=463>. Acesso em dezembro/2020.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em dezembro/2020.

Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Confira mitos e verdades sobre a vacina contra a influenza sazonal. 15 de maio, 2019. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5934:confira-mitos-e-verdades-sobre-a-vacina-contra-a-influenza-sazonal&Itemid=812>. Acesso em: fev. 2021.

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