Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

5 alimentos que aumentam a imunidade infantil e como incentivar seu consumo

24/05/2021 alimentos que aumentam a imunidade infantil

Desenvolver o paladar e o interesse das crianças por comidas mais saudáveis não é exatamente uma tarefa fácil. Apesar do desafio que isso representa, existem alimentos que aumentam a imunidade infantil e são indispensáveis para que elas cresçam com muita saúde.

Além de garantir um desenvolvimento saudável, estimular desde cedo a alimentação balanceada e bons hábitos pode diminuir a ocorrência e intensidade de doenças como a gripe e outras viroses, muito comuns para os pequenos.

Veja a seguir a nossa lista de 5 alimentos para aumentar a imunidade infantil, quais são as vitaminas e nutrientes que precisam estar no prato do seu filho e veja ainda dicas para incentivar o interesse das crianças em comidas mais saudáveis.

Vitaminas para aumentar a imunidade infantil

O nosso organismo utiliza os micronutrientes obtidos pela alimentação para realizar as sínteses necessárias para produzir células e tecidos, bem como manter os mecanismos de defesa do sistema imunológico em dia.

As necessidades diárias de nutrientes variam em quantidade, mas permanecem em uma listagem similar para adultos e crianças. Entre as vitaminas para aumentar a imunidade infantil, sempre podemos contar com as vitaminas A, B, C, D e E. Veja como cada uma atua:

  • Vitamina A: muito importante para a formação de diversos tecidos e estruturas do corpo humano, como os ossos, dentes e cabelos. Também compõe os tecidos da pele, mucosas e membranas oculares;
  • Vitamina B: as vitaminas do complexo B (B1, B2 e B12, por exemplo) desempenham diversas funções importantes e essenciais para o crescimento e fortalecimento da musculatura, produção de células sanguíneas e produção de energia a partir do sistema digestivo;
  • Vitamina C: de modo geral, o ácido ascórbico ou vitamina C participa da produção de colágeno, tem ação antioxidante e contribui para a síntese de diversas funções celulares, além de estimular a produção de glóbulos brancos para o sistema imune;
  • Vitamina D: presente no leite materno, ovos, cereais e laticínios, a vitamina D é essencial para o crescimento e fortalecimento dos ossos ao longo da vida infantil;
  • Vitamina E: além de promover uma vida mais saudável por combater os radicais livres, a vitamina E também é ótima para a cicatrização e recuperação de tecidos, incluindo aqueles afetados por viroses, como gripes e resfriados.

Também é relevante citar o caso de alguns minerais que contribuem para o desenvolvimento da criança.

É o caso do zinco, selênio e cálcio. O zinco, encontrado em alimentos ricos em proteínas, tem ação anti-inflamatória e é muito útil para recuperar tecidos afetados por vírus e bactérias. O selênio cumpre uma função similar, enquanto o cálcio se alia à vitamina D para manter os ossos fortes.

Por fim, temos os probióticos, bactérias benéficas para o ser humano e que contribuem para uma flora intestinal saudável, o que acaba afetando o equilíbrio do organismo e garantindo boa saúde e imunidade.

5 alimentos que aumentam a imunidade infantil

Chegamos ao ponto de maior interesse, a lista de 5 alimentos que aumentam a imunidade infantil. É importante destacar que uma alimentação balanceada contribui bastante para uma vida livre de doenças, mas para isso deve estar aliada a hábitos de higiene e atividades físicas frequentes.

De fato, muitos dos alimentos que aumentam a imunidade das crianças também melhoram a disposição e a energia delas, sendo importante que elas brinquem bastante e se movimentem para gastar todo esse gás. Confira a lista:

1. Alimentos ricos em proteínas

Proteínas são muito importantes para manter o corpo cheio de energia e pronto para combater infecções e viroses, por isso, entre os alimentos que aumentam a imunidade infantil podemos citar as carnes brancas e vermelhas, preferencialmente com baixo teor de gordura.

Algumas leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e soja, também apresentam bons níveis de proteínas e zinco, assim como as carnes, oferecendo nutrientes essenciais para crianças mais saudáveis.

2. Iogurtes e laticínios

Iogurtes e leites fermentados são ricos em vitaminas A, C e D, bem como vitaminas do complexo B, cálcio e probióticos, além de serem uma sobremesa que a maioria das crianças adora. Com alto valor nutritivo, esse alimento aumenta a imunidade infantil e a saúde gastrointestinal ao mesmo tempo.

3. Amêndoas, sementes e cereais

Amêndoas, castanhas, aveia e sementes, como a de abóbora ou de girassol, são boas fontes de fibras, vitamina E e zinco. Não são muito fáceis de convencer as crianças a comer, mas podem ser adicionadas a batidas de frutas, panquecas, waffles e outras sobremesas deliciosas.

4. Frutas

Frutas são ricas em vitaminas variadas e são opções saudáveis em forma de refrescos e sobremesas. Banana, morango, maçã, laranja e mamão são ótimos alimentos para aumentar a imunidade infantil e promover um desenvolvimento saudável.

A laranja e o morango, por exemplo, apresentam ótimos níveis de vitamina A, B e C. Com criatividade e incentivo, o suco dessas frutas pode substituir o refrigerante.

5. Vegetais

Sabemos que fazer uma criança comer brócolis, cenouras e outros legumes ou verduras não é fácil, mas quanto antes se inserir esses alimentos na dieta infantil, maiores as chances da criança aceitar e desenvolver o paladar em benefício a eles.

Vegetais, assim como as frutas, são ótimas fontes de nutrientes e vitaminas, como vitamina A, C e E, além de cálcio, ferro e outros, a depender do alimento escolhido, servindo para aumentar a imunidade das crianças, combater a obesidade infantil e a dependência de comidas industrializadas.

Como incentivar uma alimentação mais saudável desde a infância

Sabendo quais os alimentos que aumentam a imunidade infantil, agora resta saber como facilitar a aceitação dessas comidas pela criança.

É bom falar que isso demanda paciência, carinho e um pouco de insistência, assim como tudo que envolve a educação infantil. Não desanime com as dificuldades e não force a barra, com o tempo as coisas vão melhorando. Prepare-se e confira nossas dicas!

Dê o exemplo

Crianças aprendem muito através dos exemplos que têm ao seu redor, isso vai desde o vocabulário, hábitos e interesses, até a alimentação. Se você quer que seu filho tenha uma alimentação mais saudável, um bom começo é adotar esses ingredientes na sua dieta.

As crianças se sentem mais abertas e interessadas em experimentar algo ao ver os adultos aproveitando. Ao dar o exemplo, você facilita a aceitação, aumenta a imunidade infantil e ainda desfruta de uma vida mais saudável para si. Todos saem ganhando.

Seja criativo

Para fazer as crianças comerem é preciso muita paciência e criatividade. Isso também se aplica na hora de introduzir alimentos que aumentam a imunidade infantil.

Por exemplo, um brócolis cozido pode não ser o mais apetitoso dos pratos, mas ele pode ser utilizado em uma receita mais interessante, como um bolinho assado, em caldos ou sopinhas.

O mesmo pode ser dito da aveia, que é um alimento importante, mas bem sem graça, para falar a verdade. Porém, é possível usar a farinha de aveia como base de panquecas. Aí, você pode juntar iogurte, sorvete e frutas para conquistar a criançada.

Ofereça estímulos visuais e sensoriais

Crianças respondem bastante a estímulos visuais e sensoriais na hora de comer. Para incentivar uma alimentação variada, busque criar pratos bem coloridos e divertidos, tornando a hora da refeição em uma brincadeira diferente e interessante para os pequenos.

Conscientize desde cedo

Não esperamos que uma criança pequena entenda profundamente que é importante comer frutas e vegetais, mas trabalhar a conscientização sobre a dieta desde cedo ajuda bastante no desenvolvimento de uma dieta infantil balanceada e nutritiva.

Converse com seu filho sobre os alimentos que ele gosta, fale sobre o que você gosta e também sobre os alimentos que aumentam a imunidade infantil e contribuem para o desenvolvimento dele.

Convide seu filho para cozinhar

Combinando todas as dicas anteriores, uma boa forma de desenvolver uma relação saudável entre seu filho e a comida é fazê-lo participar do preparo de alimentos. Isso pode ser uma brincadeira divertida e uma lição ao mesmo tempo.

Lembre-se que é importante variar nos ingredientes e pratos, além de se preparar para a bagunça extra e tomar cuidado com os utensílios para evitar acidentes. Isso não precisa ser constante, mas é uma boa ideia para aquelas tardes do final de semana, o que acha?

Referências consultadas

Alkhatib A. Antiviral Functional Foods and Exercise Lifestyle Prevention of Coronavirus. Nutrients. 2020;12(9):2633. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32872374/>. Acesso em abril/2021.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Departamento de Pediatria. Cartilha de Orientação Nutricional Infantil. Disponível em <https://ftp.medicina.ufmg.br/observaped/cartilhas/Cartilha_Orientacao_Nutricional_12_03_13.pdf>. Acesso em Abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em abril/2021.

As crianças estão gripadas? Tem Benegrip Multi!

Imagem ilustrativa com a embalagem do produto Benegrip Multi. Em fundo verde limão, com o texto escrito

Benegrip Multi é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos!
Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.

Paracetamol: alívio das dores e febre
Fenilefrina: descongestionante nasal
Carbinoxamina: antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi: pode ser usado em crianças a partir de 2 anos*. Clique aqui e saiba mais!
*Medicamento não deve ser utilizado no tratamento de bebês até 2 anos de idade, somente para crianças acima dessa idade.