Alimentos que ajudam a melhorar a gripe: dicas para sopas, caldos e chás

15/04/2021 alimentos-que-ajudam-a-melhorar-a-gripe

A saúde e o funcionamento adequado do nosso organismo dependem de uma alimentação nutritiva e balanceada. Isso também se aplica ao sistema imunológico, que atua no combate à doenças. Se antes de ficar doente eles são importantes, durante o quadro infeccioso é ainda mais relevante ficar atento, por exemplo, aos alimentos que ajudam a melhorar a gripe.

Em geral, é recomendado buscar os nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e tornam sua resposta mais eficiente, além de promover o alívio de sintomas. A dificuldade está na questão da perda de apetite, comum durante gripes e resfriados.

Para contornar esse problema, é preciso dar preferência a alimentos líquidos, como sopas, chás e sucos que ajudam a melhorar a gripe. Além disso, a combinação de frutas, legumes e carnes para obter os nutrientes necessários requer um cuidado especial.

Veja como planejar as refeições e incluir alimentos que ajudam amelhorar a gripe e fortalecer a resposta do sistema imunológico nesse tipo de infecção.

Alimentação saudável fortalece a imunidade e evita doenças

Para começar, é preciso estabelecer o que faz da alimentação saudável uma aliada da imunidade, mesmo antes de pegar uma gripe ou resfriado.

De modo geral, é através da nossa alimentação que conseguimos os níveis recomendados de vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes essenciais ao corpo humano.

Uma dieta desbalanceada provoca excessos de substâncias de um lado e carência nutricional do outro, o que prejudica as funções básicas, afeta a disposição, o bem-estar, a qualidade do sono e a capacidade do corpo de resistir à doenças.

Por isso, mesmo que iremos abordar aqui os alimentos que auxiliam no combate à gripe quando a pessoa fica doente, vale o lembrete: para desfrutar ao máximo desses benefícios, é recomendado incluir os ingredientes citados nos seus hábitos alimentares permanentes.

Assim, além de evitar gripes, resfriados e outras doenças, você ainda garante que os sintomas sentidos, caso fique doente, sejam de menor intensidade e menos incômodos.

Quais vitaminas e minerais melhoram a gripe?

Muitos micronutrientes presentes nos alimentos são benéficos e indicados para quadros de gripe e resfriado. Entre eles, temos os seguintes:

  • Vitamina A: antioxidante natural, participa da formação dos ossos, dentes, cabelos, olhos, pele e mucosas;
  • Vitamina C: antioxidante, promove a cicatrização e recuperação de tecidos, além de ajudar no controle de inflamações;
  • Vitamina E: combate o envelhecimento precoce e fortalece a ação dos glóbulos brancos do sistema imune;
  • Zinco: conta com ação anti-inflamatória, recuperando tecidos infectados e melhorando a imunidade;
  • Selênio: fortalece a imunidade e também conta com ação anti-inflamatória.

Como vemos, nutrientes com ação antioxidante e anti-inflamatória são os mais indicados para aliviar os sintomas. Veja a seguir os ingredientes que não podem faltar nas receitas de comidas para melhorar a gripe.

Ingredientes ideais para consumir quando está gripado ou resfriado

A cura da gripe é papel do sistema imune, portanto, a alimentação que combate a gripe irá nutrir a imunidade, promover a sensação de bem-estar, aliviar os sintomas e ajudar o corpo a eliminar as toxinas acumuladas.

Nesse contexto, ingerir calorias e líquidos é essencial. Além de dar combustível ao corpo, a hidratação constante facilita o consumo de nutrientes, não gasta muita energia na digestão e promove o funcionamento dos rins e intestinos.

Confira agora algumas dicas para se alimentar e combater os sintomas da gripe ao mesmo tempo.

1. Comidas para melhorar da gripe

Como mencionado, nutrientes como as vitaminas A, E e C, o zinco e o selênio são ótimos para reforçar a imunidade e acelerar a resposta do corpo em relação ao vírus da gripe. Com base nesses micronutrientes essenciais, os principais alimentos para melhorar a gripe são:

Sopa ou caldo de legumes

Uma sopa quente é fácil de consumir quando se está gripado, pois não demanda muito esforço para engolir e promove até mesmo um alívio na garganta. Incluir ingredientes como cenoura, alho e cebola ajuda ainda mais na obtenção de vitaminas e também melhora a expectoração.

Canja de galinha

Uma ótima pedida para se alimentar quando se está gripado é a famosa canja de galinha. Apresenta ótimo teor calórico, vitaminas A, C e E, especialmente ao incluir ingredientes como cenouras, batatas, alho e pimenta.

Além disso, assim como a sopa, tem bons níveis de sódio e potássio, elementos que auxiliam no controle da febre, pois regulam a temperatura corporal.

2. Chás e sucos que ajudam a melhorar a gripe

Outra forma de estimular a ingestão de líquidos e nutrientes é através do consumo de chás e sucos que ajudam a melhorar a gripe. O ponto forte dos chás é que atuam tanto no alívio da dor de garganta quanto da congestão nasal, já que podemos inalar o vapor da bebida.

Nesse caso, recomenda-se chás de camomila, hortelã, gengibre, canela, limão e até mesmo de alho. Você pode até combinar alguns desses, como o chá de alho e limão, inclusive é uma ótima opção para evitar o sabor duvidoso e aproveitar seus benefícios.

Para adoçar, prefira usar o mel e aproveitar a ação antisséptica e antibacteriana deste ingrediente.

Os sucos são bons para aliviar a sensação de calor e dar uma folga das comidas quentes, lembrando que o bem-estar e o conforto são essenciais para se recuperar da gripe. Eles também são uma ótima opção para consumir legumes, frutas e verduras.

Entre os ingredientes mais indicados, recomenda-se escolher ao menos um de cada item a seguir:

  • Frutas cítricas: laranja, kiwi, abacaxi, morango, limão ou acerola;
  • Folhas verdes: erva-cidreira, couve ou espinafre;
  • Líquido: Água mineral, água de coco ou leite (também se pode optar por “leites vegetais”, à base de coco, amêndoas ou outros).
Frutas cítricas e legumes formam sucos poderosos no combate à gripes e resfriados

Frutas cítricas e legumes formam sucos poderosos no combate à gripes e resfriados.

3. Sobremesas boas para gripes

Não é porque está gripado que você deve ficar sem sobremesas. Frutas ajudam muito na gripe, principalmente as cítricas, como as citadas no tópico anterior.

Você também pode consumir iogurtes naturais e leite fermentado, ricos em lactobacilos, ambos auxiliam na reposição da flora intestinal, recuperação do organismo e reforço da imunidade.

Referências consultadas

Josling, P. Preventing the common cold with a garlic supplement: a double-blind, placebo-controlled survey. National Library of Medicine, 2001. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697022/>. Acesso em dezembro/2020.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em dezembro/2020.

Alkhatib, A. “Antiviral Functional Foods and Exercise Lifestyle Prevention of Coronavirus”. National Library of Medicine. 28 de Agosto de 2020. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32872374/>. Acesso em fevereiro/2021.

Bula do produto Benegrip Multi Dia. Bula do produto Benegrip Multi Noite

posts relacionados