Resfriado perde o olfato

Você já deve ter ouvido falar que quem pega um resfriado perde o olfato, ou até já passou por essa situação. De fato, essa possibilidade existe, seja parcial ou completa, o que incomoda bastante quando estamos doentes e afeta nossa rotina bem mais do que costumamos imaginar.

Mas afinal de contas, por que perdemos o olfato quando estamos resfriados? O que mais pode causar essa redução na habilidade de sentir cheiros? Qual a diferença da perda de olfato no resfriado para a covid-19?

Essas dúvidas são bem pertinentes, principalmente em tempos de pandemia, não é mesmo? Por isso, vamos responder todas essas perguntas e mostrar o que pode fazer para recuperar o olfato perdido por conta de infecções respiratórias. Continue lendo e saiba mais!

O que é o resfriado?

O resfriado é uma infecção do sistema respiratório, causada por diversos tipos de vírus. De modo geral, não provoca um quadro muito intenso ou preocupante, com baixo risco de complicações graves.

Causado por mais de 200 vírus distintos, o resfriado afeta as vias aéreas superiores, que incluem narinas, boca e garganta. Dessa forma, não costuma impactar os pulmões e é mais fácil do corpo lidar com o problema.

Sintomas do resfriado comum

Após a contaminação, os sintomas do resfriado devem começar em menos de três dias. Nesse ponto, é comum a pessoa apresentar o seguinte quadro:

  • dor no corpo e na cabeça;
  • garganta inflamada e dolorida;
  • tosse;
  • espirros;
  • coriza;
  • congestão nasal.

O período mais crítico dura um ou dois dias após início dos sintomas, sendo esperado que a pessoa sinta uma melhora gradativa no mal-estar até se recuperar por completo, o que pode levar um total de dez dias, mas costuma ficar bem abaixo disso.

Resfriado faz perder o olfato? Por que isso acontece?

A partir dessa visão geral, é possível entender por que perdemos o olfato quando estamos resfriados, o que está conectado especialmente à coriza e à congestão nasal, sintomas que podem obstruir a passagem de ar e até mesmo afetar os receptores nervosos que sentem cheiros.

Ou seja, quem pega um resfriado perde o olfato porque as células responsáveis por decifrar os aromas presentes no ar estão inflamadas ou incapacitadas de funcionar corretamente devido a ação do vírus que provoca esse tipo de infecção.

Esse mesmo processo inflamatório é capaz de estreitar ou obstruir completamente os dutos nasais, impedindo a passagem de ar. Assim, esses receptores olfativos não recebem ar suficiente para identificar corretamente os cheiros no ambiente.

Tudo isso fica ainda pior quando há excesso de secreção, causando a coriza. Esse catarro ajuda a bloquear a passagem de ar e pode envolver as células olfativas, resultando em redução ou perda temporária da capacidade de sentir cheiros.

Vale destacar ainda que os sentidos de olfato e paladar se complementam, logo, ambos podem sofrer algum tipo de prejuízo durante o quadro sintomático.

O que pode causar a perda do olfato?

Além do resfriado, é importante se perguntar o que mais pode causar a anosmia, como também é chamada a perda do olfato.

Isso porque os sintomas de infecções respiratórias são muito parecidos, sendo necessário juntar o máximo de informações para chegar a um diagnóstico mais confiável.

Por exemplo, gripe, sinusite, asma e alergias respiratórias são algumas das possíveis causas para a redução desse sentido. Ao mesmo tempo, a perda do olfato foi amplamente associada à covid-19, mesmo que não seja presente em todas as infecções do coronavírus.

Diferença entre perda de olfato em casos de gripe, resfriado e covid-19

E como podemos diferenciar quando o resfriado faz perder o olfato de casos de covid que provocam esse sintoma? Na prática, é bem difícil fazer essa separação de maneira definitiva, porém, dados indicam que a forma como ele se manifesta pode ajudar a distinguir essas infecções.

Por um lado, infecções de intensidade leve ou moderada, como gripes e resfriados, provocam uma perda olfativa parcial, que costuma acompanhar a congestão nasal e dificuldade de inalar o ar normalmente.

Do outro, a perda do olfato causada por variantes da covid-19 tende a ser mais repentina e notável. De uma hora para outra a pessoa já não consegue sentir muitos aromas, independente de ter ou não alguma forma de obstrução nasal.

Ainda assim, é recomendado realizar testes de covid ou consultar um especialista para avaliar o quadro de maneira definitiva, além de iniciar o isolamento mesmo se for apenas um caso suspeito, como precaução.

O que fazer quando se perde o olfato estando resfriado?

De modo geral, quando se pega um resfriado e perde o olfato, é recomendado ter paciência, fazer repouso e cuidar dos sintomas até que a recuperação seja completa, dando tempo para o sistema imunológico combater o vírus e lidar com a inflamação das vias respiratórias.

À medida que os sintomas desaparecem, principalmente com o alívio da congestão nasal, é esperado que a capacidade de sentir cheiros retorne ao normal. Remédios para gripe, com ação analgésica e antialérgica podem servir para controlar a inflamação, diminuir a dor e reduzir a irritação das mucosas.

Além disso, descongestionantes em spray nasal podem cumprir esse papel, mas é necessário ter cuidado, pois o uso excessivo desses medicamentos está associado ao surgimento de irritações nos dutos nasais, piorando o sintoma.

Infelizmente, não há uma cura específica para a anosmia. Caso o resfriado faça perder o olfato e esse sentido não volte após os demais sintomas desaparecerem, é recomendado procurar um otorrinolaringologista para averiguar o seu caso.

Quem fica resfriado perde o olfato?

E com isso, vamos encerrar por aqui. Nesse post você viu que alguém resfriado pode perder o olfato por conta da inflamação na mucosa nasal, com ou sem a presença de catarro. A anosmia, nome clínico para esse quadro, costuma ser temporária e parcial, voltando aos poucos até a completa recuperação.

Fique atento a forma como esse sintoma se manifesta para obter indícios se há risco de ser covid-19, gripe ou resfriado.

Para mais dicas, guias e posts com informações sobre a saúde do sistema respiratório, confira o blog Portal da Saúde. Até mais!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benegrip Imuno Kids

Benegrip Imuno Kids

A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Xarope Benetosse

Benetosse

Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip® Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.

Encontre aqui Saiba mais