Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que a gripe faz no organismo? Entenda o que causa cada sintoma!

20/05/2021 o que a gripe faz no organismo

Existem muitos mitos que envolvem as causas e os sintomas da gripe. Como sabemos, essa infecção do sistema respiratório é causada pelo vírus da Influenza, mas você sabe o que a gripe faz no organismo para causar os seus sintomas?

Com uma duração média de 7 a 10 dias, a gripe comum fica caracterizada por sintomas como a febre, dor de cabeça e no corpo, coriza e garganta inflamada. Mas afinal de contas, por que isso acontece? É isso que veremos a seguir. Boa leitura!

Como uma pessoa fica gripada?

Para compreender as causas e efeitos dos sintomas da gripe, analisar o ponto de partida da infecção, ou seja, como o vírus da Influenza entra em contato com o nosso organismo.

De modo geral, a principal forma de contágio ocorre quando a pessoa infectada tosse ou espirra, liberando gotículas de saliva e partículas contendo o vírus no ar, que por sua vez são inaladas por outros indivíduos com a respiração.

Também há o contágio por meio do contato com superfícies e objetos contaminados, como maçanetas, corrimão, barras de suporte no transporte público, copos, canetas e muitos outros.

Quando uma pessoa gripada tossir e cobrir a boca com as mãos, ela pode transferir o vírus para os objetos que tocar. A partir daí, se outra pessoa entrar em contato com o objeto sem higienizá-lo e posteriormente tocar a área dos olhos, boca e nariz, ela pode contrair a gripe.

Por isso mesmo, alguns cuidados são muito importantes para evitar doenças como a gripe, que envolvem tanto as pessoas que querem se prevenir quanto aqueles que estão doentes e querem proteger as pessoas ao seu redor.

A higiene pessoal é a primeira medida citada e também uma das mais importantes. Lavar as mãos com frequência, desinfetar utilizando álcool 70% e evitar levar as mãos ao rosto, principalmente quando se está em locais públicos, são medidas simples e poderosas.

Além disso, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como canetas, copos e talheres, também configura uma forma de prevenção.

Para quem está gripado, usar máscaras quando precisar sair de casa ou compartilhar o ambiente com outras pessoas é uma medida inteligente, assim como usar a parte interna dos cotovelos para cobrir o rosto ao espirrar ou tossir, no lugar das mãos.

tossir cobrindo o rosto com o antebraço
Tossir cobrindo o rosto com o antebraço ou parte interna do cotovelo evita a dispersão de partículas e contaminação das mãos.

Por último, mas não menos importante, temos a questão da vacina. A vacina contra a gripe é a única medida garantida contra a gripe. Para isso, a vacinação deve ser feita anualmente, de preferência antes do período de gripe sazonal, nos meses de outono e inverno.

O que a gripe faz no organismo?

Agora que já estamos por dentro de como se inicia a infecção, é hora de entender o que a gripe faz no organismo. Como vamos apontar esses efeitos de acordo com os sintomas mais comuns em um quadro de gripe, é importante lembrar quais são eles:

  • Febre alta e repentina, acima de 38 °C;
  • Dor de cabeça e no corpo;
  • Garganta inflamada e tosse;
  • Coriza e congestão nasal;
  • Sensação de fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios;
  • Tontura e moleza.

Com os sintomas em foco, vejamos o que a gripe faz no organismo para provocar cada um deles. Em seu estágio inicial, o vírus da gripe se espalha pelas células dos tecidos ao redor dos olhos, narinas e boca, impedindo seu funcionamento natural e causando a proliferação em larga escala.

Ao se multiplicar, o vírus causa irritação e eventualmente chega à corrente sanguínea, que servirá de meio para atingir os órgãos do sistema respiratório de maneira generalizada.

Como resposta, o sistema imunológico produz substâncias inflamatórias, essas que irão se espalhar pelo corpo e afetar os tecidos contaminados pelo vírus. Veja mais a seguir:

O que provoca a febre em casos de gripe?

Para frear a reprodução do vírus e propagação da infecção é que surge então a febre. De modo geral, a febre nada mais é que uma resposta do sistema imune a uma infecção. Ao elevar a temperatura corporal, o organismo evita que o agente infeccioso tenha as condições ideais para sua proliferação.

A região do hipotálamo no cérebro é a responsável pelo controle da temperatura corporal. Quando o vírus é detectado pelo organismo, o limiar térmico é alterado e o corpo passa a trabalhar para a produção e conservação de calor.

É por isso que sentimos calafrios, extremidades frias e costumamos ficar encolhidos quando estamos com febre, já que o corpo evita a perda de calor para o ambiente.

Em geral, a febre em quadros de gripe se inicia de maneira repentina, é possivelmente um dos primeiros sintomas relevantes e ocorre de maneira recorrente nos primeiros 3 ou 4 dias da infecção.

Porque ficamos com a garganta inflamada e perdemos o apetite?

Abordamos esse assunto no tópico anterior. Pensando no que a gripe faz no organismo quando se instala, as mucosas dos olhos, boca e nariz são usadas como locais de reprodução do vírus da Influenza.

Na cavidade bucal, incluindo a garganta, a irritação decorrente da presença do agente infeccioso gera uma inflamação. Neste ponto, podemos sentir dor, dificuldade de engolir, presença de muco ou catarro e, em alguns casos, as amígdalas ficam inchadas.

Por conta do desconforto e alteração no funcionamento padrão dessas áreas na boca, acabamos perdendo o apetite. Isso ocorre pela diminuição no paladar, dor e dificuldade de deglutir.

O que causa efeitos como tosse, espirros e coriza?

Similar ao que faz a gripe no organismo para provocar a inflamação na garganta, temos as causas para a tosse, os espirros e a coriza. Ao produzir muco, o corpo está novamente alterando as condições normais nos setores do sistema respiratório, para assim expulsar o vírus.

Tosse, seca ou com catarro, e espirro podem ocorrer por conta da irritação nos tecidos inflamados. Em alguns casos, a irritação resulta em um acúmulo de fluídos, incluindo muco, saliva e secreção.

A partir disso, o corpo adota um reflexo para desobstruir as vias aéreas e expelir gotículas contaminadas do corpo.

Por que sentimos dor de cabeça, dor no corpo e sentimos cansaço?

Dor de cabeça e no corpo são efeitos da luta do sistema imunológico para curar a gripe e restabelecer o funcionamento natural dos órgãos e sistemas. Como vimos antes sobre o que faz a gripe no organismo, o corpo libera substâncias inflamatórias para dificultar a sobrevivência do vírus em diferentes áreas.

Reflexo disso são as dores de cabeça e nos músculos, áreas que sofrem pela inflamação provocada para combater o vírus. Também por isso, é comum sentirmos fraqueza muscular e cansaço, uma vez que o tecido muscular é fortemente afetado, especialmente na lombar e nos membros.

Diferença entre gripe e resfriado no organismo

Depois de falarmos sobre o que faz a gripe no organismo, é comum surgir a dúvida sobre a diferença entre gripe e resfriado no organismo, ou seja, quais as particularidades sobre o desenvolvimento de cada infecção em nosso corpo.

Mesmo que tenham sintomas similares, a gripe é uma infecção respiratória mais intensa que o resfriado. Enquanto este último atinge apenas vias aéreas superiores, a gripe atinge ainda o pulmão todo.

Por isso, o resfriado, que pode ser causado por diversos tipos de vírus diferentes, resulta em uma duração média de até 4 dias, sintomas leves ou moderados e raramente ocorre febre em adultos.

Já a gripe, causada apenas pelo vírus da Influenza, dura até 10 dias, com sintomas moderados a intensos e ocorrência de febre alta na maioria dos casos.

A vacina contra a gripe, que utiliza uma versão desativada do vírus da Influenza, não é eficaz em caso de resfriados, já que tratam de patógenos diferentes. Além disso, como o vírus da Influenza é resiliente e sofre mutações frequentes, a vacinação anual é necessária.

Referências consultadas

Allan GM, Arroll B. Prevention and treatment of the common cold: making sense of the evidence. CMAJ. 2014;186(3):190-199. doi:10.1503/cmaj.121442. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3928210/>. Acesso em fevereiro/2021.

Blog da Saúde – Ministério da Saúde. “Você sabe a diferença entre gripes e os resfriados?”. 26 de março de 2016. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35481-voce-sabe-a-diferenca-entre-gripes-e-o-resfriado>. Acesso em dezembro/2020.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em dezembro/2020.

Sanar [Internet]. “Febre: Definição, fisiopatologia, sinais, sintomas relacionados e mais!”. Novembro de 2018. Disponível em <https://www.sanarmed.com/febre-um-sinal-de-alerta>. Acesso em março/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em abril/2021. Benegrip [Internet].

Bula do produto Benegrip Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em abril/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)