Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Mal-estar no corpo: causas, sintomas e como diagnosticar

03/03/2022 mal estar no corpo

Com uma vasta lista de possíveis causas e uma definição bem generalizada, a sensação de mal-estar no corpo é muito comum quando estamos com alguma doença ainda desconhecida, na qual os sintomas causam leve desconforto, mas ainda não estão totalmente claros. 

É algo bem comum quando temos a impressão de se estar doente, mesmo que os efeitos negativos desse problema não tenham se tornado consistentes o bastante para procurar atendimento médico, obter um diagnóstico e iniciar o tratamento de forma adequada. 

Esse é o tema do nosso post, onde vamos discutir o que pode ser o mal-estar no corpo, quais indícios de sintomas são relevantes para ficar atento e o que pode ser feito para aliviar essa sensação. Continue lendo! 

O que é a sensação de mal-estar no corpo? 

De modo geral, o mal-estar no corpo é descrito quando a pessoa percebe uma alteração no seu padrão de qualidade de vida, ainda que sem um sintoma claro ou consistente que possa ajudar a identificar uma doença e tratamento ideal para recuperar o bem-estar. 

Pode ser que ela sinta dores no corpo ou tenha alguma alteração nas funções biológicas, como desconforto gastrointestinal, dificuldade para dormir, fadiga e desânimo. No entanto, tais sintomas ainda não se desenvolveram completamente, causando um incômodo leve, mas sem causar grande preocupação. 

Na prática, mal-estar pode ser simplesmente a sensação de que não está completamente bem e saudável. De fato, é algo bem comum durante períodos que antecedem doenças em geral, como gripes e resfriados. 

Também é recorrente a queixa de mal-estar no corpo quando estamos nos recuperando de uma doença. Relacionando novamente com a gripe, após os três primeiros dias, é normal que o paciente não tenha mais febre e perceba os sintomas melhorando gradativamente.  

Nesse estágio, ele pode não apresentar os sintomas clássicos, ter uma melhora considerável, mas ainda assim não se sente totalmente curado e disposto. 

Sintomas que acompanham a sensação de mal-estar 

O mal-estar no corpo, que pode ser caracterizado como qualquer impacto negativo no bem-estar comum do indivíduo, é comum em muitas doenças diferentes, tornando-se um termo extremamente amplo e genérico. 

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, a alternativa mais segura é fazer um repouso leve e acompanhar a evolução do quadro, considerando que o desconforto inicial pode avançar ou retroceder com o passar do tempo. 

Entre os sintomas do mal-estar que costumam afetar a nossa rotina e dar indícios de que algo não está certo, podemos citar: 

  • Dificuldade em dormir; 
  • Dor de cabeça e no corpo; 
  • Enjoos leves; 
  • Desconforto gastrointestinal; 
  • Cansaço e indisposição; 
  • Sensação febril, abaixo de 37,8 ºC; 
  • Alterações na pressão sanguínea; 
  • Diminuição do apetite; 
  • Cólicas; 
  • Alteração de humor ou comportamento; 
  • Irritabilidade; 
  • Falta de energia; 
  • Raciocínio lento e falhas de memória. 

Sintomas de gripes e resfriados são descritos como sensação de mal-estar no corpo, sendo que eles podem não se desenvolver totalmente, muito comum em viroses de baixa intensidade ou períodos iniciais de doenças mais graves.

Mal-estar: o que pode ser? 

Como foi falado no início, mal estar pode ser sinal de muitas doenças, tanto males físicos quanto psicológicos, por isso, é essencial manter a calma e acompanhar a evolução do quadro sem tirar conclusões precipitadas. 

Com base nos sintomas comumente apontados quando ocorre uma queixa de mal-estar no corpo, podemos elencar possíveis causas em diversas categorias. 

Por exemplo, infecções agudas costumam prejudicar o bem-estar das pessoas e causar desconforto logo no início do quadro, mesmo que os sintomas da doença ainda não estejam bem claros e definidos. Nesse caso, o mal-estar pode ser sinal de: 

  • Gripe; 
  • Resfriado; 
  • Virose; 
  • Bronquite; 
  • Pneumonia, entre outros. 

O desconforto também pode ser associado a doenças crônicas ainda não diagnosticadas, como a presença de parasitas no organismo, alguns tipos de hepatite, tuberculose, problemas cardíacos, diabetes e doenças autoimunes. 

Por outro lado, o mal-estar no corpo também pode ter sua origem na nossa mente. Doenças de natureza psicológica, como estresse, depressão e transtorno de ansiedade, podem prejudicar o bem-estar comum de uma pessoa.

Como descobrir a causa do mal-estar? 

Mal-estar é um termo bem amplo, que pode ser usado para descrever problemas em variadas partes do corpo, quando os sintomas ainda não se mostraram muito intensos, significativos ou bem definidos.  

Por isso, é comum usá-lo em associação a região afetada, como “mal-estar estomacal” ou “mal-estar intestinal”. Além disso, é comum que essa expressão seja confundida com outros sintomas mais claros, como fadiga, irritabilidade e desânimo. 

Para descobrir o que causa o mal-estar no corpo, é recomendado avaliar o seu histórico de saúde, o desenvolvimento dos sintomas e eventos em sua rotina que possam ter desencadeado o quadro. Para isso, fazer uma consulta com seu médico é a melhor opção. 

Primeiramente, é importante tentar fazer repouso, já que a origem do problema pode ser cansaço acumulado e o estresse da rotina.  

Quando relaxar um pouco, busque listar todos os sintomas que está sentindo, quando eles surgiram e em qual ordem. Essas informações podem ser cruciais para obter um diagnóstico preciso. 

Por outro lado, não deixe de considerar se os males que está sentindo estão ligados a medicamentos de uso contínuo, problemas crônicos de saúde e outros fatores relacionados ao seu histórico de saúde. 

Finalmente, é importante analisar como foi sua rotina diária até o momento que o mal-estar no corpo teve início. Dessa forma, é possível entender se teve algum evento por trás dessa sensação.  

Pode ser uma situação estressante, contato com uma pessoa doente ou a ingestão de algum alimento que tenha causado o desconforto. Dietas pouco nutritivas, falta de refeições substanciosas ao longo do dia e exageros podem levar a desnutrição, desidratação e outros problemas similares. 

A partir de todos esses dados, o seu médico pode ser mais assertivo na definição de exames adicionais e obtenção de um diagnóstico, bem como o estabelecimento do tratamento ideal para cada caso. 

Como aliviar o mal-estar no corpo? 

Para aliviar o mal-estar no corpo é essencial obter um diagnóstico do seu médico e seguir o tratamento de acordo com suas recomendações. No entanto, existem medidas generalizadas que podem controlar o desconforto e evitar complicações. 

Quando ainda não tiver certeza do que pode ser a sensação de mal-estar, é recomendado: 

  • Fazer repouso; 
  • Manter o ambiente bem arejado, especialmente se estiver com enjoos; 
  • Beba água; 
  • Prefira comidas leves, mais fáceis de digerir e com poucos condimentos; 
  • Respire fundo e mantenha a calma; 
  • Se sentir a necessidade, anote os sintomas que estiver sentindo; 
  • Evite situações estressantes e que possam sobrecarregar o organismo; 
  • Se tiver suspeita de gripe ou covid-19, evite o contato com outras pessoas; 
  • Acompanhe atento a evolução do quadro e consulte seu médico em qualquer complicação. 

Lembre-se de procurar fontes confiáveis para diagnosticar o seu caso. Mesmo as possíveis causas para o mal-estar no corpo listadas acima foram apontadas apenas em caráter ilustrativo, ou seja, não devem ser utilizadas para substituir a orientação médica. 

Torcemos para que as informações aqui apresentadas tenham sido úteis e que você possa recuperar o seu bem-estar. Para mais dicas de saúde, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima! 

Referências consultadas
NHS UK [Internet]. Feeling Sick. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/feeling-sick-nausea/>. Acesso em março/2022.

Centers for Disease Control and Prevention [Internet]. About Chronic Diseases. Disponível em: <https://www.cdc.gov/chronicdisease/about/index.htm>. Acesso em março/2022.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)