Diferença entre gripe e covid-19: guia completo para não ter mais dúvidas

10/09/2021 diferença entre gripe e covid

Desde o surgimento do novo coronavírus, muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre gripe e covid-19. Como identificar os sintomas? Qual a diferença dos efeitos no corpo?  

Mesmo depois de mais de um ano que o primeiro caso da doença foi identificado no Brasil, muitas dúvidas ainda existem. Pensando nisso, decidimos elaborar esse guia para que você entenda, de uma vez por todas, como diferenciar gripe de covid-19. 

No texto abaixo, você aprenderá: 

  • Como diferenciar gripe de covid 
  • Diferença entre as causas de covid e gripe 
  • Diferença entre os sintomas das doenças 
  • Como a gripe ou covid se transmitem 

Boa leitura! 

Diferença entre gripe e covid: causas 

Gripe ou covid, as duas têm uma grande semelhança: são doenças respiratórias contagiosas. A principal diferença entre gripe e covid é que elas são causadas por tipos de vírus diferentes.  

A covid-19 é causada pela infecção do novo coronavírus (cientificamente conhecido como SARS-CoV-2), enquanto a gripe é causada por infecção por vírus influenza. 

Novo coronavírus 

A família de vírus do coronavírus é conhecida cientificamente desde a década de 1960. Este tipo de vírus pode causar infecções respiratórias em diferentes espécies de animais, como os camelos, dromedários, gado, gatos e morcegos.  

Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas.. Em 2019, porém, surgiu um novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causou a covid-19 em uma pessoa. A partir daí, o novo vírus começou a se disseminar pelo mundo. 

Vírus influenza 

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que se propaga com grande facilidade. Existem quatro tipos de vírus influenza. 

  • Tipo A: encontrado em várias espécies de animais, como porcos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. Estas últimas desempenham importante papel na disseminação da doença entre distintos pontos do planeta Terra, já que muitas das aves são espécies migratórias. O tipo A também pode ser classificado em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre esses subtipos, existem outros, como o A(H1N1)pdm09 e A(H3N2), que infectam humanos. Detalhe importante: o influenza tipo A é o responsável pelas grandes pandemias de gripe; 
  • Tipo B: são divididos em dois grupos, as linhagens B/ Yamagata e a B/ Victoria, e estas não possuem subtipos. A influenza tipo B infecta somente humanos e é um dos tipos responsáveis pelas epidemias sazonais; 
  • Tipo C: é menos frequente e infecta somente humanos e suínos. Geralmente, causa infecções leves; 
  • Tipo D: identificado recentemente, ainda em 2011. Foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não ficou conhecido por infectar seres humanos. 

Diferença entre gripe e covid-19: sintomas 

As infecções causadas gripe ou covid-19 possuem alguns sintomas semelhantes entre si, como: 

  • Febre; 
  • Calafrios; 
  • Tosse; 
  • Fadiga (cansaço); 
  • Dor de garganta; 
  • Nariz escorrendo ou entupido; 
  • Dores musculares ou dores no corpo; 
  • Dor de cabeça; 
  • Vômitos e diarréias. 

Os principais pontos a que se deve atentar para identificar uma infecção causada pelo novo coronavírus são: muita dificuldade em respirar e a perda do paladar e/ou do olfato.  

Mas, mesmo com alguns sintomas parecidos, a covid-19 pode causar efeitos mais graves no corpo que a gripe. 

A covid-19 pode durar de duas a três semanas, enquanto a gripe dura, em média, 10 dias. Logo, é importante salientar que o tempo para o agravamento da covid pode ser maior que o da gripe e, por isso, é preciso ficar atento durante todo o período da doença.  

Outra diferença relacionada aos sintomas é o fato de que os casos graves da covid-19 são, percentualmente, maiores que os da gripe. Apenas 80% dos casos de infecção causados pelo novo coronavírus podem ser considerados leves ou assintomáticos. 

Para ficar ainda mais claro, separamos esse infográfico preparado pela Prefeitura da cidade Acopiara, do Ceará. A imagem compara as diferenças entre os sintomas de covid-19, gripe e alergia. Confira! 

sintomas coronavírus

É imprescindível destacar que, no caso de você sentir sintomas da covid-19, é necessário fazer a testagem imediatamente para identificar se você contraiu ou não a doença. 

Para isso, você pode se dirigir a um hospital público ou, se preferir, pagar por um teste particular, que pode ser realizado em farmácias ou em algumas clínicas que façam exames laboratoriais.  

Como aliviar os sintomas de covid-19?  

Os sintomas leves de covid-19 podem ser aliviados com antigripais, que são os medicamentos que tentam atenuar os sintomas da gripe ou de um resfriado.  

Dentre eles, estão os analgésicos, que diminuem a dor, os anti-inflamatórios, os antitérmicos, que diminuem a febre, e os descongestionantes nasais. 

Porém, esses medicamentos, como os antigripais da Benegrip, só podem aliviar os sintomas mais leves das doenças e não devem ser tomados sem a devida orientação médica. Descubra mais sobre eles no final do texto! 

Diferença entre gripe e covid-19: transmissão 

Ambas as doenças possuem os mesmos principais mecanismos de transmissão.  

  • Toque do aperto de mão contaminadas; 
  • Gotículas de saliva compartilhadas por beijos ou por falar muito proximamente de uma pessoa infectada; 
  • Espirros ou tosses; 
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, teclados de computador, etc.

A principal diferença entre as transmissões dos vírus da covid-19 ou gripe reside na velocidade. Para explicar essa diferença, é preciso definir os dois termos a seguir: 

  • Período de incubação: consiste no intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas 
  • Intervalo serial: duração do tempo entre um paciente-caso primário com início de sintomas e um paciente-caso secundário, ou seja, o tempo transcorrido entre casos sucessivos 

A gripe tem período de incubação e intervalo serial mais curtos que o da covid-19. Dessa forma, os sintomas da gripe podem se manifestar com mais rapidez no corpo. 

Enquanto o intervalo serial do novo coronavírus é de 5 a 6 dias, o intervalo serial da gripe é de 3 dias.  

A covid-19 é mais contagiosa do que a gripe entre certas populações e grupos de idade, como os idosos. Além disso, foi observado que a covid-19 pode se espalhar de forma mais rápida e fácil – ou seja, é mais contagiosa. 

Contudo, é importante frisar que essas estimativas dependem de uma série de fatores, principalmente por se analisar um vírus tão recente como é o coronavírus. Isso pode dificultar comparações diretas com a gripe. 

Referências consultadas

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite. 

Centers For Disease Control and Prevention. Similarities and Differences between Flu and COVID-19​. Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/symptoms/flu-vs-covid19.htm#:~:text=Influenza%20(Flu)%20and%20COVID%2D19%20are%20both%20contagious%20respiratory,by%20infection%20with%20influenza%20viruses>. Acesso em março/2021. 

Centers For Disease Control and Prevention. Interim Guidance on Ending Isolation and Precautions for Adults with COVID-19. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/duration-isolation.html>. Acesso em abril/2021.  

Mayo Clinic. Coronavirus vs. flu: Similarities and differences. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/coronavirus/in-depth/coronavirus-vs-flu/art-20490339>. Acesso em março/2021. 

Hospital Oswaldo Cruz. Enfrentando o Coronavírus. Disponível em: <https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/wp-content/uploads/2020/03/haoc-info-coronavirus-leigos.pdf>. Acesso em março/2021. 

Secretaria de Saúde do Paraná. Influenza (Gripe). Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe>. Acesso em março/2021. 

Centers For Disease Control and Prevention. Symptoms of COVID-19. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/symptoms-testing/symptoms.html>. Acesso em março/2021. 

Centers For Disease Control and Prevention. Flu Symptoms & Complications. Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/symptoms/symptoms.htm>. Acesso em março/2021. 

Organização Pan-Americana de Saúde. Saiba quais são as semelhanças e diferenças entre COVID-19 e gripe. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/news/25-3-2020-similarities-and-differences-covid-19-and-influenza>. Acesso em março/2021.   

Coronavírus Ceará. 6. O que é o período de incubação? Disponível em: <https://coronavirus.ceara.gov.br/o-que-e-o-periodo-de-incubacao/>. Acesso em março/2021. 

Prefeitura de Acopiara. Entenda as diferenças entre coronavírus, gripe e alergia.Fique atento! Disponível em: <https://www.acopiara.ce.gov.br/informa.php?id=61>. Acesso em abril/2021. 

Malavé MM. Testes para a Covid-19: como são e quando devem ser feitos. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/testes-para-covid-19-como-sao-e-quando-devem-ser-feitos>. Acesso em abril/2021. 

Centers For Disease Control and Prevention. What to Do If You Are Sick. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/if-you-are-sick/steps-when-sick.html>. Acesso em março/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

posts relacionados