O que aprendemos com a pandemia?

10/09/2021 O que aprendemos com a pandemia

Mais de um ano depois do início da disseminação do novo coronavírus, é importante se perguntar o que aprendemos com a pandemia. 

Foram diversos os aprendizados e novos hábitos adquiridos nesse período bastante turbulento e desafiador. 

Pensando nisso, decidimos listar o que aprendemos com a pandemia da covid-19.  

Esperamos que essa seja uma leitura que lhe cause bastante reflexão e análise interior. Lembre-se que esse período não está fácil para ninguém, mas juntos vamos sair dessa mais fortes!  

Boa leitura! 

Hábitos de higiene 

Esse é um dos principais pontos que aprendemos com a pandemia. Afinal, sem lavar as mãos de forma correta, policiar-se ao tossir e espirrar, higienizar tudo o que viesse de fora de casa, o vírus da covid-19 poderia ter se disseminado com muito mais rapidez. 

Dentre os novos hábitos adquiridos, estão: 

  • Lavar as mãos constantemente com água e sabão 
  • Ao sair de casa, levar um frasco de álcool em gel 70% para higienizar a mãos 
  • Uso de máscara constantemente ao sair de casa 
  • Esterilizar produtos que venham de fora de casa com álcool 70% 
  • Tirar os calçados aos chegar em casa 

Manter esses novos hábitos será importante no pós-pandemia. Mesmo depois que toda a população estiver vacinada contra a covid-19, novos vírus podem vir a surgir. 

Sem contar que higiene é um hábito que nunca deveria deixar de ser parte do nosso dia a dia, não é mesmo? 

Home office  

Com a necessidade de paralisação de grande parte das atividades presenciais, muitos ambientes de trabalho precisaram migrar para o esquema home office. 

O que para muitas pessoas era uma realidade distante, a partir de março de 2021 deixou de ser. 

Problemas com a conexão de internet, dificuldade na hora de fazer reuniões remotas, empecilhos na comunicação entre as equipes e a falta de um ambiente silencioso foram apenas alguns dos desafios para quem precisou se adaptar ao home office. 

Para os pais, então, a dificuldade foi ainda maior. Aqueles que estavam acostumados a sair de casa para trabalhar e deixar os filhos com uma cuidadora ou até com a própria família, se viram na obrigação de dar conta do trabalho e do cuidado dos pequenos ao mesmo tempo. 

As crianças podem sentir mais dificuldade de passar por esse período de distanciamento social. A falta da escola presencial, por exemplo, pode afetá-los bastante. Para ajudar, trouxemos esse folheto elaborado pela Secretaria de Saúde do governo do Ceará. No site, há mais informações sobre o assunto. 

como-falar-com-criancas-sobre-o-coronavirus

Reprodução Governo do Estado do Ceará 

Claro que determinados tipos de trabalho não poderiam ser feitos dentro de casa, e para estes, o desafio na luta contra o vírus foi ainda maior.  

Conexão com pessoas próximas e consigo mesmo 

Precisando trabalhar dentro de casa, grande parte das pessoas se viram mais próximas de seus familiares e até de si mesmo. 

Apesar de alguns não se adaptarem bem ao trabalho home office, o tempo que antes era dedicado aos deslocamentos entre o lar e o ambiente de trabalho, acabou se tornando um período valioso de conexão com os familiares. 

Natureza mais próxima 

Na rotina pré-pandemia, a paisagem mais comum na vida de grande parte da população era das grandes cidades, com prédios comerciais, trânsito e poluição. 

Trabalhando de casa, muitos puderam conectar-se mais com a natureza, que é algo que pode auxiliar muito na saúde mental.  

Consumo consciente 

Não foram poucas as pessoas que tiveram redução salarial ou, até mesmo, perderam os empregos durante a pandemia. Por isso, muitos precisaram aprender a consumir de forma mais consciente. 

Gastos precisaram ser reduzidos, luxos precisaram ser cortados e negociações (como no valor de um aluguel, por exemplo), tiveram que ser postas em prática. 

Pequenos empreendedores 

Na pandemia, grandes marcas, empresas e franquias até conseguiram contornar a crise do mercado. Porém, os pequenos empreendedores tiveram bastante dificuldades para manter o negócio em funcionamento. 

Por conta disso, foi importante adquirir-se o hábito de preferir comprar dos empreendedores pequenos. Isso pode ajudar muito com que famílias do seu bairro ou região tenham capacidade financeira de vencer essa crise do mercado. 

Saúde emocional importa 

Mesmo antes da pandemia, não era segredo para ninguém que ter uma boa saúde mental é fundamental para todos. 

Porém, com a necessidade do distanciamento social e a quarentena dos primeiros meses, muitos se viram em uma espécie de enclausuramento mental. 

O contato e o convívio diário com pessoas pode auxiliar no mantimento da saúde mental. Conversar, trocar experiências, desabafar e se divertir com outras pessoas pode ser uma opção para descarrego emocional. 

Estando dentro de casa e longe das pessoas, a situação da saúde mental de muitos piorou. Com isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você neste momento difícil: 

  • Utilize fontes confiáveis de informação. Se estiver se sentindo angustiado com as notícias, diminua o consumo 
  • Converse com pessoas de confiança sobre como tem se sentido, mesmo que seja utilizando canais virtuais 
  • Evite o uso de álcool e cigarro quando não estiver se sentindo bem 
  • Tente manter uma rotina e hábitos saudáveis 

Caso você esteja passando por problemas, não hesite em procurar ajuda médica! Isso é importante e, provavelmente, fará você se sentir melhor. 

Saúde do corpo 

Também não é possível deixar de mencionar que o processo de adaptação do ser humano se mostrou muito impressionante durante esse período. Afinal, quantas pessoas não “deram um jeitinho” de continuar se exercitando sem sair de casa? 

Seja por meio de vídeos no YouTube ou fazendo chamadas de vídeo com personal trainers, muitos perceberam que, mesmo sem sair de casa, é recomendado manter o corpo em movimento. 

Nesse caso, o que aprendemos com a pandemia foi que não podemos deixar o corpo sem cuidados. Afinal, essa é a moradia principal de cada um e, se não for bem cuidada, pode acarretar sérios problemas para outros setores da vida. 

Falando em cuidados com o corpo… ficar gripado já é bastante ruim, mas durante a pandemia pode ser ainda pior, não é mesmo? Por isso, confira a dica a seguir! 

Referências consultadas

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite. 

UNA SUS. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus. Acesso em maio/2021.  

Portal do Governo do Estado de Rondônia. Hábitos higiênicos reforçados com a pandemia do coronavírus devem ser preservados, alerta infectologista. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/habitos-higienicos-reforcados-com-a-pandemia-do-coronavirus-devem-ser-preservados-alerta-infectologista/. Acesso em maio/2021.  

Prefeitura de Jundiaí. Saúde emocional durante a pandemia. Disponível em: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/faq/saude-emocional-durante-a-pandemia/. Acesso em maio/2021.  

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Diálogo ajuda a amenizar impacto da pandemia sobre famílias, orienta psicóloga. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2020/05/06/dialogo-ajuda-a-amenizar-impacto-da-pandemia-sobre-familias-orienta-psicologa/. Acesso em maio/2021.  

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

posts relacionados