10 dicas de como manter a saúde mental em dia

03/09/2021 como manter a saúde mental em dia

Eventos tão impactantes quanto a pandemia, quarentena e isolamento trouxeram à tona a importância da saúde mental para nossas vidas, mostrando como nosso bem-estar é afetado por fatores psicológicos, sociais ou emocionais. 

De modo geral, apesar dos óbvios efeitos negativos, isso resultou em um aumento da conscientização sobre o tema e levou muitas pessoas a buscarem maneiras de como manter a saúde mental em dia, independente da própria quarentena. 

Neste artigo, iremos destacar a importância de cuidar de si mesmo, dando atenção especial para a saúde mental, listando 10 hábitos e dicas para estimular o seu bem-estar. Nosso foco estará em dicas que não geram risco na quarentena e que podem ser levadas para a vida pós-pandemia. 

Boa leitura! 

O que é saúde mental? 

Nada melhor que começar o assunto definindo o que é saúde mental. Em geral, o termo é utilizado para se referir a tudo que envolve o bem-estar psicológico, social e emocional de um indivíduo, fatores que afetam diretamente nossas ações, decisões e relacionamentos. 

É importante citar que a busca pela saúde mental não é exclusividade de pessoas que sofrem de transtornos psicológicos ou mentais, assim como o cuidado com a saúde não deve ocorrer apenas quando se está doente. 

Manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida através de autocuidado, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e manter uma rede de apoio sólida ao seu redor. 

Além disso, cuidar da saúde mental também contribui para a saúde física, considerando que problemas como a depressão, ansiedade e estresse podem ser associados a baixa imunidade, insônia e outras doenças. 

Importância do cuidar de si mesmo 

Tudo isso mostra como manter a saúde mental em dia é importante. Incluir na rotina algumas atividades de autocuidado tem potencial para promover uma vida mais saudável tanto na questão física quanto mental. 

Com isso, nós podemos diminuir os níveis e efeitos do estresse no dia-a-dia, diminuir o risco de doenças e ter mais disposição para lidar com nossas tarefas e responsabilidades. 

Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para cuidar dos outros, por isso, quando se pensa em cuidar da sua família, lembre-se que quanto mais saudável estiver, mais poderá fazer por eles. O segredo é se apoiar em atividades simples, mas que somadas estimulam o corpo e a mente a se manterem elevados. 

10 dicas de como manter a saúde mental em dia 

Saber como manter a saúde mental em dia é muito relevante para desenvolver hábitos saudáveis e garantir o seu bem-estar como um todo. Veja a seguir 10 dicas importantes para cuidar de si, tanto do físico quanto mental. 

1. Pratique atividades físicas 

Exercícios são ótimos para fortalecer o corpo e também a mente. Estudos comprovam que mesmo atividades simples, como 30 minutos de caminhada todos os dias, ajudam a produzir serotonina, fortalecer a imunidade e melhorar a saúde como um todo. 

2. Busque uma dieta balanceada e hidrate-se 

Manter a ingestão de nutrientes em dia também contribui para ter mais disposição e colocar em prática atividades para cuidar da saúde mental. Uma dieta nutritiva e balanceada estimula os níveis de energia e disposição a se manterem elevados ao longo do dia. 

Também é relevante se manter bem hidratado e limitar a ingestão de cafeína, considerando que ela bloqueia a melatonina e pode prejudicar o sono. 

3. Priorize a qualidade do sono 

Falando no assunto, para manter a saúde mental em dia é essencial dormir bem. Por isso, adote uma rotina que facilite esse momento. Evite cafeína por pelo menos 8 horas antes de dormir, fique longe da televisão e do celular por ao menos 30 minutos antes de dormir e busque ir para a cama sempre no mesmo horário. 

Dormir pelo menos 8 horas todos os dias eleva a saúde mental e também é essencial para manutenção da imunidade e disposição. 

4. Explore atividades relaxantes 

Atividades relaxantes e focadas em nos tirar de uma rotina sempre estimulante e acelerada são ideais para cuidar da mente. Alongamentos, ioga, meditação e exercícios respiratórios são exemplos desses hábitos, que entregam melhores resultados quando feitos todos os dias por ao menos 30 minutos. 

5. Cuide bem dos seus relacionamentos 

Nosso relacionamento com familiares e amigos é muito importante para nossa saúde mental, tanto na busca por suporte quanto na motivação em cuidar do próprio bem-estar para não gerar preocupações. Mais do que isso, ser grato e ajudar os outros eleva a moral e promove uma sensação positiva para a saúde mental. 

6. Valorize sua personalidade 

Estamos passando mais tempo olhando para nós mesmos e isso pode nos levar a focar em ditos defeitos e traços negativos. No entanto, é importante valorizar a própria personalidade, ser grato e reconhecer suas próprias conquistas. 

Também podemos sempre melhorar esses traços, buscando novos talentos, hobbies e atividades que nos elevam como pessoa e promovem a sensação de bem-estar. 

7. Aprenda a lidar com situações estressantes 

Infelizmente, nem sempre é possível fugir de uma situação estressante. Porém, enfrentar o problema com uma abordagem prática, calma e relaxada pode ajudar na hora de lidar com isso.  

Esteja focado na solução e não deixe que esses eventos tomem todo seu tempo e energia, sabendo principalmente a hora de deixá-los de lado e cuidar de si. 

8. Doe-se 

O voluntariado é uma excelente maneira de dar um novo propósito à vida e estimular a saúde mental.  

Doar-se e fazer algo pelos outros sem esperar nada em troca é uma situação recompensadora e estimulante, que facilita a reconhecer nossos privilégios e promove a conscientização, ao mesmo tempo que nos ajuda a conhecer pessoas novas e criar novas conexões. 

9. Tenha metas e objetivos realistas 

Não se pressionar é importante para manter a saúde mental em dia, por isso, estabeleça metas para se estimular a desenvolver certas atividades, mas seja realista. Não coloque objetivos muito distantes ou estressantes, pois isso poderá provocar o efeito contrário. 

10. Não tenha medo de pedir ajuda 

É preciso reconhecer que pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Reconhecer que não está tudo bem faz parte do processo de cura e abre a porta para encontrar uma solução válida. 

Conte com amigos e familiares para se manter de pé e não tenha receio de buscar ajuda profissional quando necessário. 

Sinais de que sua saúde mental precisa de atenção 

Em geral, qualquer comportamento autodepreciativo pode ser considerado como um alerta, já que são sintomas de que a visão da pessoa sobre si mesma está ou é negativa. Também podemos listar outros sinais similares, como: 

  • Insônia ou sono irregular, que não promove descanso; 
  • Queda nos níveis de energia; 
  • Alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; 
  • Indisposição e dificuldade em levantar da capa; 
  • Mau humor, irritabilidade e tristeza; 
  • Perda de interesse em atividades que antes sentia prazer; 
  • Incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; 
  • Raciocínio lento e perda de concentração. 

É muito importante procurar ajuda profissional e no seu círculo social ao perceber qualquer desses sintomas e em qualquer intensidade. Não espere eles passarem sozinhos ou que estejam atingindo a sobrecarga. 

Caso esteja se sentindo deprimido e tendo pensamentos que possam colocar em risco sua vida e de outros, procure ajuda de um psicólogo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida através do telefone 188. 

Referências consultadas

Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018  

NIH – National Institute of Mental Health. Caring for Your Mental Health. Disponível em <https://www.nimh.nih.gov/health/topics/caring-for-your-mental-health/>. Acesso em setembro/2021. 

University of Michigan Health Service. Ten Things You Can Do for Your Mental Health. Disponível em <https://uhs.umich.edu/tenthings>. Acesso em setembro/2021. 

Biblioteca Virtual de Enfermagem. 10 Dicas Para Manter Sua Saúde Mental em Dia..  Disponível em <http://biblioteca.cofen.gov.br/dicas-saude-mental/>. Acesso em setembro/2021. 

Gjestvang C, Stensrud T, Paulsen G, Haakstad LAH. Stay True to Your Workout: Does Repeated Physical Testing Boost Exercise Attendance? A One-Year Follow-Up Study. J Sports Sci Med. 2021 ;20(1):35-44. 

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