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Como manter a saúde mental na pandemia? Qual sua importância?

23/12/2021 como manter a saúde mental - Benegrip

Diariamente, temos de lidar com estresse, pressão e expectativas, além de situações negativas e desafiadoras, como a pandemia. Nesse cenário, o bem-estar físico depende também do cuidado com a mente, sendo essencial saber como manter a saúde mental para não perder qualidade de vida, produtividade e outros fatores importantes. 

Por isso, vamos abordar os principais motivos para cuidar da mente da mesma forma que devemos fazer com o nosso corpo.  

Também mostraremos algumas dicas para cuidar da saúde mental, focadas especialmente na pandemia e rotina de trabalho, mas que também são adaptáveis para outros momentos.  

Antes de tudo, vamos entender o que é saúde mental e como ela afeta outros aspectos das nossas vidas. Boa leitura! 

O que significa saúde mental? 

De modo geral, o termo saúde mental se refere ao bem-estar emocional, psicológico e social, ou seja, envolve a qualidade das nossas relações com outros e com nós mesmos. 

Manter a saúde mental pode ser o mesmo que não sofrer com sintomas associados a doenças psicológicas ou ainda que os seus sintomas estão controlados, sem interferir na rotina diária do paciente. 

Daí a importância de procurar um tratamento adequado por meio da psicologia e psiquiatria quando necessário. 

Por que devemos cuidar da saúde mental? 

A saúde mental afeta diversos aspectos das nossas vidas. Desde a forma como lidamos com os desafios do dia a dia, como pensamos e agimos, até a maneira que nos sentimos após um evento ou interação, seja positivo ou negativo. 

Rotinas estressantes, cobranças e preocupações podem trazer uma carga difícil de carregar, que somadas a condições psicológicas e cenários adversos podem trazer efeitos extremamente negativos, que chegam até mesmo a piorar a saúde física e baixar a imunidade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições associadas, metade das causas de invalidez profissional no mundo tem origem em problemas psicológicos, como depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno bipolar e abuso de substâncias. 

É uma questão de saúde pública, considerando o impacto desses problemas em nossa sociedade. Sem dúvidas, os efeitos de ansiedade, depressão e estresse na população adulta e trabalhadora merecem atenção e cuidado, ainda mais com a pandemia da Covid-19. 

Por outro lado, ao buscar apoio e meios de como manter a saúde mental positiva, temos a oportunidade de melhorar nossos relacionamentos, qualidade de vida e até mesmo nossa produtividade em relação às obrigações em casa e no trabalho. 

Em resumo, investir no autocuidado e no bem-estar da nossa mente é crucial para manter a imunidade alta, o bom desempenho no trabalho e boas relações com quem amamos, inclusive nós mesmos. 

Saúde mental em tempos de pandemia 

Situações adversas sempre trazem um desafio para manter a saúde mental. Nesse cenário, poucos eventos são tão impactantes quanto a pandemia da Covid-19, que teve efeitos no mundo todo e em vários aspectos sociais. 

O medo da doença e seus potenciais efeitos é o suficiente para gerar muita preocupação, mas além disso, temos de lidar com o alto custo de vida, mudanças na rotina, novas regras de convivência e distanciamento, bem como dificuldades financeiras. 

Para encarar tudo   isso, devemos ajustar nossa rotina para uma dinâmica mais saudável dentro e fora de casa. Medidas preventivas, como uso de máscaras, limpeza das mãos e troca de roupas ao voltar para casa, precisam ser incorporadas da forma mais natural possível. 

Também é relevante dedicar cuidado extra para que a convivência forçada não crie rupturas nas relações familiares. É preciso dar espaço aos outros e reservar o seu, além de valorizar ainda mais momentos de lazer, que retiram o peso de toda essa situação. 

É essencial ter consciência do momento que passamos, sem ignorar as dificuldades, mas ainda assim valorizar eventos positivos e investir na consolidação dos laços afetivos. A adaptação é um dos nossos traços mais importantes para manter a saúde mental na pandemia. 

Saúde mental no trabalho 

O desempenho profissional também é afetado pela saúde mental. Quando estamos bem, somos mais produtivos, temos mais capacidade de raciocinar e resolver problemas, além de desfrutar de mais empenho para tarefas diárias. 

Quando estamos com a mente debilitada, temos mais dificuldade para concluir trabalhos, mesmo os mais simples. Situações corriqueiras podem ser motivo de insatisfação e estresse, prejudicando bastante a performance profissional. 

A solução está no cuidado com a saúde mental. O apoio da família e dos amigos é essencial, da mesma forma que procurar tratamento.  

Do ponto de vista prático, podemos lidar com dois cenários: sair de casa para trabalhar ou adotar o modelo de trabalho remoto.

Veja como manter a saúde mental no trabalho, independentemente da sua situação: 

Como manter a saúde mental no trabalho? 
Trabalho remoto Sair para trabalhar 
Tenha um espaço reservado para a rotina profissional; Mantenha um horário fixo mesmo trabalhando de casa; Limite o acesso e as interações com membros familiares durante a rotina de trabalho para evitar distrações; Faça pausas curtas durante o trabalho; Tome cuidado com a postura e hidratação; Mantenha sua estação de trabalho bem-organizada. Tome todos os cuidados necessários, como uso de máscaras, higienização das mãos e objetos de uso pessoal, entre outros; Sempre que possível, opte por ambientes abertos e com ventilação natural; Não compartilhe objetos como canetas, computadores e similares; Reconheça o esforço dos seus colegas e adote uma postura positiva e apoiadora; Evite aglomerações corriqueiras, principalmente em locais de convivência e alimentação; Evite tirar a máscara; Ao retornar para casa, troque as roupas e coloque-as para lavar, evite contato imediato, faça a higiene pessoal e proteja sua família. 

Como manter a saúde mental positiva? Dicas práticas  

Agora que você já viu nossas dicas de como manter a saúde mental na pandemia e, principalmente, no trabalho, vamos seguir com algumas recomendações gerais para manter o bem-estar psicológico e emocional, que podem ser levadas para toda a vida. Confira: 

  • não tenha vergonha de pedir ajuda; 
  • tratamentos psicológicos e psiquiátricos são tão importantes quanto cuidar da saúde física; 
  • invista em atividades relaxantes para aliviar a pressão da rotina; 
  • uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde mental; 
  • pratique atividades físicas e mantenha uma alimentação balanceada; 
  • valorize as relações afetivas e cuide das pessoas ao redor; 
  • invista no crescimento pessoal por meio da descoberta de novos hobbies, treinamentos profissionais e especializações; 
  • estabeleça metas realistas e planeje sua jornada até conquistá-las; 
  • fique atento aos pensamentos ruins e tente bloquear aqueles que não trazem nenhum fator de suporte; 
  • tenha à sua volta pessoas confiáveis e que possam encontrar em você um bom ponto de apoio. 

E então, gostou do post? Essas foram nossas recomendações para manter a saúde mental mesmo com a pandemia.  

Lembre-se da importância de se cuidar e, caso esteja passando por sofrimento intenso, procure atendimento profissional. Você pode superar esse momento, cuide-se! 

Referências Consultadas

Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018 

NIH – National Institute of Mental Health. Caring for Your Mental Health. Disponível em <https://www.nimh.nih.gov/health/topics/caring-for-your-mental-health>. Acesso em setembro/2021.

Biblioteca Virtual de Saúde. Saúde mental e a pandemia de Covid-19.  Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/>. Acesso em setembro/2021.

World Health Organization (WHO). Mental health and work:Impact, issues and good practices. Disponível em <https://www.who.int/mental_health/media/en/712.pdf>. Acesso em setembro/2021.

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