Tomar gelado piora a tosse

A mesma linha de raciocínio que diz que a friagem causa a gripe também costuma afirmar que tomar gelado piora a tosse e prejudica a garganta. Mas será que isso é verdade?

Antes de mais nada, podemos afirmar que a friagem em si não causa a gripe, já que essa infecção é provocada apenas pela contaminação com o vírus da Influenza. Agora, será que tomar um copo de água gelada pode piorar uma crise de tosse?

É isso que vamos ver a seguir. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a tosse e o que causa esse sintoma?

A tosse é uma reação do corpo para limpar as vias respiratórias. É um reflexo involuntário e repentino, que força o ar rapidamente para fora do corpo e em grande quantidade, ao contrair a musculatura que controla a respiração.

Com isso, ela pode eliminar impurezas, microrganismos e outras partículas que possam causar irritação ou obstrução ao longo das vias aéreas. Desse modo, a tosse contribui para a saúde, evitando que vírus, bactérias ou outros corpos estranhos invadam o nosso organismo.

Porém, a tosse também pode ser um sintoma de que algo está prejudicando a saúde. Nesse ponto, entre as possíveis causas para a tosse, temos:

  • inflamações de garganta;
  • infecções do sistema respiratório;
  • alergias respiratórias;
  • refluxo;
  • bronquite;
  • pneumonia;
  • sinusite.

Tomar gelado piora a tosse?

Hora de responder nossa questão principal: tomar gelado piora a tosse?

Infelizmente, isso não é tão simples, já que o efeito causado depende do que está provocando a tosse e condições gerais das vias respiratórias.

Por exemplo, se a garganta estiver levemente inflamada, pode ser que tomar um copo de água gelada traga certo alívio, já que a baixa temperatura pode ter ação anti-inflamatória. Também pode ser benéfica quando estamos com alguma coisa presa na garganta, já que hidrata a mucosa e ajuda na sua limpeza.

Por outro lado, tomar gelado piora a tosse quando temos uma irritação que afeta os cílios que estão presentes na laringe. Isso porque ela pode gerar desconforto a uma região que já está bem sensível. Esse efeito pode ocorrer quando a temperatura externa está baixa ou alta.

Também pode ser que a tosse acabe piorando quando estamos com catarro na garganta e tomamos algo gelado, já que a baixa temperatura pode deixar a secreção mais espessa e incômoda.

A partir dessas informações, podemos afirmar que tomar gelado piora a tosse em alguns casos, mas também pode ajudar a controlar o sintoma. O melhor jeito de descobrir se isso é indicado ou não é avaliando com cuidado o que está causando a tosse e as suas características gerais.

Com isso, em alguns casos podemos até afirmar que quem está com tosse pode tomar sorvete, porém, isso não é algo liberado para qualquer situação.

O que pode piorar a tosse?

De modo geral, muitos fatores podem fazer tosse piorar, por exemplo:

  • clima seco e/ou muito frio;
  • presença de irritantes no ar respirado, como pólen, ácaros, poeira e pêlos de animais;
  • fumaça de cigarro e poluição;
  • odores fortes;
  • produtos químicos;
  • gases tóxicos;
  • acúmulo de muco na garganta.

Porém, a lista não se resume a esses itens, também temos alguns alimentos que pioram a tosse em alguns casos, entre os quais temos bebidas ricas em cafeína, refrigerantes e outros itens que possam provocar azia ou ativar o refluxo gástrico.

Comidas apimentadas ou com muitos condimentos podem ter efeito similar, portanto também devem ser evitadas no momento.

Também é relevante evitar aqueles que já são conhecidos por provocar alergias alimentares, como leite e derivados, amendoim e similares. Eles podem acionar a produção de histaminas, componente que provoca reações alérgicas, piorando o quadro.

Como aliviar a tosse?

Agora que você já sabe o que pode piorar a tosse e tirou suas dúvidas se tomar gelado piora a garganta inflamada, chegou a hora de descobrir como aliviar esse sintoma.

No geral, o clima seco e frio piora as crises de tosse, o que também acontece quando o ambiente está cheio de partículas que causam irritação na garganta. Por isso, é interessante manter o local sempre limpo, livre de poeira e outros alérgenos, além de usar um umidificador de ambiente.

Outra medida popular para aliviar a tosse é beber água, especialmente em temperatura ambiente, o que pode ser uma pedida mais segura para quem está tossindo muito, já que ela ajuda a hidratar as mucosas e promove a limpeza superficial da garganta.

Para quem está com tosse produtiva, com catarro, o mais indicado é preferir chás, sopas e caldos quentes. A temperatura alta alivia a dor da garganta inflamada e pode ajudar a diluir essa secreção acumulada, facilitando a expectoração.

Quando a tosse é provocada por gripes e resfriados, o uso de medicamentos antigripais pode ser indicado, uma vez que eles são capazes de aliviar a dor e sintomas alérgicos, além de ajudar o organismo a controlar a inflamação, agindo na raiz do problema.

Viu só, agora você já sabe se tomar gelado pode piorar a tosse! Fique atento ao que está fazendo você tossir e as características da expectoração.

Para mais dicas de prevenção, esclarecimento sobre sintomas e tratamentos para gripes e resfriados, continue ligado no Portal da Saúde. Até a próxima!

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

1. Rubin BK. The role of mucus in cough research. Lung. 2010 Jan;188 Suppl 1:S69-72. doi: 10.1007/s00408-009-9198-7. PMID: 19936981.


2. Rubin BK. Aerosol Medications for Treatment of Mucus Clearance Disorders. Respir Care. 2015 Jun;60(6):825-9; discussion 830-32. doi: 10.4187/respcare.04087. PMID: 26070577.


3. Fahy JV, Dickey BF. Airway mucus function and dysfunction. N Engl J Med. 2010 Dec 2;363(23):2233-47. doi: 10.1056/NEJMra0910061. PMID: 21121836; PMCID: PMC4048736.


4. Healthwise [Internet]. Dry Cough. 26 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.uofmhealth.org/health-library/sig56284#sig56284-sec. Acesso em julho/2022.


5. NHS-UK [Internet]. Cough. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/cough/. Acesso em julho/2022.


Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais