Sinais de baixa imunidade: aprenda a identificar e saiba como proceder

10/09/2021 sinais de baixa imunidade

O sistema imunológico é responsável por defender o corpo contra microorganismos nocivos, como vírus e bactérias. É importante, então, se atentar aos sinais de baixa imunidade para se proteger ao máximo de possíveis infecções e doenças.  

Pensando nisso, decidimos listar neste artigo os principais sinais de baixa imunidade para que você aprenda a reconhecê-los e, assim, saber como agir. 

Boa leitura! 

O que é o sistema imunológico e como funciona? 

Como dito acima, o sistema imunológico defende o corpo de organismos estranhos e substâncias nocivas – os antígenos. Alguns exemplos de antígenos são as bactérias, fungos e os vírus.  

Quando os antígenos se ligam a receptores especiais nas células do sistema imunológico, processos de iniciam a fim de produzir anticorpos e defender o corpo. Dentre essas células, estão os linfócitos, monócitos e neutrófilos. 

O sistema imunológico mantém uma espécie de registro de cada organismo nocivo que já tenha enfrentado, por meio de células brancas do sangue (linfócitos B e T), também conhecidas como células de memória.  

Isso significa que, se esse mesmo organismo nocivo voltar a entrar em contato com a pessoa, o sistema imunológico poderá reconhecê-lo e destruí-lo antes que algum tipo de infecção ocorra.   

Porém, isso não funciona para algumas infecções, como a gripe e o resfriado comum. No caso dessas doenças, o corpo precisa combatê-las várias vezes porque elas podem ser causadas por vários tipos de vírus ou “versões” diferentes de um mesmo vírus. 

É por isso que pegar um resfriado ou gripe não lhe dá imunidade contra as doenças. No caso da catapora, pelo contrário, é incomum contrair a doença duas vezes. Isso porque o sistema imunológico já criou células de memória para combater a infecção. 

Os sinais de baixa imunidade, então, são a forma que o corpo encontra de alertar que há algo de errado e que o sistema imunológico provavelmente não conseguirá enfrentar sozinho. Saiba mais a seguir!  

Febre 

Um dos mais claros sinais de baixa imunidade, a febre é uma resposta do sistema imunológico contra possíveis infecções. 

Para ser considerada “normal”, a temperatura do corpo deve estar em torno de 36 ou 37 graus Celsius, embora vários fatores possam influenciar nisso, como a idade, momento do dia, ambiente e a forma como a temperatura é medida. 

Entretanto, caso a sua temperatura supere os 38ºC, é provável que você esteja apresentando um princípio de febre. Esse sinal de baixa imunidade pode ser causada por: 

  • infecções respiratórias virais, como resfriados, gripes e covid-19 
  • infecções no ouvido 
  • infecção do trato urinário 
  • gastroenterite 
  • meningite 
  • pneumonia 

Ao notar os sintomas de febre, prefira não tomar medicação por conta própria. Consulte o médico para investigar a origem do problema.  

Fadiga 

A fadiga é uma sensação de cansaço ou fraqueza constante e pode ser física, mental ou uma combinação de ambas. É um dos principais sinais de baixa imunidade. 

É importante frisar que fadiga é diferente de uma sensação de cansaço comum, que se resolve com um cochilo ou uma boa noite de sono. 

A fadiga impede você de ter disposição para desempenhar funções básicas do dia a dia ou atividades que você já estava acostumado a realizar.  

Se você está dormindo o suficiente e ainda sofre constantemente com exaustão, vale a pena considerar se o seu sistema imunológico está tentando lhe avisar de algum problema.  

Isso pode estar ocorrendo por conta de uma tentativa do corpo conservar energia para abastecer o sistema imunológico para que ele possa combater organismos nocivos. Para não restar dúvidas, consulte um especialista! 

Infecções de repetição  

Como dito no início do texto, uma das funções do sistema imunológico é “memorizar” os organismos nocivos que adentram o corpo, a fim de combatê-los com eficácia em uma suposta próxima tentativa de infecção. 

Porém, caso você se encaixe em algum dos casos a seguir, pode ser que você esteja apresentando um dos sinais de baixa imunidade. 

  • Precisa tomar antibióticos mais de duas vezes por ano (no caso de adultos) e quatro vezes por ano (no caso de crianças) 
  • Teve mais de quatro infecções no ouvido em um ano  
  • Desenvolveu pneumonia duas vezes  
  • Teve mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano  
  • Precisa de antibióticos preventivos para diminuir o número de infecções 

Caso você se identifique com algum desses fatores, procure um médico. 

Demora na cicatrização 

Depois de um corte, arranhão ou queimadura, o corpo trabalha para que a cicatrização ocorra. A ferida começa a receber sangue rico em nutrientes para que a lesão fique protegida e, consequentemente, haja regeneração. 

Esse processo de cura depende de um fator importante: células imunológicas saudáveis. Mas, se o sistema imunológico estiver lento, a pele poderá não se regenerar ou demorar muito nesse processo. Isso é um dos claros sinais de baixa imunidade. 

Caso você venha a notar esse comportamento estranho do corpo, procure um médico para investigar a origem do problema. 

Outros sinais de baixa imunidade 

Já discorremos sobre os principais deles, mas alguns outros sintomas podem indicar uma fraqueza no sistema imunológico. Caso você sinta constantemente algum dos indícios listados a seguir, é recomendado consultar um médico para não haver dúvidas! 

  • Estresse 
  • Resfriados constantes 
  • Dores na barriga 
  • Queda de cabelo  
  • Formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés 
  • Mudança de peso inesperada 
  • Manchas brancas na pele 
  • Olhos ou pele amarelada 

Como fortalecer o sistema imunológico? 

Para que o corpo fique fortalecido e consiga combater as infecções com eficácia, é importante manter hábitos que intensifiquem o sistema imunológico.  

Para isso, confira as dicas da Secretaria de Saúde do Ceará: 

dicas para melhorar a imunidade

Reprodução Secretaria de Saúde do Ceará 

E, no caso de gripes e resfriados pontuais, pode apostar na linha de produtos da Benegrip! Saiba mais a seguir. 

Se for gripe, Benegrip: o cuidado que sua família merece! 

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família! 

·         Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip. 

·         Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o Nariz Entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças! 

·         Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar. 

Chegamos ao fim deste guia! Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre os principais sinais de baixa imunidade? Se ainda houver alguma pergunta, deixe-a nos comentários!  

Para mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter! Nos vemos na próxima postagem! 

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. 

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina) 

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869. Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2021. 

Referências consultadas

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite. 

Nicholson LB. The immune system. Essays Biochem. 2016 Oct 31;60(3):275-301. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5091071/>. Acesso em abril/2021.  

Penn Medicine. 6 Signs You Have a Weakened Immune System. Disponível em: <https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2020/march/weakened-immune-system>. Acesso em abril/2021.  

Better Health Channel. Immune system explained. Disponível em: <https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/ConditionsAndTreatments/immune-system>. Acesso em abril/2021.  

Better Health Channel. Fatigue. Disponível em: <https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/fatigue>. Acesso em abril/2021.  

Health Direct. Fever. Disponível em: <https://www.healthdirect.gov.au/fever>. Acesso em abril/2021.  

Asif N, Iqbal R, Nazir CF. Human immune system during sleep. Am J Clin Exp Immunol. 2017 Dec 20;6(6):92-96. PMID: 29348984; PMCID: PMC5768894. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5768894/>. Acesso em setembro/2021. 

MedlinePlus. Immune System and Disorders. Disponível em: <https://medlineplus.gov/immunesystemanddisorders.html>. Acesso em setembro/2021. 

American Academy of Allergy Asthma & Immunology. Recurrent infections may signal immunodeficiencies. Disponível em: <https://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/library/immune-deficiencies-library/recurrent-infections-immunodeficiencies>. Acesso em abril/2021.   

Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Ceará. Manter sistema imunológico saudável é importante, mas não evita doença. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/2020/04/16/sistema-imunologico-em-pleno-funcionamento-e-importante-em-tempos-de-covid-19-mas-nao-evita-a-doenca/>. Acesso em abril/2021.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

posts relacionados