Como evitar gripe e resfriado

Se a prevenção é o melhor remédio, conhecer os principais métodos de como evitar gripe e resfriado é uma boa alternativa para evitar algumas das infecções respiratórias mais comuns no mundo todo. Anualmente, a estimativa é de um bilhão de casos de gripe, com até cinco milhões desses sendo considerados graves.

Nesse post, vamos mostrar um guia prático de cuidados e dicas para prevenir essas doenças, explicando a importância de cada atitude. Também iremos explicar as diferenças e similaridades entre gripes e resfriados.

Quer saber o que é bom para gripe? Então continue lendo!

5 dicas de como evitar gripe e resfriado + como elas ajudam

A prevenção de gripes e resfriados pode ser resumida em três partes principais, que são:

  • fortalecimento da saúde e imunidade;
  • prevenção das principais formas de transmissão do vírus;
  • vacinação anual contra a gripe.

Começamos com o cuidado com a nossa saúde, para buscar uma vida mais ativa, alta imunidade e bem-estar para corpo e mente. Isso envolve praticar exercícios, saber a hora de relaxar e cuidar da dieta, incluindo alimentos bons para gripe e resfriado.

A seguir, temos que evitar o contato com o vírus, que está em circulação o ano todo, mas fica mais forte nos meses de outono e inverno.

Por fim, é importante esclarecer como funciona a vacina da gripe e por que é importante tomar o imunizante todo ano.

1. Alimentação equilibrada e nutritiva

O cuidado com a alimentação é fundamental para a saúde. Consumir vitaminas e minerais essenciais para as funções do organismo é um ótimo passo para desfrutar de mais bem-estar, além de fortalecer a imunidade.

Quando nos perguntamos qual a melhor vitamina para a gripe, é comum pensarmos na vitamina C ou que o limão previne a gripe, mas a verdade é que precisamos de bem mais que isso. Confira algumas das vitaminas e minerais mais importantes para a saúde e onde encontrar cada um deles:

 

Nutriente

Benefícios

Onde encontrar

Vitamina C

antioxidante, estimula a cicatrização e a produção de colágeno, melhora a resposta imune

frutas cítricas (laranja, limão e acerola, por exemplo), assim como legumes e verduras (pimentão vermelho, brócolis e espinafre)

Vitamina A

antioxidante, fortalece a imunidade e melhora a regeneração de tecidos

peixe, fígado de boi, leite, ovos, batata-doce, manga, cenoura e escarola

Vitamina E

combate a ação de radicais livres, previne o envelhecimento precoce e estimula a atividade de glóbulos brancos

avelãs, nozes, semente de girassol, amêndoas e azeite de oliva

Vitamina D

melhora a absorção de cálcio e estimula a produção de linfócitos, células de defesa do organismo

leite e derivados, ovos, cogumelos secos e banhos de sol

Zinco

auxilia na cicatrização, age como antioxidante e melhora o funcionamento de células de defesa

ostras, carnes vermelhas, feijão, grão de bico, lentilha e semente de abóbora

Selênio

ajuda no combate de inflamações e possui ação antioxidante

castanhas, farinha de trigo, gema de ovos e água mineral

2. Prática de atividades físicas

É comprovado que a prática de atividades físicas é capaz de melhorar a ação do sistema imune. Mesmo exercícios leves, como a caminhada, praticados regularmente, podem estimular a resposta do sistema imunológico a invasores, combatendo vírus e bactérias com maior eficiência, além de controlar inflamações com maior facilidade.

Também é importante citar que ao se exercitar, a pessoa também desfruta de mais disposição e energia para enfrentar as tarefas do dia a dia, além de estimular a produção de hormônios responsáveis pela sensação de alegria e bem-estar no sistema nervoso.

3. Bons hábitos de higiene

Hábitos de higiene pessoal são atitudes simples e efetivas para evitar gripes, resfriados e outras doenças causadas por vírus. Para isso, você deve tomar os seguintes cuidados:

  • lave as mãos com frequência, utilizando água e sabão;
  • quando não puder lavar as mãos com água e sabão, utilize álcool e gel para fazer a higienização, especialmente após tocar em superfícies que podem estar contaminadas, como interruptores, maçanetas e corrimões;
  • evite tocar o rosto quando estiver em locais públicos, principalmente sem antes higienizar as mãos adequadamente;
  • não compartilhe objetos de uso pessoal, como canetas, copos e talheres.

4. Ambientes limpos e ventilados

A principal forma de transmissão da gripe é pela inalação de partículas de saliva contaminadas com o vírus, que podem ser dispersas no ar do ambiente. Para evitar esse problema, é ideal manter salas e escritórios bem limpos e com ventilação natural.

Assim, a renovação do ar é mais frequente e diminui a concentração de microrganismos inaláveis. Também é recomendado evitar aglomerações e choques térmicos, como ao sair e entrar em ambientes climatizados com muita frequência.

Muitas pessoas em um local fechado aumenta o risco de transmissão de gripes e resfriados, enquanto o choque térmico pode diminuir a eficácia das barreiras de defesa do organismo.

5. Vacina contra a gripe

A vacina da gripe é produzida constantemente para combater as principais formas da doença em circulação a cada período. Como o vírus sofre mutações constantes, seria difícil criar um imunizante para todas as variantes.

Ao tomar a vacina contra a gripe todo ano, é possível adquirir imunidade contra as cepas em alta a cada período, aumentando a eficácia do imunizante. Ela não oferece risco de causar infecções, pois é produzida com uma versão desativada do vírus.

Como o resfriado é causado por uma variedade maior de vírus, ainda não é possível ter um imunizante eficiente para esse tipo de infecção.

O que são a gripe e o resfriado?

Existem muitas similaridades e diferenças entre a gripe e o resfriado comum. Entender esses fatores é importante para se cuidar adequadamente em cada situação, sabendo o que é eficiente para evitar cada uma delas ou ambas, na melhor hipótese.

O resfriado comum é uma infecção do sistema respiratório superior, que pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes. Ele atinge principalmente as fossas nasais e a garganta, provocando inflamações e sintomas de intensidade moderada.

Já a gripe é causada apenas pelo vírus da Influenza, que possui tipos e subtipos diferentes, mas ainda assim é uma única classe de patógeno. Isso possibilita a criação de uma vacina eficiente, como veremos adiante.

Também é importante destacar que a infecção causada pelo vírus da gripe é mais intensa, atingindo todo o sistema respiratório e gerando complicações mais graves, como a pneumonia, por exemplo.

Sintomas de gripes e resfriados

Em relação aos sintomas de gripes e resfriados, também é comum ter uma lista parecida, com algumas diferenças pontuais. Podemos observar isso na tabela abaixo:

Sintomas do resfriado

Sintomas da gripe

  • coriza;
  • nariz entupido;
  • garganta inflamada ou dolorida;
  • dor de cabeça;
  • dor no corpo;
  • tosse;
  • espirro;
  • fadiga.
  • febre alta, acima de 38ºC;
  • garganta inflamada ou dolorida;
  • nariz entupido;
  • coriza;
  • espirro;
  • tosse;
  • fadiga e moleza;
  • dor de cabeça;
  • dor no corpo;
  • calafrios.

Como podemos ver, tem pouca diferença de uma para outra. De modo geral, a principal é que a gripe costuma provocar febre em quase todos os casos, com início súbito logo que surgem os primeiros sintomas.

No resfriado, a febre é rara e não costuma superar os 38 ºC com muita facilidade. Essa queixa é mais comum em crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida.

De modo geral, também é importante notar que o quadro de gripe tende a durar mais que o resfriado, assim como ter uma intensidade maior. O mal-estar da gripe pode levar até dez dias para passar, enquanto o resfriado tem uma média de quatro a sete dias.

Como evitar gripe e resfriado? Tratando os sintomas

Para tratar os sintomas, é imprescindível fazer repouso, beber bastante água, manter uma alimentação leve e nutritiva, com sopas, caldos e chás, que fornecem vitaminas e minerais importantes para a recuperação.

Também é possível tomar remédios para gripe, que combinem ação antialérgica, analgésica e antitérmica, para reduzir a irritação causada pela inflamação, aliviar as dores no corpo e ajudar a manter a temperatura sob controle, evitando a febre persistente.

Mesmo com as dicas de prevenção, ainda é possível pegar uma gripe ou resfriado. Portanto, cuide-se para que a recuperação aconteça com tranquilidade e rapidez. Se quiser saber mais sobre o que fazer nesses casos, confira a sessão Sintomas da Gripe no Portal da Saúde.

Até a próxima!

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais