Inverno É A Estação De Maior Incidência De Gripe
27/05/2022
Temperaturas Mais Baixas Favorecem Uma Sobrevida Maior Do Vírus
Se você sempre achou que gripes e resfriados acontecem sempre nos meses mais frios, saiba que isso é mito. Seria a mesma coisa dizermos que o calor provoca a dengue.
É verdade que os casos de gripe aumentam durante o inverno, mas é porque, nesta época do ano, temos a combinação de temperatura baixa e ar seco, que propicia uma sobrevida maior do vírus.
Fora isso, os ambientes fechados e a aglomeração de pessoas no frio favorecem a proliferação dos diversos tipos de vírus respiratórios e, consequentemente, a transmissão da doença.
Outro fator que ajuda a desencadear o quadro é a menor movimentação daqueles pelinhos (cílios) que ficam dentro do nariz para filtrar o ar e impedir a entrada de microrganismos. Como o frio inibe essa movimentação, o vírus se sente livre para invadir o organismo alheio.
No Brasil, o aumento dos casos de gripe, geralmente, acontece entre os meses de abril e outubro, mas isto pode variar de acordo com cada região do País.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a tendência é de que o número de casos aumente entre abril e junho, meses mais chuvosos nas Regiões Norte e Nordeste, e se concentre de junho a outubro no Sul e Sudeste, regiões que têm invernos mais rigorosos.
Embora as pessoas fiquem mais doentes entre o outono e inverno, é importante alertar que o aparecimento das doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados, ocorre durante todo o ano.