Dor de ouvido em criança

Embora possa atingir adultos e adolescentes, a dor de ouvido em crianças é mais frequente e incômoda, principalmente por ser comum até os três anos de idade. Nessa fase, os pequenos ficam bastante irritados com o sintoma e pode ser difícil para os pais identificarem o problema.

Na maioria das vezes, a otite, como é chamada a inflamação dos canais auditivos, aflige as crianças quando elas estão resfriadas, visto que o organismo infantil é mais sensível e vulnerável às infecções em geral.

Para ajudar os pais a se prepararem, juntamos nesse post os pontos mais importantes sobre o assunto, como a melhor forma de aliviar a dor de ouvido em crianças, as medidas caseiras, remédios e cuidados que ajudam a prevenir essa condição.

Aproveite a leitura e fique por dentro!

O que causa a dor de ouvido em crianças?

A causa mais frequente para a dor de ouvido em crianças é a infecção do canal auditivo por vírus, bactérias ou fungos, que são menos frequentes em relação aos anteriores. Isso costuma ocorrer, em especial, durante ou após um resfriado, por exemplo.

Nesse caso, a otite pode ser causada pelo mesmo vírus que atacou o sistema respiratório ou, ainda, por uma bactéria “oportunista”, que se aproveita desse momento que as defesas do organismo estão sobrecarregadas para contaminar a região.

Quando ocorre o resfriado, a parte interna do ouvido, que é interligada aos nervos dos seios nasais, pode sofrer com a inflamação. Assim, tanto o vírus causador da infecção respiratória quanto as bactérias, algumas que normalmente existem na boca e nariz, podem se espalhar e causar a otite média.

Sintomas de dor de ouvido em crianças

Antes de conferir o que fazer para a dor de ouvido em crianças passar, é interessante entender os sintomas que acompanham esse incômodo. Aqui, vale lembrar que a otite é mais comum entre bebês e crianças menores, que podem não ter desenvolvido completamente a fala.

Sem uma descrição mais clara sobre o que estão sentindo, cabe aos pais e ao pediatra interpretar os sinais de que algo está errado para chegar ao diagnóstico e poder tratar o problema. De modo geral, os sintomas que podem acompanhar a dor de ouvido em crianças são:

  • choro e irritação;
  • dificuldade para dormir;
  • febre;
  • náusea;
  • vômito;
  • diarreia;
  • vermelhidão e inchaço no canal auditivo;
  • acúmulo de secreção;
  • audição prejudicada.

Assim, os pais devem ficar atentos a esses sinais e procurar o pediatra o quanto antes, que pode examinar o ouvido da criança, constatar a infecção e iniciar o tratamento para aliviar o incômodo sentido.

Dor de ouvido em crianças: o que fazer para melhorar?

Na maioria dos casos, a otite média aguda é uma infecção que acontece e se resolve sozinha, dentro de poucos dias, sem causar maiores complicações. No entanto, ainda é preciso lidar com a dor de ouvido da criança, procurando trazer alívio para o pequeno.

Desse modo, podemos separar em duas partes o que é bom para a dor de ouvido em crianças. A primeira envolve medidas caseiras, que podem ajudar a controlar a situação de forma rápida. Depois, temos o tratamento medicamentoso, com analgésicos e antitérmicos, mediante indicação do pediatra.

Entenda cada um deles a seguir.

Remédio para dor de ouvido em crianças

Começando pela medicação que costuma ser indicada, os remédios para dor de ouvido em crianças podem apresentar ação analgésica e antitérmica.

O uso de analgésicos serve para aliviar a dor, além de ajudar a controlar o processo inflamatório. Já a ação de antitérmicos é indicada para reduzir a febre, sintoma comum de infecções infantis, que também é associada ao maior risco de desidratação, assim como vômito e diarreia.

Por fim, pode ser necessário o uso de antibióticos, caso haja a suspeita de infecção bacteriana. Eles são indicados para casos mais sérios ou quando os sintomas não apresentam melhora depois de 72 horas do início do tratamento com analgésicos.

Lembrando que todos esses medicamentos exigem muito cuidado e devem ser utilizados somente conforme a indicação do pediatra.

Métodos caseiros de como aliviar dor de ouvido em criança

Quando seu filho está com otite, ele pode chorar bastante, ficar irritado e não conseguir dormir direito. Mesmo que já esteja tomando algum remédio, um bom jeito de aliviar a dor de ouvido em crianças pequenas é fazendo uma compressa quente no local afetado.

O mais comum é que a infecção atinja apenas um dos lados e, nesse caso, pode ser utilizada uma bolsa de água quente ou um pano limpo aquecido, colocando sobre o ouvido afetado. O calor melhora a circulação sanguínea e pode aliviar a pressão no local.

Essa técnica pode ser aplicada em períodos de 5 a 10 minutos, tomando cuidado para que a compressa não esteja quente demais e queime a pele da criança. Se for utilizar uma bolsa de água, envolva-a em um pano para que fique mais agradável.

Também recomenda-se evitar as correntes de ar frio, que podem piorar a dor de ouvido em crianças. Para isso, pode ser colocado um pouco de algodão na orelha, tampando cuidadosamente o canal auditivo ou, então, colocar um gorro que cubra as orelhas e proteja-as do vento.

Para crianças com idade suficiente, mascar chiclete pode ajudar a aliviar a pressão do ouvido, consequentemente reduzindo a dor no local.

Por fim, se houver acúmulo de secreção, o médico pode instruir os pais sobre como fazer a limpeza do ouvido infantil ou indicar o uso de soluções adequadas. É importante ressaltar que esses processos, mesmo que caseiros, exigem bastante cuidado e instrução médica, a fim de evitar lesões que pioram o quadro.

E então, tirou suas dúvidas sobre o assunto e já sabe o que é bom para a dor de ouvido em crianças? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e informativo para ajudar nos cuidados com seu filho.

Lembre-se de consultar o pediatra para obter diagnósticos e tratamentos mais seguros, evitando a automedicação e o uso de métodos caseiros que podem não ter efeito prático ou até prejudicar o caso.

Para mais dicas e informações sobre gripes e resfriados, entre outros assuntos relacionados ao seu bem-estar, confira o blog Portal da Saúde. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Multi, Benegrip Multi Febre e Dor, Benegrip Imuno Kids e Benedesc

Sobre o autor

Benegrip

Benegrip possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Benegrip® é recomendado para alívio dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, nariz entupido e coriza.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais